
Especialistas defendem foco em melhores serviços e fim de privilégios
Debate no Plenário reuniu governo, especialistas e sindicalistas.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) foi eleito ontem, 27, presidente da Comissão Mista de Orçamento. Ele assume o cargo no lugar do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Caberá a Pimenta dirigir os trabalhos da comissão em um ano em que ela vai incorporar mais um trabalho: a análise dos pressupostos de urgência e relevância das medidas provisórias que abrem crédito extraordinário ao orçamento.
A avaliação preliminar dos pressupostos em uma comissão mista está prevista na Constituição, mas vinha sendo feita diretamente no Plenário. No início de março, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Congresso deve respeitar à risca o texto constitucional. No caso de MPs de crédito, a Comissão de Orçamento é a responsável pela análise dos pressupostos e da adequação financeira.
Paulo Pimenta disse que vai conversar com o Colégio de Líderes da comissão para definir a melhor forma de tratar o assunto. A reunião ainda depende da nomeação dos líderes pelos partidos. O governo Dilma Rousseff reduziu o número de MPs de crédito. Foram cinco em 2011, contra oito no último ano do governo Lula (2010).
Além de Pimenta tomaram posse os três vice-presidentes: o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o deputado Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e o senador Vicentinho Alves (PR-TO). A comissão possui 42 membros, sendo 31 deputados e 11 senadores.
Composição
O primeiro dia de encontro da Comissão de Orçamento foi marcado por um fato que pode alterar a composição do colegiado. O senador Wellington Dias (PT-PI) apresentou uma questão de ordem que pode inviabilizar a permanência dos dois senadores do PSD no colegiado – Kátia Abreu (TO), que está como titular, e Sérgio Petecão (AC), seu suplente.
Dias quer que a comissão cumpra a determinação da Resolução 1/06, do Congresso, que obriga a alternância anual dos membros da comissão. Os dois senadores estiveram presentes na composição de 2011, como suplentes. A questão de ordem teve a chancela do líder do bloco de apoio ao governo no Senado, senador Walter Pinheiro (PT-BA).
Paulo Pimenta decidiu encaminhar a questão de ordem para o presidente do Senado, José Sarney. Segundo ele, a indicação dos membros da comissão é uma prerrogativa dos líderes dos partidos na Câmara e no Senado, que encaminham os nomes para o presidente do Congresso, a quem cabe a designação. Portanto, seria de Sarney a palavra final para a questão. O senador não tem prazo para definir, mas caso concorde com o argumento de Wellington Dias, as duas vagas do PSD (titular e suplente) vão para o Psol, que só possui um senador – Randolfe Rodrigues (AP).
Conflito com resolução
O novo presidente do colegiado entende que a indicação dos senadores do PSD “conflita com a Resolução 1/06”. “O PSD indicou para dois parlamentares que já eram integrantes da comissão no ano anterior, sob a alegação de que são os dois únicos senadores do partido. A minha interpretação é que essa indicação entra em conflito com a resolução. Ela é clara ao não permitir a indicação de parlamentares que foram integrantes do exercício anterior”, disse Pimenta.
Durante a reunião desta terça, o deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR) fez um apelo para que o Congresso aprove uma resolução autorizando a participação de parlamentares do partido na comissão. A legenda não foi contemplada com vagas para deputados, cuja distribuição só leva em conta as bancadas existentes na posse da atual legislatura (fevereiro de 2011). O PSD recebeu o registro somente em setembro do ano passado. “O pluralismo nessa Casa é muito importante, e o número de deputados do PSD não pode deixar de ser reconhecido”, afirmou.
Relatores
Pimenta comunicou à comissão os nomes dos relatores dos projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do novo orçamento. Serão, respectivamente, os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Romero Jucá (PMDB-RR). O deputado Cláudio Puty (PT-PA) deverá ser o relator da receita, mas seu nome ainda não foi oficializado.
after an abortion site las vegas abortion clinicshow to cheat on my husband why men have affairs cheaters
Acessos: 0
🔑 Não sabe como acessar o Clube de Vantagens?
É muito simples: use o mesmo CPF e senha do site principal.
👉 E tem mais: agora seus dependentes também podem aproveitar os descontos com o Login VIP!
Basta cadastrá-los na área restrita e cada um cria o próprio login para acessar a plataforma.
💰 São mais de mil convênios e serviços que ajudam você e sua família a economizar no dia a dia!
Já cadastrou seus dependentes? Conta para gente nos comentários!
#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal #Benefícios
Entre os dias 26 e 29 de agosto, a Justiça Federal no Piauí realizou o V Encontro de Diretores de Secretaria de Vara, reunindo magistrados, diretores e servidores para debater gestão estratégica, inovação tecnológica e saúde mental.
Com o tema “Inteligência Artificial, Gestão Estratégica e Liderança Transformadora”, o evento contou com painéis, oficinas e workshops que ampliaram conhecimentos e fortaleceram a integração entre colegas da Justiça Federal.
A ANAJUSTRA Federal marcou presença apoiando a iniciativa e participando da entrega de brindes aos participantes, reforçando seu compromisso com a valorização dos servidores do Judiciário. 💙⚖️
Veja nos cards
#anajustrafederal #justicafederal #inteligenciaartificial #pju
No próximo dia 5 de setembro, o TRT-12 realiza o evento “Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”.
Com programação cultural e palestras conduzidas por pessoas com deficiência, o encontro será um espaço de representatividade, equidade e inclusão.
A ANAJUSTRA Federal apoia esta iniciativa e reforça seu compromisso com ações que promovem diversidade e acessibilidade no Judiciário.
📍 Plenário do TRT-SC
🕐 Das 13h30 às 18h
👩💻 Participação presencial e online
#inclusao #acessibilidade #diversidade #trt12 #anajustrafederal
Vamos à memória que mais marcou nossa associada Jamille Ipiranga de Lima, do TRT7, e está no mês de setembro do calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal.
→ “Memórias do Judiciário” foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Arrasta pro lado e conheça a memória de Jamille.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal
Chegou a época de matrículas e rematrículas, e a escolha da escola do seu filho faz toda a diferença no futuro dele. ✨
Entre os pontos a avaliar estão:
📚 A proposta pedagógica
📍 A localização
🤝 Se os valores da escola estão alinhados com os da sua família
E tem mais: o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal conta com centenas de escolas conveniadas que oferecem descontos em matrículas e mensalidades.
Confira em 👉 anajustrabeneficios.com.br
#educacao #clubedevantagens #beneficios #anajustrafederal
✨ O resultado saiu!
O calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal já tem suas 12 histórias de amizade escolhidas. 💌
📌 Foram 36 participações, milhares de votos e um tema que emocionou: “Amizade, do trabalho para a vida”.
As preferidas foram Gercília Vidal de Santana, TRT5, Maria Cardoso Borges, TRT13, Raquel Santanna Ramalho, TRT9, Luzia Almieda Gonçalves Kuntzel, TRE-MS, João Vieira dos Santos Filho, TRT20, Rory Cordeiro e Silva, TRE-PR, Patrícia Vichi Antunes, TRF3, Marley Aparecida de Souza Almeida, TRT2, Maria Angélica Betencourt de Oliveira, TRT9, Filipe Sampaio Canito, TRT7, Micheline Moraes Aarão, TRT17 e Daniela Vitor da Silva, TRT5.
👉 Arraste para ver as participações e comente aqui o que você achou da campanha!
#Calendário2026 #ANAJUSTRAFederal #Amizade