Presentes do Coração – Associada lança livro infantil sobre adoção

Mãe do coração, Janete Azambuja Correa criou a obra para incentivar as famílias a lidarem com o assunto.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A adoção é um dos atos mais bonitos de amor, e é assim que começa a história da associada Janete Azambuja Correa, do TRT da 4ª Região, autora do livro Presentes do Coração. A obra conta a história real da servidora, que se tornou mãe das gêmeas, Kailany Lais e Kariany Vitória, quando tinham apenas um ano e quatro meses.

Hoje, Janete procura ajudar outras famílias a lidarem com o assunto, que segundo ela, é um pouco delicado para alguns pais. “Há muitas pessoas que ainda têm tabu sobre o assunto e também há alguma discriminação”, conta.

A obra, que aborda a adoção de forma suave, é indicada para famílias que não sabem como iniciar o assunto com seus filhos do coração. “Crescer ouvindo a verdade em doses carinhosas faz com que as crianças se sintam amadas e valorizem cada vez mais o vínculo com a família”, incentiva.

As filhas de Janete hoje têm 17 anos e são coautoras do livro. A ideia surgiu no ano passado durante uma conversa entre as três. O livro, que foi escrito em versos de forma lúdica e com ilustrações, é indicado para todas as idades, mas principalmente para crianças.

A história incentiva a lidar com o tema da mesma forma como a associada sempre fez: com muito amor e carinho. “Sempre falei do assunto para elas, inicialmente de uma forma divertida, contando historinhas, até que deduziram que eram minhas filhas do coração”, lembra.

O livro Presentes do Coração foi lançado no início de fevereiro e pode ser adquirido pelo site da Editora Fergs.

Confira um trecho:

O filho do coração,
Se é feliz e bem cuidado,
Pega o jeitinho da mãe
E se sente muito amado.

Educa-se nas lições
Que o pai ensina com calma,
Cultivando o coração
No jardim da sua alma.

Janete e suas filhas, Kailany Lais e Kariany Vitória. - Arquivo Pessoal

Janete e suas filhas, Kailany Lais e Kariany Vitória. – Arquivo Pessoal

Acessos: 0

O ano de 2024 foi repleto de aprendizados, benefícios e momentos importantes. Finalizamos este ciclo agradecendo você por estar sempre com a gente!

Que em 2025, possamos seguir crescendo, defendendo os direitos da nossa categoria e conquistando mais espaços. Que venha o novo ano, com mais união, força e realizações para todos nós! Juntos, somos mais fortes!

✨ Feliz Ano Novo!

#anajustrafederal #pju #associadoanajustrafederal #servidorpublico
22 2
Já ouviu falar na regra dos 50 – 15, 35 do planejamento financeiro?

Ela é um método de orçamento que divide a renda mensal em três categorias de gastos:

🔹 50%: Despesas essenciais, como aluguel, contas de luz, água e telefone, plano de saúde, mensalidade escolar, entre outras

🔹 15%: Prioridades financeiras, como dívidas a pagar ou investimentos

🔹 35%: Estilo de vida, como despesas com restaurante, cinema, academias, entre outras

A ideia é que a pessoa tenha mais clareza sobre para onde vai o seu dinheiro, priorize as despesas e corte gastos desnecessários.

Na nossa agenda 2025, que tem o apoio do Banco BRB, você pode tornar essa prática uma rotina, acompanhando seus ganhos e gastos todos os meses.

Esse é um dos seus planos para o ano novo?

Digite “planejamento financeiro” nos comentários que vamos te enviar um guia da nossa consultoria financeira e planilha para você começar já! 

#agenda2025 #calendario2025 #anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
72 23
Valeu 2024 ✨ Pode vir 2025 

Feliz Ano Novo! 🎆 

#anajustrafederal #pju #jusaúde #associadoanajustrafederal #servidorpublicofederal #felizanonovo #feliz2025
20 6
Após o sucesso da primeira edição, nossa agenda 2025 traz ferramentas para um ano mais produtivo e organizado, como a Roda da Vida, Mudando Hábitos e planejamento financeiro baseado na Regra 50-15-35. 

🎡A Roda da Vida ajuda a visualizar o equilíbrio entre áreas como saúde, carreira e finanças. Quanto mais próximo do centro, menor a satisfação e maior a necessidade de melhoria. 

📊Em “Mudando Hábitos”, é possível registrar e acompanhar novos hábitos diários, com a motivação de uma recompensa ao final do processo. 

💰Já a Regra 50-15-35 divide a renda em três categorias: 50% para despesas essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para estilo de vida. O objetivo é ter maior clareza sobre os gastos e otimizar o orçamento.

E ai? Já recebeu sua agenda e calendário 2025?

Caso ainda não tenha recebido, entre em contato com protocolo@anajustrafederal.org.br.

Boas anotações e feliz 2025! 🥰✨

#anajustrafederal #agenda2025 #calendario2025 #pju #servidorpublicofederal
30 3