Poemas cantados: servidor do TRT5 divulga CD “Músicas de Esperança”

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Fernandinho Borges é cantor e compositor.

Filho de uma soprano e de um barítono, além de regente de um coral, para Fernando Luiz Borges Júnior, do TRT5, cantar foi algo orgânico e partir para o violão foi um detalhe.

“Atuei na noite por uns dez anos, entre os anos 80/90; mas a concorrência começou a ficar muito voraz – tipo antropofágica, mesmo (começaram a surgir colegas que se ofereciam pra tocar pela metade do cachê). Como eu sempre toquei por gosto, e não por necessidade (viva a JT!), a minha resposta aos ‘leilões às avessas’ feitos por alguns donos de bar, sempre foi: ‘contrata o cara’.”

Após as tentativas de se apresentar em bares e eventos fechados, por uma incompatibilidade de gosto musical, o de Fernando e dos contratantes, ele partiu para outro projeto: a concepção do CD “Músicas de Esperança”, seu primeiro disco.

“Um projeto especial que objetiva contribuir em projetos sociais, como a recuperação de adictos (viciados em drogas). Nesse caso, toda a renda obtida com as vendas dos CD’s tem sido revertida para a doação de alimentos em um desses projetos, denominado Cristolândia, na sede de Salvador”, explica.

Poemas cantados

Fernando define sua criação como poemas cantados e diz que a “disciplina típica de um servidor de carreira” é benéfica no processo de composição, “mas o resultado não é nada burocrático”. “Coloco melodias em meus poemas. Mas esses são poemas que normalmente vêm casados com uma linha musical. Não saberia lhe dizer porque ou como isso ocorre. Como diria Chicó (personagem de Ariano Suassuna, em O Auto da Compadecida), ‘eu não sei como é; só sei que é assim’!”

Ao ser questionado sobre processo de gravação do primeiro CD, ele afirma: “Foi um processo muito divertido e enriquecedor. Deixei a pressa de uma capital, como Salvador, e fui gravar no interior do Estado, em Santo Antônio de Jesus, no Rezak Studio, com Samyr Rezak, um músico multi-instrumentista, que tem um coração do tamanho do mundo”. 

“As sessões de gravação foram recheadas de humor e de trabalho competente. O resultado poderá ser avaliado por vocês, como tem sido pelos que já tiveram acesso ao CD, ou baixaram as músicas nas plataformas digitais, ou, ainda, assistindo aos clipes no YouTube”, relembra.

“Músicas de Esperança”

Fernando compartilha algumas músicas do disco e outras gravações no canal do YouTube. “Os clipes também foram feitos com Samyr Rezak, e alguns contam com a participação luxuosa da minha família”, diz.

O CD “Músicas de Esperança” está disponível nas plataformas de streaming, a exemplo do Spotify, e também pode ser adquirido direto com o cantor e compositor pelo e-mail: fe.nandox@gmail.com.

Confira os bastidores da gravação da música “Se você pudesse ver”.

Acessos: 0

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
10 0
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
73 26
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
16 0