Do papel para o virtual, livro Banzai Brasil! Banzai Japão será digitalizado
Depois do lançamento e tarde de autógrafos de seu livro em Brasília, a servidora Maria Cecília Ikeoka, autora de “Banzai Brasil! Banzai Japão!”, foi surpreendida com uma nova proposta, digitalizar sua obra.
A proposição surgiu através do Instituto Paulo Kobayashi, que em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa desenvolveu o projeto “Digitalização do Acervo Literário dos Cem Anos da Imigração Japonesa no Brasil”. O objetivo é preservar e facilitar o acesso a história da cultura do Japão.
Para a digitalização foram escolhidas 70 obras literárias em japonês e 30 em português, entre elas o livro da associada Maria Cecília. Além da distribuição da obra em CD’s, está prevista a criação de uma página virtual gratuita para consultas.
Em 2008, os lucros da obra foram destinados ao Centro Regional de Oncologia Infantil de São Vicente (CROI), em memória dos pais da servidora Tetsuo Yamauchi e Hide Yamauchi. Neste ano, os agraciados serão os idosos japoneses da entidade Kosei Home.
Em São Paulo, “Banzai Brasil! Banzai Japão!” pode ser encontrado na livraria da Liberdade (SP) e no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Em Santos, os livros encontram-se à venda no Museu do Café, na Realejo Livros e na Livraria Martins Fontes.
Parabéns pela sucesso, Maria Cecília!
Acessos: 15