Supremo avalia decisões do CNJ e CNMP

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

As duas sessões plenárias do Supremo Tribunal Federal (STF) desta semana foram ocupadas, predominantemente, por temas que permeavam as atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Dessa forma, as listas enviadas ao plenário pelos relatores não chegaram a ser analisadas.

A boa notícia é que, nas últimas sessões, o único processo de relatoria do ministro Gilmar Mendes que aparece listado na pauta são os Embargos de Declaração no Recurso Especial (RE) 638.115, dos Quintos. Isso quer dizer que num eventual esgotamento da pauta principal do dia, as chances de os ministros falarem sobre os Quintos são maiores do que quando a lista do relator apresentava numerosos processos.

Entenda a diferença entre pauta principal e listas.

Nesta quinta, 26/4, os ministros julgaram improcedente ADI que questionava a Resolução n° 146 de 2012 do CNJ – que estipula o tempo mínimo de 36 meses de exercício como requisito para redistribuição de cargos efetivos dos quadros de pessoal dos órgãos do Poder Judiciário da União. Sendo assim, segue valendo a regra para permuta dos servidores entre os órgãos do Judiciário.

Anteriormente, na quarta-feira, 25/4, o Pleno julgou improcedente, por maioria de votos, Ação Declaratória de Inconstitucionalidade (ADI) sobre resolução do CNMP acerca do pedido e da utilização de escutas telefônicas, mantendo a norma em vigor. Nas duas sessões, também foram tratadas outras pautas relativas a normas dos conselhos e assuntos diversos, como requerimento de informações por parlamentares.

A ANAJUSTRA segue acompanhando as sessões na companhia da assessoria jurídica e das demais entidades representativas do Poder Judiciário. Saiba mais na página especial dos Quintos.

Acessos: 0

⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
597 69
Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
27 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
55 2