CIÊNCIA DE DADOS

Justiça 4.0 abre inscrições para novos cursos avançados

As pré-inscrições para os cursos do 2.º Ciclo ocorrem até 1.º de julho.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Magistradas, magistrados, servidoras e servidores já podem se inscrever nos cursos avançados de ciência de dados oferecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no âmbito do Programa Justiça 4.0. Os cursos foram anunciados durante o Webinário de Lançamento do 2.º Ciclo dos Cursos Avançados de Ciência de Dados do Justiça 4.0.   

Entre março e junho deste ano, o programa ofereceu o primeiro ciclo de cursos na área. A próxima etapa traz três novas formações: Processamento de Big Data em R e Python; Mineração de Textos Avançada; e Relatórios e Automações Profissionais com R.   

As pré-inscrições para os cursos do 2.º Ciclo ocorrem até 1.º de julho, e a lista de pessoas selecionadas será divulgada no dia 7 de julho.  

Os cursos terão início em 4 de agosto. As pré-inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no linkhttps://formularios.cnj.jus.br/formulario-de-pre-inscricao-cursos-avancados-de-ciencia-de-dados/. 

Todos os cursos avançados foram elaborados para fortalecer as competências técnicas dos participantes, especialmente no tratamento e na análise de dados complexos. O curso Relatórios e Automações Profissionais com R vai permitir aos alunos, por meio da linguagem de programação R, criar relatórios avançados e automações; o de Processamento de Big Data em R e Python terá como foco a manipulação de grandes volumes de dados e análises complexas; e o de Mineração de Textos Avançada visa o desenvolvimento de soluções para problemas relacionados a dados de texto.  

As capacitações são síncronas e destinadas exclusivamente a profissionais do Poder Judiciário brasileiro que possuam conhecimentos básicos nas linguagens e ferramentas abordadas.  

Posteriormente, as aulas serão disponibilizadas em formato autoinstrucional, na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud) do CNJ, para todas as pessoas interessadas.   

Acesse a página dos cursos e saiba mais

Em caso de dúvidas, escreva para cursocienciadedados@cnj.jus.br.   

Programa Justiça 4.0   

Fruto de parceria entre o CNJ e o Pnud, a iniciativa conta com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de justiça. 

Acessos: 111

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
18 61
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
33 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 5