JUS.BR

Meio milhão de pessoas já acessam serviços on-line do Judiciário

O Jus.br funciona como porta de entrada única para os serviços da Justiça brasileira.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Mais de 500 mil pessoas já utilizam os serviços do Poder Judiciário pelo portal Jus.br, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para reunir, em um único ambiente digital, os principais serviços e sistemas processuais de todos os tribunais do país.

Para acompanhar esse crescimento e orientar a tomada de decisões, o CNJ disponibilizou um novo painel de dados que monitora, diariamente, o tráfego de usuários no portal. A ferramenta permite visualizar o número de acessos, o comportamento dos usuários e os serviços mais procurados.

“Os dados evidenciam que o Jus.br tem se mostrado uma ferramenta eficaz na promoção da comunicação entre os diversos atores do Judiciário e na ampliação da interoperabilidade entre eles, contribuindo significativamente para o acesso à Justiça pela população, advogados, servidores e magistrados”, destaca o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Programa Justiça 4.0, Dorotheo Barbosa Neto.

Um dos diferenciais do Jus.br é funcionar como porta de entrada única para os serviços da Justiça brasileira. Antes, era necessário acessar páginas específicas de cada corte; agora, a centralização facilita a rotina da advocacia e amplia o acesso dos cidadãos. Para que todos os serviços estejam plenamente disponíveis, os tribunais seguem avançando no processo de integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), que é contínuo e progressivo.

Média de 10 mil usuários por dia

Dos 500 mil usuários do Jus.br, 42.8% têm o perfil de advogado, 36,6% de cidadão, 17% de servidores estadual ou federal, e 2,8% de magistrado. A média diária de usuários por dia é, atualmente, de 10,5 mil pessoas. Ao todo, foram mais de 4 milhões de acessos desde o lançamento do portal, em dezembro de 2024.

Em termos de serviços nacionais se destacam, por percentual de acessos, o BNMP 3.0 (28,7%), a consulta processual (28,2%), o Sisbajud (7,8%), minhas comunicações processuais (7,2%), SEEU (5,6%), Renajud (4,5%), Prevjud (3,2%) e Sniper (2,7%).

“Desenvolvido em parceria entre o CNJ e o PNUD, o Jus.br é um instrumento estratégico que reforça o compromisso de ambas as instituições com o fortalecimento da governança democrática no Brasil. Ao promover transparência, controle social, acesso à justiça e integração dos serviços, contribui para fortalecer a confiança nas instituições”, afirma Andrea Bolzon, chefe da Unidade de Governança e Justiça para o Desenvolvimento do PNUD Brasil.

Atualmente, o Jus.br oferece 35 serviços aos seus diferentes públicos: magistrados, magistradas, servidores, servidoras do Judiciário, advocacia, e cidadãos e cidadãs. Entre eles, destacam-se entregas recentes como o peticionamento intercorrente, que permitem protocolar peças processuais diretamente pelo portal, sem a necessidade de acessar sites distintos de cada tribunal.

Confira:

Magistrados e magistradas

  • Consulta processual unificada;
  • Consulta execução penal;
  • Remessa de ofícios
    • Acesso ao e-NatJus, Gabinete do Juízo, JuMP, BNMP – Portal Público, BNMP 3.0, BNP/Pangea, PrevJud, Renajud, Saref – Apenado, Saref – Admin, Seeu, SERP, CDAJud Sisperjud, Sisbajud, SNGB, Delegação de Perfis, SNA – Pretendente à Adoção, SNA, Sniper, SPVATJud, Jusbrasil, Serviço de Notificações;
  • Utilização de ferramenta de IA generativa (Apoia).
  • Consulta ao DJEN e Domicílio Judicial Eletrônico;

Servidores e servidoras

  • Consulta processual unificada;
  • Consulta execução penal;
  • Remessa de ofícios
    • Acesso ao e-NatJus, Gabinete do Juízo, JuMP, BNMP – Portal Público, BNMP 3.0, BNP/Pangea, PrevJud, Renajud, Saref – Apenado, Saref – Admin, Seeu, SERP, CDAJud Sisperjud, Sisbajud, SNGB, Delegação de Perfis, SNA – Pretendente à Adoção, SNA, Sniper, SPVATJud, Serviço de Notificações;
  • Utilização de ferramenta de IA generativa (Apoia).
  • Consulta ao DJEN e Domicílio Judicial Eletrônico;

Advocacia

  • Consulta processual unificada;
  • Consulta execução penal;
    • Peticionamento intercorrente;
    • Consulta a “Minhas Petições”;
    • Consulta a “Minhas Comunicações Processuais”, incluindo DJEN e Domicílio Judicial Eletrônico;
    • Acesso ao BNMP – Portal Público, BNP/Pangea, Saref – Apenado, Seeu, Sisperjud e SNA — Pretendente à Adoção;

Cidadãos e cidadãs

  • Consulta processual unificada;
  • Consulta execução penal;
    • Acesso ao portal público do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) – Portal Público, Banco Nacional de Precedentes (BNP)/Pangea, Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial – Apenado (Saref), Serviço de Autenticação Cadastral (SEAC), Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu) e Sistema de Perícias Judiciais (Sisperjud) e SNA — Pretendente à Adoção;
    • Consulta ao Diário de Justiça Nacional (DJEN) e Domicílio Judicial Eletrônico.

Programa Justiça 4.0

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de Justiça.

Acessos: 83

8 de dezembro | DIA DA JUSTIÇA

Uma data para lembrar o valor de quem faz o direito acontecer todos os dias. 

#anajustrafederal #pju #diadajustica
18 2
RETROSPECTIVA 2025 | CORRETORA

2025 foi um ano de mais proteção.
‌
A ANAJUSTRA Corretora registrou mais de R$ 1 milhão em descontos para os associados, reforçando nosso compromisso com cuidado e proteção.
‌
Os seguros auto, residencial e de vida garantiram reduções médias significativas, e quem contratou os três acumulou quase mil reais de economia no ano.
‌
Seguimos trabalhando para oferecer mais tranquilidade, mais vantagens e mais segurança para você e sua família.
‌
#anajustrafederal #corretora #anajustracorretora
13 1
RETROSPECTIVA 2025 | CONVÊNIOS 

✨ 2025 foi um ano de economia real para nossos associados.
‌
Foram mais de R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens.
‌
Só em farmácias, mais de R$ 18 milhões economizados.
‌
Na compra do carro zero, 163 associados garantiram até R$ 1 milhão em descontos.
Educação, tecnologia, casa nova… vantagens em mais de 1.200 convênios.
‌
Em 2026, vem ainda mais benefícios e parcerias para você!
‌
#anajustrafederal #clubedevantagens #convenios
13 2
RETROSPECTIVA 2025 | SAÚDE 

2025 foi um ano de mais saúde na ANAJUSTRA Federal.
‌
A JUSaúde, que completa 24 anos de atuação, ampliou a presença nos tribunais e reforçou seu compromisso em oferecer planos de qualidade com o melhor custo possível para os associados.
‌
Neste ano, lançamos o plano SulAmérica no TRT3, com acesso exclusivo à rede Mater Dei, e a Select no TRT11, no Amazonas. O resultado desse trabalho integrado: mais de 23 mil simulações e 15 mil atendimentos, em um serviço cada vez mais personalizado — quase um concierge em saúde.
‌
Seguimos ao lado de operadoras sólidas para garantir segurança, qualidade e atendimento em todo o país.
‌
E 2026 já começa com novas entregas e mais saúde para você.
‌
#anafederal #jusaude #planodesaude #retrospectiva2025 #judiciariofederal
21 2