Fachin diz que Judiciário deve manter integridade e credibilidade social
Evento acontece nesta segunda (1º/12) e terça-feira (2/12), em Florianópolis…
O objetivo é capacitar para o uso prático, seguro e eficiente das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa.
Teve início na segunda-feira, 28 de julho, o curso “Estruturação de Prompts – Fundamentos e Práticas Iniciais” para servidoras (es) da área administrativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O objetivo é capacitar para o uso prático, seguro e eficiente das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa.
Maurício Pereira Rubo, servidor do Núcleo de Gestão de Obras (Nugob), é um dos participantes da Turma 1 da formação e esteve presente nesta primeira aula, ministrada pelo juiz federal Rodrigo Gonçalves de Sousa. O magistrado integra a coordenação do projeto o TRF1 que implementa a governança e soluções em IA no tribunal (Sinergia), ao lado dos juízes Náiber Pontes de Almeida e Rafael Lima da Costa.
Para Maurício, que utiliza várias IAs no dia a dia no tribunal, e já tinha noções sobre o uso da ferramenta, o primeiro dia do curso apresentou um “leque” de informações muito importantes. “Acredito que vou conseguir fazer os meus prompts com muito mais propriedade [a partir de agora]”, relatou.
Maurício acredita que a administração dos prédios da Justiça Federal da 1ª Região se beneficia muito com o uso dessas ferramentas. “A gente hoje lida com mais de cem prédios da Justiça Federal na primeira instância, e cada um deles tem um estado de conservação, licenciamento de corpos de bombeiros e uma série de outros dados. São dados massivos que a gente coloca para a Inteligência Artificial nos ajudar a analisar e a priorizar”, explica. Além de Maurício, outros 23 servidores e servidoras, de diferentes unidades da área administrativa (orçamento, gestão de pessoas, análise contábil, entre outras), participaram do primeiro dia de formação. O curso está sendo promovido pelo Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap).

Explorando o potencial
Segundo o juiz federal Rodrigo Gonçalves, dentro do Projeto Sinergia há muito tempo existe o interesse de capacitar os servidores da área administrativa.
“É uma área de trabalho que é muito propícia a essa utilização de novos recursos e novas tecnologias. E a gente vê que, com o treinamento adequado, a curva de aprendizagem é muito rápida e eles conseguem se desenvolver rapidamente, criar suas próprias soluções e acelerar o trabalho no dia a dia”, explicou.
O instrutor, juiz federal Rafael Lima, que assume a Turma 2 juntamente com o juiz federal Náiber Almeida, também destaca que a intenção do curso, ao alinhar teoria e prática, é fazer com que eles aprendam realmente a utilizar as ferramentas de maneira ética e adequada, com toda a segurança. “A área administrativa tem um ganho muito grande com o uso dessas ferramentas não só para as tarefas repetitivas, mas para a própria análise dos processos administrativos, que é complexa também, além do volume”, afirmou.
Assim, na visão dos integrantes do Projeto Sinergia, com as ferramentas de IA Generativa, os servidores terão não apenas um ganho de produtividade como, também, segurança na análise dos processos.
Sobre o Sinergia
É por meio do Projeto Sinergia que o Tribunal Regional Federal realiza governança e a gestão de soluções com o uso de Inteligência Artificial (IA) na 1ª Região. Já foram capacitados oficialmente 414 magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Justiça Federal da 1ª Região. O grupo de trabalho, designado para o desenvolvimento do projeto em outubro de 2024, tem realizado treinamentos presenciais e específicos no TRF1 e nas Seções Judiciárias.
Acessos: 165
Que tal conquistar uma nova lotação em 2026?
No nosso mural de permutas e redistribuição tem gente querendo ir para São Paulo, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Alagoas e muitos outros estados.
Ficou interessado? Passe na página, cadastre-se e encontre seu novo posto de trabalho!
#anajustrafederal #muraldepermutas #muralderedistribuicao
O início do ano é o momento ideal para reorganizar as finanças e fazer escolhas mais conscientes. Em janeiro, associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas no Clube de Benefícios, em diferentes áreas do dia a dia.
✨ Beleza, presentes, viagens e compras com descontos especiais por tempo limitado.
👉 Acesse anajustrabeneficios.com.br, faça login e aproveite as vantagens exclusivas para associados.
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🚀 Mais oportunidades para ganhar mais com o NOVO AQ!
A ANAJUSTRA Federal começa 2026 entregando 8 novas parcerias educacionais que somam quase 100 cursos de graduação, pós, MBA, mestrado e doutorado.
💸 Descontos de 7% a 73%
📍 Cursos presenciais e on-line
📚 Áreas estratégicas para o Judiciário
Tudo pensado para facilitar o acesso à qualificação e ajudar você a aumentar sua remuneração com as novas regras do Adicional de Qualificação.
👉 Acesse a página do Novo AQ, escolha seu curso e invista na sua carreira.
Qualificação hoje, valorização no contracheque amanhã. 🚀
#anajustrafederal #pju #adicionaldequalificacao
🚀 O NOVO AQ já é realidade — e você pode ganhar mais com isso!
A ANAJUSTRA Federal lançou uma página especial para ajudar você a transformar qualificação em valorização real no contracheque 💰
🎓 São mais de 100 cursos
💸 Descontos de até 77%
📍 Opções presenciais e on-line
🔢 Simulador exclusivo para você ver, na prática, quanto seu salário pode aumentar com o novo AQ
Tudo pensado para facilitar sua escolha e aproveitar ao máximo as novas regras do Adicional de Qualificação.
👉 Comente “NOVO AQ” e receba o link da página especial.
Seu próximo passo na carreira começa agora. 🚀
#anajustra #novoaq #pju
🚀 3 novidades que colocam sua qualificação no caminho do aumento salarial em 2026
A ANAJUSTRA Federal está ampliando as oportunidades para que o servidor transforme estudo em valorização real 👇
✨ 8 novas parcerias educacionais
Mais liberdade de escolha, cursos que se encaixam na sua rotina e opções para servidores de todas as regiões do país.
🔥 Descontos ampliados na Unyleya
São 39 cursos de pós EAD com até 77% OFF, agora ainda mais acessíveis para quem quer se qualificar rápido e com impacto direto no AQ.
📚 Página especial do Novo AQ
Um espaço exclusivo com:
✔️ mais de 100 cursos
✔️ graduação, pós, MBA, mestrado e doutorado
✔️ modalidades presencial e on-line
✔️ instituições reconhecidas
✔️ simulador do AQ, para você saber exatamente quanto seu salário pode aumentar
📈 Qualifique-se. Valorize sua carreira. Ganhe mais.
💬 Comente “Novo AQ” e receba o link da página especial para escolher seu curso 🔗
Ser associado à ANAJUSTRA Federal vai muito além de benefícios pontuais. São mais de 1.200 convênios e serviços que ajudam a economizar no dia a dia e trazem mais qualidade de vida. 🤩🥳
E o melhor: seus dependentes também aproveitam! 👨👩👧👦
Veja nos cards!
#clubedevantagens #anajustrafederal #servidorpublicofederal #clubedevantagensanajustrafederal