PSV 128 x 13,23%

ANAJUSTRA Federal e Ibaneis Advocacia emitem nota

Recurso Extraordinário, que trata do direito ao reajuste dos 13,23%, segue em tramitação. 

Você ainda pode ler 5 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A ANAJUSTRA Federal e o escritório Ibaneis Advocacia esclarecem que o Recurso Extraordinário nº 1406607, que trata do direito ao reajuste do índice dos 13,23%, segue em tramitação.  

A inclusão em pauta da PSV 128 não afasta a importância nem os fundamentos específicos do recurso da associação. São discussões distintas, e isso abre espaço para a defesa da nossa tese. 

13 perguntas e respostas sobre a ação de RRA de Outras Verbas - Tire suas dúvidas e não perca o direito de restituir os valores pagos a mais para a Receita Federal.

Entenda lendo a nota 

O escritório Ibaneis Advocacia, em conjunto com a ANAJUSTRA Federal, vem prestar esclarecimentos sobre o trabalho que vem sendo conduzido para a preservação do direito ao índice de 13,23%, objeto do Recurso Extraordinário nº 1406607, manejado pela associação. A nota se faz necessária diante da recente notícia de inclusão em pauta da Proposta de Súmula Vinculante (PSV) nº 128, destinada a discutir a alegada inconstitucionalidade da concessão, por decisão judicial ou administrativa, do referido reajuste.  

A ação que buscou a incorporação do percentual de 13,23% aos vencimentos foi ajuizada em 2007 (Processo nº 0041225-73.2007.4.01.3400), tendo a ANAJUSTRA Federal obtido êxito em 1º e 2º graus de jurisdição. No ano de 2012, a União interpôs recursos e também protocolou Reclamação Constitucional no STF (nº 14.872/DF), com pedido de suspensão dos efeitos do acórdão favorável.  

Naquele momento, não havia cenário jurídico que afastasse a validade do direito, razão pela qual o pedido de suspensão da União não foi concedido, permitindo a continuidade da tramitação do processo, que veio a transitar em julgado com êxito em setembro de 2014. A associação, com cautela estratégica, aguardou inclusive o prazo para eventual ação rescisória, reforçando seu compromisso de mitigar riscos para os associados.  

Em 2016, o curso das execuções foi suspenso por decisão liminar do Min. Gilmar Mendes, e posteriormente o STF julgou a Reclamação nº 14.872/DF, determinando novo julgamento pelo TRF1, que acabou reformando a decisão anterior. Contra esse acórdão desfavorável, a entidade interpôs Recurso Extraordinário (RE 1406607/DF), já admitido e atualmente concluso para julgamento pelo Ministro Luiz Fux.  

Nesse recurso, a associação demonstra de forma clara que a tese defendida não viola a Constituição Federal, pelos seguintes fundamentos:  

1. O percentual de 13,23% decorre de lei de caráter geral, aplicável de forma uniforme a todos os servidores;  

2. A não extensão do índice afronta o princípio da isonomia remuneratória previsto no art. 37, X, da Constituição;  

3. A própria União, em 2016, sancionou as Leis nº 13.317/2016 e nº 13.316/2016, que confirmaram a defasagem e realizaram a incorporação do percentual, inclusive reconhecendo situações em que o reajuste já vinha sendo pago por decisão administrativa ou judicial.  


Portanto, o recurso extraordinário da ANAJUSTRA Federal se apresenta sólido, técnico e com fundamentos consistentes, distinto do debate mais amplo tratado na PSV 128. Enquanto a PSV busca consolidar entendimento genérico, a defesa da Associação apoia-se em bases jurídicas e legais próprias, inclusive com respaldo em lei específica de iniciativa do próprio Supremo Tribunal Federal.  

O julgamento da PSV 128, incluído em pauta virtual entre 23 e 25 de setembro de 2025, ocorrerá em paralelo ao Recurso Extraordinário da entidade. Essa coincidência exige vigilância redobrada, e o escritório já atua para que, se necessário, haja manifestação imediata e específica nos autos da associação, garantindo que a defesa dos associados seja feita em todas as frentes possíveis.  

Reafirma-se, assim, que a ANAJUSTRA Federal e o escritório Ibaneis Advocacia permanecem atentos, diligentes e firmes na defesa do direito ao índice de 13,23%, adotando todas as medidas cabíveis para minimizar impactos e buscar a reversão das condenações.  

A ANAJUSTRA Federal mantém essa pauta como prioridade absoluta, com confiança na Justiça e na força dos fundamentos apresentados, lutando para que o direito de seus associados seja plenamente reconhecido.  

Por fim, recomenda-se que todas as informações oficiais sobre a tramitação do processo sejam acompanhadas pelos canais institucionais da entidade, de forma a evitar notícias imprecisas ou interpretações equivocadas. 

Acessos: 41367

Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
37 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
13 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
11 0