Reforma administrativa: principais notícias da semana (14 a 18/2)

PEC 32/20 não deve ser discutida este ano para não desagradar o funcionalismo público, base eleitoral de muitos candidatos.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Congresso Nacional, em Brasília (DF).  - Senado Federal

Congresso Nacional, em Brasília (DF). – Senado Federal

A equipe econômica do governo e o ministro Paulo Guedes já demonstram desânimo em relação ao atual cenário político e às perspectivas de aprovar a reforma administrativa em 2022. Em reuniões na última semana, ficou claro o posicionamento dos governistas de evitar conflitos com o funcionalismo, base eleitoral de muitos parlamentares e do próprio presidente Jair Bolsonaro.

A ANAJUSTRA Federal é contra a proposta por entender que sua aprovação poderá acarretar sérios prejuízos para o serviço público, para o funcionalismo e para a população brasileira. E, por isso, atua com diversas ações para barrar a aprovação do texto.

São elas: envio de carta aberta a todos os deputados federais na qual aponta as ilegalidades da PEC 32/2020; publicação de Estudo Técnico realizado pela diretora de Assuntos Legislativos da entidade, Glauce de Oliveira Barros, no qual a ANAJUSTRA Federal manifesta sua posição contundente contra a proposta; disponibilização, na página especial “Abaixo a PEC 32”, do artigo técnico para todos os servidores encaminharem para os parlamentares do seu estado a partir do site da associação; envio de abaixo-assinado contra a reforma administrativa aos parlamentares; produção de vídeo que mostra os impactos negativos da PEC 32/2020; campanha virtual nas redes sociais com publicações de anúncios; lives e participação ativa da entidade na Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

Confira as principais notícias da semana:

Metrópoles

Quais recados a nova presidência da Fiesp passou aos presidenciáveis

O desânimo na equipe econômica do governo Bolsonaro

Gazeta do Povo

A nova lista de prioridades de Bolsonaro

O Sul

Ministro da Economia diz em vídeo para reunião do G20 que a democracia do Brasil é “barulhenta”

Estadão

Azarão, Bolsonaro aposta em esconder a crise econômica para reeleição

Boletim da Liberdade

Bolsonaro nunca quis reforma tributária, diz Moro

O Antagonista

Com sessões remotas e foco já nas eleições, Câmara aproveita para tratorar

Carta Capital

Indicação do vice de Ciro Gomes pode levar alguns meses, diz novo líder do PDT na Câmara

Correio Braziliense

“O mercado não tem medo de ninguém”, afirma ex-diretor do Banco Central

O Globo

Guedes injustiçado

*Esta coletânea de notícias objetiva reunir o que foi divulgado na imprensa nacional sobre o tema durante a semana, e não reflete, necessariamente, a posição da ANAJUSTRA Federal sobre o assunto.

Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
15 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
66 4
🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
373 44