Embargos ficam fora das discussões desta quarta no STF

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“Regimes sem direitos são passados de que não se pode esquecer, nem de que se queira lembrar”, afirmou a presidente da Corte. Foto: Nelson Jr./SCO/STF.

Os Embargos Declaratórios no Recurso Especial (RE) 638.115, dos Quintos, seguem aguardando análise em lista do ministro relator Gilmar Mendes. Nem eles nem o RE 593.068 – sobre a incidência de contribuição previdenciária em parcelas do vencimento, como 13° e terço de férias – foram discutidos nesta semana.

A sessão plenária desta quarta-feira, 30/5, foi reduzida para a realização da sessão administrativa no Supremo Tribunal Federal (STF). Os debates se estenderam apenas até as 16h, horário em que normalmente é feito o intervalo.

Foi apregoado o julgamento iniciado anteriormente sobre duas ações que questionavam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e uma norma infralegal editada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Depois de alguns integrantes do colegiado votarem, o pleito foi suspenso graças ao pedido de vista feito pelo ministro Marco Aurélio.

Pronunciamento

Antes disso, porém, a ministra Carmén Lúcia fez um breve e incisivo discurso sobre a democracia e a necessidade de uma pactuação social para superar momentos de crise como o vivido pelo país atualmente.

“Lutamos e conquistamos a democracia, trabalhamos como órgão direta e soberanamente responsável pela sua manutenção e aperfeiçoamento permanente. Somos juízes a serviço do Estado Democrático de Direito. Também na democracia se vivem crises. Mas dificuldades se resolvem com a aliança dos cidadãos e a racionalidade, objetividade e trabalho de todas as instituições. A democracia não está em questão. Há questões sócio-políticas e financeiras. Mas o direito brasileiro oferece soluções para o quadro apresentado”, destacou a ministra antes mesmo de abrir a sessão plenária.

Ela disse ainda que é preciso serenidade e rigor no cumprimento e no respeito aos direitos fundamentais estabelecidos constitucionalmente e defendeu que a democracia é “a única via legítima” para a resolução dos atuais conflitos. Depois do discurso, que durou cerca de cinco minutos, o colegiado começou as discussões normalmente e nenhum outro membro da Corte falou sobre o pronunciamento da presidente – que pode ser lido na íntegra aqui.

Atuação contínua

Na próxima semana o STF terá duas sessões extraordinárias e uma ordinária, todas acompanhadas pela diretoria da ANAJUSTRA ao lado da assessoria jurídica e das demais entidades representativas dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU) e Ministério Público da União (MPU).

Todas as notícias sobre os Quintos podem ser vistas na página especial no site da associação e as sessões, gravadas e ao vivo, podem ser acessadas no canal do Supremo no YouTube.

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
25 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
118 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
40 0