Servidor do TRT1 lança livro que alerta sobre a importância da saúde dos servidores do Judiciário Federal

Leonardo Coelho traz dados e reflexões sobre a saúde e a necessidade de medidas preventivas e de apoio aos profissionais.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O servidor do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT1), Leonardo Coelho, acaba de lançar o livro “Política de Atenção Integral à Saúde – Um estudo da saúde dos servidores do Judiciário Federal”. A obra, lançada pela editora Lumen Juris, traz à tona uma condição atual que aflige a categoria.

“A questão é uma preocupação real existente, tanto que norteou a criação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Magistrados e Servidores, através da Resolução 207/2015 do próprio CNJ, com base nos dados oficiais fornecidos, e que já vem sendo objeto de pesquisas e com levantamento de casos de adoecimentos feitos por alguns sindicatos nos últimos anos”, ressalta Coelho.

Com base em dados oficiais, o autor confirmou que a situação requer a criação de ações afirmativas, “principalmente no que tange à prevenção aos riscos e fatores que têm contribuído para o adoecimento de muitos servidores, pressão por metas e resultados, dificuldades que muitos dos servidores têm de levar ao conhecimento aos setores competentes e às entidades representativas de classe, pelo medo de sofrer represálias e retaliações, ou serem mesmos penalizados”, afirma. 

O livro também traz uma análise sobre a mudança dos processos de trabalho, com a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que implicou em novos problemas de saúde. Um dos desafios para redigir a obra, relata Coelho, foi ter acesso aos dados por terem poucas publicações oficiais voltadas à saúde da categoria. 

“Mas de certa forma, acho que foi bastante gratificante poder abordar e pesquisar sobre a saúde dos servidores do Judiciário Federal, mesmo sabendo que há particularidades em cada ramo e atividades distintas que existem nas mais diferentes áreas e tipos de trabalho desempenhados pelos servidores”.

Para Coelho, a leitura beneficiará toda a categoria, inclusive para as entidades representativas servirá como registro desse problema pelo qual passam muitos servidores, “em número bastante expressivo e significativo”.

“É uma obra feita para alertar a todos os servidores que o problema do adoecimento é real, e por isso deve haver união e somatório de forças para que possamos lutar sempre por um ambiente de trabalho sadio e digno, conforme prevê o próprio princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à saúde, ambos amparados pela Constituição Federal”, destaca.

O livro pode ser adquirido on-line pelo site da editora. 

 

 

Acessos: 1372

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
120 9
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
13 3
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
31 1