Ecologia humana no trabalho: associada publica artigo no jornal Estado de Direito

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Alice Gurgel do Amaral é pós-doutoranda em Direito do Trabalho na Sorbonne.

“Para onde caminha uma sociedade onde se privilegia apenas o lucro, a desigualdade, a saúde financeira do capital financeiro e econômico em detrimento dos trabalhadores que perdem a sua saúde física, mental e financeira e até mesmo ficam expostos à fome?”

O questionamento é feito pela associada Alice Gurgel do Amaral no artigo “A ecologia humana no trabalho: Mudanças são urgentes”, publicado no jornal online Estado de Direito. Ela também é articulista do jornal, criado pela advogada e jornalista Carmela Grüne, em 2005, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Sobre o artigo

O artigo escrito por Alice, atualmente pós-doutoranda em Direito do Trabalho na Université Paris I Panthéon Sorbonne, na França, contextualiza a situação dos trabalhadores no Brasil, e em alguns países, como Estados Unidos e França.

A autora defende, entre outras questões, que a relação capital e trabalho não apresenta conflitos. “Pelo contrário, ambos os atores sociais e produtivos desejam e precisam dos lucros, das riquezas e do bem estar. O núcleo da questão é a distribuição e os limites dos direitos. O que se pretende salientar é que um não pode enriquecer em detrimento dos outros; uma parte não pode adoecer de tanto se dedicar à outra e sair miserável e desempregada. De um lado, a concentração das riquezas, o bem estar, a saúde e o poder; e do outro, a maior parte dos ônus e desvantagens.”

Ela apresenta dez propostas para valorizar os trabalhadores, prevenir lesões e acidentes, e efetivar a aplicação dos direitos humanos no ambiente de trabalho.

Acesse o artigo “A ecologia humana no trabalho: Mudanças são urgentes” no site Estado de Direito.

Acessos: 0

🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
55 12
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
15 0