Contos da vida cotidiana, por Antônio Manoel da Silva

Ficção e realidade com muito humor fazem parte das obras do servidor do TRT12.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Contos inspirados em fatos e vivências do cotidiano com familiares, vizinhos e amigos, todos mesclados com ficção e realidade, dosados com pitadas de humor. Esse é o enredo dos livros de contos do servidor Antônio Manoel da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (12ª Região).

Em o “Bicho Vai Pegar”, explica que, por se tratar de contos, as ideias fluíram com muita facilidade, o que favoreceu a escrita. “O trabalho literário não foi realizado de modo contínuo. São contos que eu comecei a escrever em 2016 e o último só terminei em 2020, ano em que todos foram reunidos para serem publicados”, pontua.

Ao total, o livro reúne vinte contos, a maioria envolvendo animais em suas tramas, inspiradas em fatos do cotidiano. “São todos mesclados no verídico com o imaginário, astutamente dosados com pitadas de humor. Por isso, o título ‘O Bicho Vai Pegar’”, explica.

Antônio conta que, devido à pandemia do coronavírus, o livro teve que ser lançado de modo estritamente familiar, em outubro de 2020, e sua venda foi unicamente feita por meio das redes sociais. “A grande vantagem de se ler um livro de contos, diferentemente de outros tipos de literatura, é que a atenção do leitor não precisa estar totalmente em sintonia com todo o teor da obra, senão apenas atrelada a cada conto. E por assim ser, é que torna a leitura mais rápida, gostosa e emocionante”.

Em sua segunda obra, o “Pasquins”, o autor baseia-se em fatos reais, retratando vivências cotidianas, colhidas no seio familiar, ou extraídas de outros ambientes, em momentos de lazer e entretenimento. “A obra foi escrita em versos poetizados, com quadras e sextilhas, atribuindo-se, sempre que possível, a métrica e a rima, com um toque sutil de humor, características intrínsecas deste tipo de literatura”.

Para adquirir as obras, é necessário enviar um pedido para o e-mail bielisilva@yahoo.com.br ou WhatsApp (48) 99968-4695, mediante comprovante de pagamento via Pix 344.083.639-87, depósito ou transferência bancária para Banco do Brasil, Agência 16-7, Conta Corrente 135.217-2, no valor de R$ 30, mais despesas postais.

Acessos: 528

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
93 8
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
8 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
29 1