Em Belém: conheça prédios históricos construídos nos séculos XVII e XVIII

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Açaí, Círio de Nazaré, Amazônia, rios, igarapés, Ver-O-Peso, carimbó. Se Belém é um dos seus destinos para visitar, ou retornar, saiba que as dicas para conhecer a cidade podem ir além dessas que já são clássicas.

Sob o olhar de quem vive na cidade, Cristina Gemaque, servidora do TRT8 e fotógrafa, inaugura a categoria “Check-in” com três lugares que poderiam passar despercebidos durante uma visita a Belém, e agora podem ser inseridos no roteiro da próxima viagem.

Inspirada pelo poeta Castro Alves, ela registrou três prédios construídos a partir do século XVII que poderiam figurar nos poemas do escritor.

Confira abaixo a dica da servidora do TRT8, Cristina Gemaque. Para participar do “Check-in”, envie e-mail para cultural@anajustra.org.br e indique um local na sua cidade que também considera imperdível.

A Praça é do Povo

 A praça, a praça é do Povo!

Como o céu é do Condor!

É antro onde a liberdade

Cria a águia ao seu calor!”

Castro Alves

Castro Alves declamou o verso de improviso, durante um comício em 1866, em Recife, bem que poderia ter sido em Belém, no Largo da Sé, como é conhecida a praça Dom Frei Caetano, que reúne joias do patrimônio histórico da cidade, como o Forte do Presépio, construído em 1616, berço da cidade; a Igreja de Santo Alexandre, concluída em 1719; a Catedral Metropolitana de Belém, construída por Antônio Landi e concluída em 1782; o Palacete das Onze Janelas, erguido no século XVIII, e a Ladeira do Castelo, a primeira rua de Belém.

O Largo da Sé tem importância histórica, religiosa (a procissão do Círio de Nazaré sai da Catedral) e arquitetônica. Sem dúvida, inspiraria Castro Alves!?”.

Prédio do Forte do Presépio, considerado o berço da cidade, é uma das dicas de Cristina Gemaque, autora da foto.

Praça da Igreja de Santo Alexandre, construída em 1719. Foto de Cristina Gemaque.

Palacete Onze Janelas também é um dos locais que merecem ser visitados na capital paraense, de acordo com Cristina, autora desse registro.

 

Acessos: 82

Aracaju celebra hoje mais um ano de história, beleza e qualidade de vida 💙

Conhecida pelo seu planejamento urbano, pela tranquilidade e pelo acolhimento do seu povo, a capital sergipana encanta em cada detalhe. Do encontro do rio Sergipe com o mar às paisagens da Orla de Atalaia, dos mercados cheios de cultura ao sabor marcante do caranguejo, Aracaju é um convite ao bem viver.

A “cidade do caju” completa 171 anos sendo esse pequeno grande tesouro do Nordeste, onde cada visita vira memória afetiva.

E para quem vive, nasceu ou já passou por lá, tem mais um motivo para aproveitar: no Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal, você encontra descontos em produtos e serviços para curtir ainda mais o melhor da cidade.

#anajustrafederal #aracaju #sergipe
9 3
É associado do Amazonas?

Cuidar da saúde é prioridade — e agora ficou mais fácil.
A Select está com preço promocional fixo de R$ 1.230* para todas as idades, garantindo acesso a uma rede credenciada de qualidade para você e sua família.

⏳ Mas atenção: a condição é por tempo limitado.

📅 Faça sua adesão até 20/3 e comece a usar o plano a partir de 1/4/26.

📲 Entre em contato com a ANAJUSTRA Corretora para mais informações.

*Preço válido para o plano Select Manaus Adesão 120 Apartamento. Preço fixo promocional válido para as adesões até 20/3/2026. A inclusão dos dependentes está sujeita a condições de elegibilidade. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais. 

#anajustrafederal #planodesaúde #anajustracorretora
6 0
Viva a Veneza Brasileira, a cidade das pontes, dos rios e dos mangues!

Hoje, celebramos a capital mais antiga do Brasil, terra de cultura pulsante onde o frevo ferve no asfalto e o Galo da Madrugada desperta multidões.

Viva o Recife Antigo e seus casarões históricos, o Marco Zero que nos conecta ao mundo e a força da cultura popular que resiste e se reinventa. Viva a terra dos altos coqueiros e da criatividade sem limites, berço de poetas e revoluções.

Viva a amada “Manguetown”, que hoje completa *489 anos* de história, arte e um orgulho gigante de ser pernambucana!

Quem vive, nasceu ou já esteve na capital do frevo, já sabe:

✨Recife é inesquecível!✨

#Recife #clubedevantagens #anajustrafederal #vivarecife
37 2
👶 Black Fralda chegou ao Clube de Vantagens

A maior liquidação de fraldas do Brasil também traz descontos em diversos produtos do universo infantil.

Associados da ANAJUSTRA Federal podem aproveitar condições especiais em marcas como Pompom, Carter’s, Puket, Natura, O Boticário, Pague Menos, Jequiti, Juliana Flores e Sam’s Club.

Na edição de 2025, a campanha ultrapassou 7 milhões de tiras de fraldas vendidas.

🛒 Acesse pelo Clube de Vantagens, busque por “Black Fralda” e, no link da página, aproveite.

Promoção válida até 15 de março.

#anajustrafederal #clubedevantagens #semanadoconsumidor
8 0