IA

TRF1 inicia formação em estruturação de prompts para a área administrativa

O objetivo é capacitar para o uso prático, seguro e eficiente das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa.

Teve início na segunda-feira, 28 de julho, o curso “Estruturação de Prompts – Fundamentos e Práticas Iniciais” para servidoras (es) da área administrativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O objetivo é capacitar para o uso prático, seguro e eficiente das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa.

Maurício Pereira Rubo, servidor do Núcleo de Gestão de Obras (Nugob), é um dos participantes da Turma 1 da formação e esteve presente nesta primeira aula, ministrada pelo juiz federal Rodrigo Gonçalves de Sousa. O magistrado integra a coordenação do projeto o TRF1 que implementa a governança e soluções em IA no tribunal (Sinergia), ao lado dos juízes Náiber Pontes de Almeida e Rafael Lima da Costa.

Para Maurício, que utiliza várias IAs no dia a dia no tribunal, e já tinha noções sobre o uso da ferramenta, o primeiro dia do curso apresentou um “leque” de informações muito importantes. “Acredito que vou conseguir fazer os meus prompts com muito mais propriedade [a partir de agora]”, relatou.

Maurício acredita que a administração dos prédios da Justiça Federal da 1ª Região se beneficia muito com o uso dessas ferramentas. “A gente hoje lida com mais de cem prédios da Justiça Federal na primeira instância, e cada um deles tem um estado de conservação, licenciamento de corpos de bombeiros e uma série de outros dados. São dados massivos que a gente coloca para a Inteligência Artificial nos ajudar a analisar e a priorizar”, explica. Além de Maurício, outros 23 servidores e servidoras, de diferentes unidades da área administrativa (orçamento, gestão de pessoas, análise contábil, entre outras), participaram do primeiro dia de formação. O curso está sendo promovido pelo Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap).

Explorando o potencial

Segundo o juiz federal Rodrigo Gonçalves, dentro do Projeto Sinergia há muito tempo existe o interesse de capacitar os servidores da área administrativa.

“É uma área de trabalho que é muito propícia a essa utilização de novos recursos e novas tecnologias. E a gente vê que, com o treinamento adequado, a curva de aprendizagem é muito rápida e eles conseguem se desenvolver rapidamente, criar suas próprias soluções e acelerar o trabalho no dia a dia”, explicou.

O instrutor, juiz federal Rafael Lima, que assume a Turma 2 juntamente com o juiz federal Náiber Almeida, também destaca que a intenção do curso, ao alinhar teoria e prática, é fazer com que eles aprendam realmente a utilizar as ferramentas de maneira ética e adequada, com toda a segurança. “A área administrativa tem um ganho muito grande com o uso dessas ferramentas não só para as tarefas repetitivas, mas para a própria análise dos processos administrativos, que é complexa também, além do volume”, afirmou.

Assim, na visão dos integrantes do Projeto Sinergia, com as ferramentas de IA Generativa, os servidores terão não apenas um ganho de produtividade como, também, segurança na análise dos processos.

Sobre o Sinergia

É por meio do Projeto Sinergia que o Tribunal Regional Federal realiza governança e a gestão de soluções com o uso de Inteligência Artificial (IA) na 1ª Região. Já foram capacitados oficialmente 414 magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Justiça Federal da 1ª Região. O grupo de trabalho, designado para o desenvolvimento do projeto em outubro de 2024, tem realizado treinamentos presenciais e específicos no TRF1 e nas Seções Judiciárias.

Acessos: 168

Tem novidade chegando.

O Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 já está tomando forma e, em poucos dias, vamos revelar o tema da próxima edição.

Enquanto isso, fica um pequeno spoiler...
4 0
Seu aplicativo pode valer prêmios. 📲🎁

Entre 24/6 e 2/8, cumpra duas metas simples no app da ANAJUSTRA Federal e concorra ao sorteio de 3 kits exclusivos.

Para participar:

⭐ Avalie 2 convênios no aplicativo

🛡️ Tenha pelo menos 1 apólice de seguro ativa

✔️ Mantenha sua mensalidade associativa em dia

Além de participar do sorteio, você aproveita para conhecer ainda melhor todas as funcionalidades disponíveis no aplicativo.

📅 O sorteio será realizado em 3/8 e divulgado no site e aqui no nosso Instagram.

✅ Comente APP para receber os links e baixar já nosso aplicativo!

#anajustrafederal #appanajustrafederal #beneficios
12 8
Medicamentos fazem parte da rotina de muita gente. E, quando o preço aumenta, o orçamento sente. 💊

Por isso, a ANAJUSTRA Federal ampliou os benefícios do convênio com a Drogasil e a Raia: agora os associados têm acesso a até 60% de desconto em medicamentos.

Em alguns tratamentos, a economia pode ultrapassar R$ 600 em uma única compra.

Antes da próxima ida à farmácia, vale a pena conferir se o seu medicamento faz parte do benefício.

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
19 2
Julho é um dos meses mais movimentados do ano para quem vai pegar estrada, embarcar em um voo ou aproveitar alguns dias de descanso. E no meio do planejamento, tem um item que muita gente esquece: o seguro viagem.

Um mal-estar, uma infecção, extravio de bagagem ou até um imprevisto simples podem transformar as férias em dor de cabeça. Por isso, viajar protegido faz toda a diferença. 

✈️ A ANAJUSTRA Corretora @anajustracorretora oferece opções de seguro viagem com cobertura nacional e internacional, além de atendimento especializado para ajudar você a escolher a melhor proteção para sua viagem e sua família.

📲 Fale com a equipe pelo WhatsApp: 6133226864

#anajustrafederal #seguroviagem #feriasdejulho
10 0