Na Rua dos Ipês Amarelos: servidora escreve ficção histórica sobre a Segunda Guerra

A autora Liliam de Fátima Ribeiro, do TRT da 3ª Região, mergulha em narrativa que mistura realidade e ficção.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Após receber a notícia da futura instalação de um museu da Força Expedicionária Brasileira em sua cidade natal, Maria São Pedro deixa Belo Horizonte para ser voluntária na fundação do lugar. Essa é a premissa da história criada pela associada Liliam de Fátima Ribeiro, filha do ex-combatente Álvaro Delcidio Ribeiro, que lutou durante a Segunda Guerra Mundial. “Meu pai é ex-combatente e nos contava muitas histórias do tempo que passou na Itália”, recorda.

A maior inspiração de Liliam foi seu pai e todas as histórias que ele contava sobre o período. “O livro é uma ficção, mas os dados sobre os pracinhas são verdadeiros, bem como as referências históricas sobre a guerra.” A produção do livro começou há bastante tempo, mas a servidora só pode se dedicar integralmente à escrita quando se aposentou, em 2014. Em 2018, a obra foi concluída e seu lançamento aconteceu no ano passado.

Essa é a primeira produção individual de Liliam, mas ela já escreveu outras narrativas e também participou de concursos de contos pelo Sindicado dos Professores de Minas Gerais e pelo TRT3. Além disso, a servidora também integra coletâneas de quatro concursos literários.

Na Rua dos Ipês Amarelos

A obra gira em torno da protagonista Maria São Pedro, filha de um ex-combatente e que retorna para a sua cidade natal com o intuito de ser voluntária do Museu da Força Expedicionária Brasileira. Durante suas pesquisas, Maria retoma um plano antigo de escrever sobre os ex-combatentes daquela cidade, incentivada pelas histórias que sempre ouvia de seu pai, em especial de um soldado que sofreu de estresse pós-traumático.

Em meio às buscas pelas histórias do passado, a protagonista descobre um diário de guerra escrito por ex-combatentes, em 1945. A partir desse momento, a narrativa se divide entre o presente e o passado, com uma história paralela, que se passa em 1944, nove dias antes dos convocados partirem para a Itália.

Ficou curioso para conhecer mais sobre essa aventura? O livro pode ser adquirido na Livraria e Sebo Rumo Novo, para os moradores de Varginha, ou através do site da Estante Virtual.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da autora, ou enviar uma mensagem, acesse seu perfil no Facebook e Instagram

Confira um trecho da obra:

A ansiedade por ouvir explicações sobre aquele ex-combatente, para logo desvendar o enigma que o diário se tornara, o mistério daquele pracinha de quem ninguém se lembrava, me impulsionava a entrar nos locais onde, do lado de fora, antevia possibilidades de informações concretas sobre o assunto, ou seja, procurava por pessoas certamente idosas, mais qualificadas para clarear memórias passadas.

Percorri a avenida quase toda, me encostando alguma vez, desanimada, me sentindo, quem sabe, um pouco ridícula ante as respostas desta classe: “Não, senhora, não me recordo de uma pessoa assim por aqui”, a palavra “senhora” aludindo ao fato de uma mulher que já não era nova, estar procurando por vestígios de pessoa mais remota ainda, numa manhã tão igual e provavelmente tão apressada de um dia qualquer da semana, não me lembro qual, mas, todavia, daquela vez, como de muitas outras, não me deixando enganar por minha breve imagem refletida nos vidros espelhados das lojas, compatível, seguramente, com o tratamento a mim dirigido, mas nunca com o que sentia interiormente, o que me fez erguer e seguir adiante, voltando às razões que me moviam a terminar minha história, a ter, finalmente, a coragem para concluí-la e além do mais agora que trazia junto comigo a pasta com a cópia do diário e também os nomes dos ex-combatentes gravados na memória.

Fonte: Livia Lino, da assessoria.

Acessos: 0

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
120 9
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
13 3
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
31 1