Decisões em suspenso

Por dentro do Plenário

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Representantes da ANAJUSTRA ao lado dos demais membros de entidades representativas do PJU e MPU.

Na última sessão plenária do semestre, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou um pequeno balanço das ações da Corte. É que com a chegada da segunda metade deste ano vem também o fim do mandato da ministra como dirigente do Tribunal, que passará a ser presidido pelo ministro Dias Toffoli.

Segundo relatório lido por Carmén, os órgãos colegiados (Plenário, 1ª e 2ª Turmas) julgaram 6,1 mil processos e os 11 ministros proferiram 58,2 mil decisões individuais (ou monocráticas, de acordo com o termo jurídico). Os dados deram conta ainda da publicação de 6,4 mil acórdãos publicados de janeiro a junho deste ano e da redução no acervo de processos da Suprema Corte – que atualmente é 41,3 mil contra 121 mil em 2010.

Mas mesmo com este volume de julgamentos, temas importantes para os servidores da Justiça do Trabalho, como os Embargos de Declaração no Recurso Especial 638.115, dos Quintos, e a data-base para os reajustes anuais do funcionalismo, ficaram de fora.

O destaque no rol de casos relevantes para os servidores ficou com as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 1306 e 1335, julgadas improcedentes em meados de junho, que tentavam invalidar um decreto da Bahia sobre providências a serem tomadas pelo estado em caso de greve dos servidores públicos.

Com a declaração de constitucionalidade do processo, o estado poderá, entre outras coisas, exonerar grevistas ocupantes de funções gratificadas. A decisão, tomada por maioria (6×4), pode sinalizar o posicionamento da corte em outros processos similares.

Calendário

O Plenário volta a se reunir em 1° de agosto e terá sessões extraordinárias durante todas as quartas-feiras do mês. Assim como já vem fazendo desde a listagem dos Quintos para a pauta, em outubro de 2017, a ANAJUSTRA seguirá acompanhando as votações ao lado da assessoria jurídica e das demais entidades representativas do Poder Judiciário da União (PJU) e Ministério Público da União (MPU).

Você pode acompanhar todas as notícias na página especial dos Quintos e pelas redes sociais (Facebook e Twitter: @anajustra, Instagram: @soumaisjustica).

Acessos: 0

A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.

A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também

🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
126 65
🔎 Informação clara faz toda a diferença.

A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.

Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙

📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.

#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
26 2
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora

A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO). 

A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.

É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.

📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março

A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.

#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
46 11
💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.

Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.

🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.

📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.

#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal
72 3
🌿📖 A poesia também pode ser um ato de cuidado com o planeta!!

O Blog Espaço Cultural destaca o lançamento do livro S.O.S. Bichos Brasil, assinado pelos servidores do TRT da 7ª Região Frederico Brito e Thais Evangelista, com ilustrações de Luci Sacaleira.

Figura carimbada por aqui, o casal retorna ao Espaço Cultural com uma obra sensível e necessária, que dialoga com leitores de todas as idades. Mais do que um livro infantil, S.O.S. Bichos Brasil é um verdadeiro chamado à consciência ambiental.

Por meio de poemas delicados e acessíveis, o livro apresenta a realidade de animais brasileiros ameaçados de extinção e convida o leitor a refletir sobre a urgência da preservação da fauna e dos ecossistemas. 🐆🦜🌳

✨ Uma leitura que propõe não apenas informação, mas empatia, cuidado e responsabilidade coletiva pelo futuro do planeta.

📚 O livro já está disponível no site da Editora Cepe. Busque para comprar!

#anajustrafederal #espacocultural #trt7
14 4
Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑

Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔

Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer. 

Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎

E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.

#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
24 6