Servidor do TRT5 lança biografia sobre intelectual brasileiro

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Há dez anos, o servidor do TRT5, Marcos São Mateus Mônaco, fez uma viagem a Portugal. Durante o passeio até Sintra, Marcos fotografou uma placa no portão de uma casa que lembrava a vida de seu morador: “Aqui viveu e desempenhou sua missão Antônio José Soares”.

“De volta a Salvador, ao pesquisar sobre esse nome, descobri um brasileiro quase homônimo: Antônio José Soares de Souza Júnior, jornalista, poeta, dramaturgo e tradutor. Coincidentemente ele nasceu no dia 7 de abril de 1851, exatamente 120 anos antes de mim, pois eu nasci em 7 de abril de 1971. E descobri uma vasta obra literária quase que totalmente esquecida pela história da literatura brasileira. Então decidi começar esse trabalho de resgate de memória literária”, diz.

Desse “acaso” surgiu a ideia de escrever a biografia do escritor que viveu no século XIX, no Brasil, e nasceu na cidade de Paraíba do Sul, localizada no interior do Rio de Janeiro. O encontro de Marcos com a história do escritor brasileiro pode ter sido despretensioso, mas o trabalho de pesquisa e escrita da biografia é resultado da dedicação do servidor que busca inspiração para suas histórias em pessoas e fatos reais.

“Quando algum pensamento me parece construtivo e útil para um determinado grupo de pessoas, passo a imaginar uma história que conduza à reflexão, com o objetivo final de crescimento espiritual”, explica.

Servidor do TRT5 desde 1997, Marcos afirma que a pesquisa na área da história da literatura e a escrita são viabilizadas por atuar profissionalmente em casa, na modalidade de “Teletrabalho”. “Essa forma de trabalho dá flexibilidade de horários, o que tem sido fundamental.”

Lançamento do livro

A estreia de Marcos na escrita foi realizada no mês de abril, em Salvador, na Livraria Cultura, com o lançamento do livro “Coração de Poeta, em prosa e verso”, que conta a história de Antônio José Soares de Souza Júnior, autor da letra do hino do Estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras.

No dia 8 de junho, às 19h, a biografia será lançada no Theatro Municipal de Paraíba do Sul, no interior do RJ, homenageando o escritor fluminense. O livro “Coração de Poeta – em prosa e verso” é a primeira obra já escrita especificamente sobre Antônio José Soares de Souza Júnior, com informações biográficas, recortes de jornais e transcrições de críticas da época, além de uma pequena antologia de poesias e de contos.

O livro pode ser adquirido pelos sites da Livraria Cultura ou da Lura Editorial. Para entrar em contato com o servidor e escritor Marcos Mônaco envie e-mail para: marcosmonaco@uol.com.br ou acesse o perfil pessoal no Facebook.

Acessos: 0

Participar das ações judiciais da ANAJUSTRA Federal é muito simples ✅

Agora tudo é feito de forma digital: sem papéis, rápido e prático, direto pelo celular, tablet ou computador.

Veja no vídeo como funciona e aproveite essa nova era digital ⚡
Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo WhatsApp: (61) 3322-6864 📲

#anajustra #anajustrafederal #direitos #associados #eraDigital #sempapeis
31 3
Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
23 0