
CSJT ratifica entendimento da ANAJUSTRA Federal sobre os Quintos
Órgão reconhece ampla representatividade da entidade e determina a…
Representante da ANAJUSTRA, Janedir Morata (primeira da esquerda para a direita) participou de reunião com secretária-geral do STF ao lado de outras entidades e da assessoria jurídica.
Os Embargos de Declaração no Recurso Especial (RE) 638.115, dos Quintos, entraram na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro de 2017. Desde então, a diretoria da ANAJUSTRA acompanha todas as sessões plenárias à espera de decisão sobre o tema. Além disso, a associação também participa de reuniões para levar aos ministros o pedido de análise da questão.
Na última quinta-feira, 23/8, Janedir Morata, representante da ANAJUSTRA, esteve com a secretária-geral do STF, Cristina Petcov, ao lado de membros de outros sindicatos e demais associações do Poder Judiciário da União (PJU) e Ministério Público da União (MPU). As entidades levaram o pedido dos servidores para que os Quintos sejam julgados.
“A secretária-geral comprometeu-se a levar à ministra Cármen Lúcia o nosso pedido para que chame o processo ainda na sua presidência. Disse também que vários servidores do STF, inclusive do Gabinete da Presidência, têm Quintos incorporados de 1998 a 2001, portanto, têm grande interesse no assunto e acompanham o andar do processo de perto, pedindo sempre o apoio dos ministros para o seu julgamento rápido e favorável”, relatou.
Listas
Um fato que contribui para o alongamento do período decorrido entre a entrada dos Embargos na pauta e a votação efetivamente dita é que eles foram incluídos nas listas. Elas funcionam como uma espécie de pauta secundária e, de acordo com o portal do Supremo, não há um critério específico para o encaminhamento de ações para as listas e não para a pauta principal do dia.
O que se nota é que, em geral, os temas em lista geram menos divergência entre os membros da Corte e tratam mais de questões formais do processo. Ainda assim, o julgamento delas depende de tempo no final da discussão da pauta do dia – coisa que não aconteceu nas últimas semanas.
Terceirização
Na quarta-feira que vem, 29/8, a terceirização das atividades fim será discutida pela quarta sessão consecutiva pelo Plenário do STF. Até agora, sete ministros votaram – sendo que quatro foram favoráveis e três contrários à liberação ampla do instrumento.
Os casos em pauta são a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 324 e do Recurso Extraordinário (RE) 958.252, relatados pelos ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, respectivamente. Ambos declararam ser a favor da terceirização em todas as etapas do processo produtivo.
A divergência foi aberta pelo ministro Luiz Edson Fachin e acompanhada pelos ministros Rosa Weber e Ricardo Lewandowski. Falta ainda o parecer dos ministros: Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cármen Lúcia.
Acompanhe
As sessões extraordinárias realizadas desde junho todas as quartas pela manhã concentram a maior chance de votação das listas. Nas últimas duas semanas, os encontros foram cancelados, mas, até o momento, a 31ª sessão extraordinária está mantida para o dia 29 de agosto a partir das 9h.
Você pode acompanhar as reuniões do plenário pelo canal do STF no YouTube e também conferir a cobertura da ANAJUSTRA nas redes sociais (@anajustra, no Twitter; ANAJUSTRA, no Facebook; e Sou mais Justiça, no Instagram). Para saber mais sobre os Quintos, basta acessar a página especial do tema.
Acessos: 3
Seminário de Integração no TRE-PI
No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.
O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.
A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.
💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.
#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
Quer mudar de cidade, tribunal ou área no Judiciário? ⚖️
O Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal pode ser o primeiro passo para a sua mudança!
🔹 Quase 400 cadastros ativos
🔹 Alertas automáticos para associados
🔹 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade
🔹 Totalmente gratuito e válido por 1 ano
💻 Milhares de acessos mostram como essa ferramenta conecta servidores de todo o Brasil e facilita oportunidades de mobilidade.
Não perca tempo! Cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional
🔑 Não sabe como acessar o Clube de Vantagens?
É muito simples: use o mesmo CPF e senha do site principal.
👉 E tem mais: agora seus dependentes também podem aproveitar os descontos com o Login VIP!
Basta cadastrá-los na área restrita e cada um cria o próprio login para acessar a plataforma.
💰 São mais de mil convênios e serviços que ajudam você e sua família a economizar no dia a dia!
Já cadastrou seus dependentes? Conta para gente nos comentários!
#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal #Benefícios
Entre os dias 26 e 29 de agosto, a Justiça Federal no Piauí realizou o V Encontro de Diretores de Secretaria de Vara, reunindo magistrados, diretores e servidores para debater gestão estratégica, inovação tecnológica e saúde mental.
Com o tema “Inteligência Artificial, Gestão Estratégica e Liderança Transformadora”, o evento contou com painéis, oficinas e workshops que ampliaram conhecimentos e fortaleceram a integração entre colegas da Justiça Federal.
A ANAJUSTRA Federal marcou presença apoiando a iniciativa e participando da entrega de brindes aos participantes, reforçando seu compromisso com a valorização dos servidores do Judiciário. 💙⚖️
Veja nos cards
#anajustrafederal #justicafederal #inteligenciaartificial #pju
No próximo dia 5 de setembro, o TRT-12 realiza o evento “Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”.
Com programação cultural e palestras conduzidas por pessoas com deficiência, o encontro será um espaço de representatividade, equidade e inclusão.
A ANAJUSTRA Federal apoia esta iniciativa e reforça seu compromisso com ações que promovem diversidade e acessibilidade no Judiciário.
📍 Plenário do TRT-SC
🕐 Das 13h30 às 18h
👩💻 Participação presencial e online
#inclusao #acessibilidade #diversidade #trt12 #anajustrafederal
Vamos à memória que mais marcou nossa associada Jamille Ipiranga de Lima, do TRT7, e está no mês de setembro do calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal.
→ “Memórias do Judiciário” foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Arrasta pro lado e conheça a memória de Jamille.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal