Santos Dumont: O pai da aviação

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À frente de seu tempo, o mineiro Alberto Santos Dumont enche de orgulho todos os brasileiros pelas suas inovações. Dos grandes inventores, é o que realizou suas invenções mais jovem.

Com a construção do 14-Bis, ele conquistou o título de Pai da Aviação. A aeronave foi a primeira com motor e hélice que voou por uma distância de 60m (a 3m de altura do chão) na França, em 23 de outubro de 1906.

 “As coisas são mais belas quando vistas de cima” Santos Dumont

O inventor nasceu na fazenda de seus pais, onde hoje é a cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, em 20 de julho de 1873. Desde a infância, gostava de Matemática e de aprender sobre as máquinas da propriedade da família. Percebendo o gosto do filho, o pai o incentivou a estudar Física, Química, mecânica e eletricidade.

Em 1892, mudou-se para a França para concluir os estudos. Seis anos depois, fez seu primeiro voo em um balão alugado. Em 20 de setembro de 1898, construiu balão que voava mais rápido e podia ser controlado; o invento ganhou o nome de dirigível.

Com o passar dos anos, criou mais balões e aeroplanos e venceu competições de voos, faturando vários prêmios. O feito com o 14-Bis, por exemplo, rendeu-lhe a Taça Archdeacon, na França.

“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso”. Santos Dumont

Depois da conquista, o aviador continuou aperfeiçoando as invenções, até realizar o último voo em 18 de setembro de 1909. Em 1910 fechou sua oficina por problemas de saúde e, em 1915, retornou ao Brasil. No mesmo ano, participou de um congresso defendendo o uso do avião como forma de facilitar o relacionamento entre os países.

Quando descobriu que a invenção estava sendo usada na guerra, Santos Dumont não escondeu sua insatisfação. Em janeiro de 1926 procurou a Liga das Nações para impedir esse tipo de uso, mas o apelo não funcionou. Foi quando sua saúde piorou. Ele morreu aos 59 anos, em 1932.

“Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la” Santos Dumont

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Em 1892, mudou-se para a França para concluir os estudos. Seis anos depois, fez seu primeiro voo em um balão alugado. Em 20 de setembro de 1898, construiu balão que voava mais rápido e podia ser controlado; o invento ganhou o nome de dirigível.

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Depois da conquista, o aviador continuou aperfeiçoando as invenções, até realizar o último voo em 18 de setembro de 1909. Em 1910 fechou sua oficina por problemas de saúde e, em 1915, retornou ao Brasil. No mesmo ano, participou de um congresso defendendo o uso do avião como forma de facilitar o relacionamento entre os países.

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