Decisões em suspenso

Por dentro do Plenário

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Representantes da ANAJUSTRA ao lado dos demais membros de entidades representativas do PJU e MPU.

Na última sessão plenária do semestre, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou um pequeno balanço das ações da Corte. É que com a chegada da segunda metade deste ano vem também o fim do mandato da ministra como dirigente do Tribunal, que passará a ser presidido pelo ministro Dias Toffoli.

Segundo relatório lido por Carmén, os órgãos colegiados (Plenário, 1ª e 2ª Turmas) julgaram 6,1 mil processos e os 11 ministros proferiram 58,2 mil decisões individuais (ou monocráticas, de acordo com o termo jurídico). Os dados deram conta ainda da publicação de 6,4 mil acórdãos publicados de janeiro a junho deste ano e da redução no acervo de processos da Suprema Corte – que atualmente é 41,3 mil contra 121 mil em 2010.

Mas mesmo com este volume de julgamentos, temas importantes para os servidores da Justiça do Trabalho, como os Embargos de Declaração no Recurso Especial 638.115, dos Quintos, e a data-base para os reajustes anuais do funcionalismo, ficaram de fora.

O destaque no rol de casos relevantes para os servidores ficou com as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 1306 e 1335, julgadas improcedentes em meados de junho, que tentavam invalidar um decreto da Bahia sobre providências a serem tomadas pelo estado em caso de greve dos servidores públicos.

Com a declaração de constitucionalidade do processo, o estado poderá, entre outras coisas, exonerar grevistas ocupantes de funções gratificadas. A decisão, tomada por maioria (6×4), pode sinalizar o posicionamento da corte em outros processos similares.

Calendário

O Plenário volta a se reunir em 1° de agosto e terá sessões extraordinárias durante todas as quartas-feiras do mês. Assim como já vem fazendo desde a listagem dos Quintos para a pauta, em outubro de 2017, a ANAJUSTRA seguirá acompanhando as votações ao lado da assessoria jurídica e das demais entidades representativas do Poder Judiciário da União (PJU) e Ministério Público da União (MPU).

Você pode acompanhar todas as notícias na página especial dos Quintos e pelas redes sociais (Facebook e Twitter: @anajustra, Instagram: @soumaisjustica).

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
26 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0