Servidor do TRT5 lança livro em espanhol na Colômbia

Ilustrado por Daiana dos Santos e traduzido pela venezuelana Gladys Mendía, “Ruta 66: Amores y Dolores de un Poeta” foi escrito pelo servidor Valdeck Almeida de Jesus que se prepara para lançar o livro no XIV Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia, que acontece de 24 a 27 de agosto, em Cartagena das Índias, na Colômbia.

Além de atuar na literatura há mais de uma década, Valdeck também ensina poesia a jovens que vivem na capital baiana, Salvador, onde reside. Em 2015, contamos a história do servidor no perfil publicado no Espaço Cultural. Para conhecer um pouco mais da atuação cultural de Valdeck, acesse o perfil.

Confira abaixo a descrição do livro que será lançado este mês na Colômbia. É possível adquiri-lo no formato e-Book no site da Amazon. Para entrar em contato com o servidor, envie e-mail para poeta.baiano@gmail.com ou acesse os perfis de Valdeck no Twitter ou no Facebook.

Descrição do livro (em espanhol)

Sí, fue deslumbrante y al mismo tiempo bastante agradable y complaciente la invitación que me hizo y de la forma en que la hizo Valdeck Almeida de Jesus, para aventurarme a presentar Amores y Dolores de un Poeta. Esta propuesta se hizo una coyuntura sin igual para darme a conocer al Mundo, pero al mismo tiempo, fue un momento de dudas, inquietudes, inhibiciones, indecisiones y otros “oes” a los que no es necesario hacer alusión. Me preguntaba si estaría preparado para hacerlo y si no sería, además, arriesgado escribir sobre este emblemático periodista, editor, columnista, poeta, escritor, crítico de teatro, entre tantos otros atributos. Finalmente, acababa de conocerlo hacía pocos días y nunca había estado con él personalmente. La única relación que teníamos hasta ese momento se dio por medio de comentarios en publicaciones de redes sociales, conversaciones de chat e intercambio de emails. Y claro, sabía por la misma vía que era un escritor bahiano a quien, de vez en cuando, mandaba algunos kandandus. Por eso era un poco delicado aceptar tal solicitud. Mientras tanto, como dije, era una invitación irrecusable y que me llenaba de gran orgullo. Entonces, vamos a los Amores y Dolores de un Poeta.

*Com informações do TRT5

Acessos: 4

💡 Você sabia que o 13º salário não entra como rendimento na sua declaração do IR?

Muita gente fica na dúvida na hora de declarar, mas a explicação é simples:

👉 O 13º tem tributação exclusiva na fonte.
Isso significa que o imposto já é descontado diretamente, e ele não entra no cálculo junto com os demais rendimentos.

📌 Essa regra está prevista na IN RFB nº 1.500/2014, especialmente nos dispositivos que tratam da tributação definitiva/exclusiva na fonte, aplicável ao décimo terceiro salário.

⚠️ Fique atento: lançar o 13º de forma incorreta pode gerar erro na declaração.

No vídeo, o consultor explica direitinho como funciona.

▶️ Dá o play e entenda!

#ImpostoDeRenda #IR2026 #EducaçãoFinanceira #DicasFinanceiras #ServidorPublico
11 0
📍Agora ficou mais fácil acompanhar o que acontece no seu estado. 🗺️

A ANAJUSTRA Federal lançou canais no WhatsApp por região, com informações, convênios e eventos perto de você.

Comente ESTADO e receba o link para entrar.

#anajustrafederal #comunicacao
68 92
Hoje foi dia de mais um resultado 🎉
Realizamos o 4º sorteio de prêmios para quem já baixou e fez login no app da ANAJUSTRA Federal.

Ao todo, serão 106 prêmios, com sorteios até 25/5.
Ainda dá tempo de participar.

#anajustrafederal #sorteiodepremios #aplicativo
85 7
🧾 Vai declarar o IR e ainda não sabe onde encontrar o comprovante do plano de saúde administrado pela ANAJUSTRA Federal?

Em mais um episódio especial do Papo de Valor (edição IR 2026), o consultor José Carlos Dorte indica onde localizá-lo ou fazer a solicitação do documento. 

✔️ na declaração pré-preenchida
✔️ diretamente em uma unidade administrativa da entidade
✔️ pelo WhatsApp ou chat do site

💡 E tem dica adicional: só é possível deduzir no IR o valor que não foi reembolsado pelo plano. Ou seja, ter o comprovante completo em mãos evita erros e problemas com a Receita.

▶️ Assista ao vídeo!

#ImpostoDeRenda #IR2026
18 0