Prioridades em tempos de crise

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Estamos vivendo dias de muita expectativa e uma profusão de informações que chega de todos os lados sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Acredito que muitos dos nossos hábitos e valores serão modificados em função de tudo o que está acontecendo, mas neste momento, temos que ter duas prioridades: a nossa saúde e as nossas finanças.

A primeira, pois, ao nos atentarmos a todas as orientações médicas que estão sendo divulgadas, nos preservamos e também preservamos nossas famílias e comunidade. A segunda porque o impacto financeiro desses dias de isolamento, certamente, afetará a todos, em maior ou menor grau.

Assim, é importante planejar-se financeiramente para enfrentar os próximos meses. Para isso, pense: qual seria o pior cenário econômico para você? Caso esse cenário se confirmasse, quais providências você deveria tomar? Eu listo algumas ideias:

  • Reveja todos os seus hábitos de consumo, mantendo como prioritários a alimentação e a saúde.
  • Reúna sua família e converse sobre o que está acontecendo, seja franco e peça a contribuição de todos para economizar.
  • Estabeleça metas e objetivos para este período até que esteja mais claro o novo cenário.
  • Lembre-se: agora não é prudente fazer investimentos. Não programe  viagens, não adquirira carros, não invista em imóveis, nada! Mantenha suas reservas disponíveis. Não sabemos o que vai acontecer.
  • Muitos Estados já prorrogaram o IPVA e os municípios também estão prorrogando o IPTU. Confira isso. A regra de ouro atual é disponibilidade financeira.
  • Muitos Estados já prorrogaram o IPVA e os municípios também estão prorrogando o IPTU. Confira isso. A regra de ouro atual é disponibilidade financeira.
  • Analise se é possível obter novas receitas para fazer frente às despesas que poderão vir .

Outra prioridade do momento é entregar a declaração do Imposto de Renda. O prazo de envio foi estendido até 30/6, mas como consultor da área, eu reforço que o melhor a fazer é finalizar essa pendência o quanto antes. Se você já tem toda a documentação em mãos, não espere até a última hora.

Tem dúvidas sobre o IR 2020?

Eu e minha equipe estamos à disposição para responder as perguntas dos associados, seja pelo e-mail financas@anajustra.org.br, pelo WhatsApp da ANAJUSTRA Federal (61 3322-6864) ou por chat online. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, horário de Brasília.

Para falar com o consultor via Chat Online, acesse o site e, no rodapé, abra a janela “Como podemos te ajudar?”. Escolha a opção “Chat Online” e informe seus dados e sua dúvida para iniciar o atendimento.

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
343 40
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
35 1