
Reforma administrativa: principais notícias da semana (21 a 25/2)
Mobilização do funcionalismo público contra a proposta continua em todo o…
Sem ter sido submetida a uma discussão ampla com a sociedade, a proposta de reforma administrativa não convence nem mesmo os parlamentares da base governista que têm dificuldade em defender a medida. E, ao que tudo indica, a pressão por parte das entidades representativas dos servidores públicos e deputados contrários à PEC 32/20 tem dado resultado. O texto está parado há quase dois meses na Câmara dos Deputados, sem previsão de ir ao plenário da Casa para votação.
Assim como outras várias medidas propostas pelo governo, a exemplo da reforma tributária e a reformulação do Orçamento, a reforma administrativa também “patina” no Congresso Nacional. Em várias oportunidades, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, falou sobre o posicionamento “pálido” do governo em relação à PEC 32/20 e a falta de esforços para aprovar o texto que reformula, de forma desastrosa, diga-se de passagem, o serviço público.
Nesse cenário, a PEC dos Precatórios foi aprovada no Senado liberando R$ 106,1 bilhões no orçamento de 2022 para viabilizar o pagamento de R$ 400 no Auxílio Brasil. O presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que a aprovação do texto também garantiria um reajuste a todos os servidores públicos federais, e foi desmentido logo em seguida por Arthur Lira. Senadores também concordam com o presidente da Câmara.
Por ser um ano eleitoral, promessas vão acontecer de todas as partes, tanto do governo quanto da oposição. Porém, é de suma importância, que nós, enquanto eleitores e servidores públicos, analisemos criticamente as propostas, discernindo bons projetos de plataformas meramente eleitoreiras, para que depois possamos cobrar os compromissos assumidos em prol do país e da sociedade.
Apesar do esfriamento da discussão sobre a reforma administrativa, nós, enquanto maior entidade representativa dos servidores do Poder Judiciário da União, estamos atentos ao cenário político em Brasília. Conclamamos a todos os servidores para fortalecer o movimento contra essa PEC que busca unicamente a destruição do funcionalismo e dos serviços públicos.
O problema do Brasil não são os servidores públicos e a opinião pública precisa saber disso. A narrativa de que os servidores federais estão quebrando a economia do país já foi desmentida por meio de vários estudos técnicos-jurídicos. Talvez seja por isso ser tão difícil para o governo encontrar fundamentos e convencer sua própria base sobre a necessidade de uma reforma, ou melhor “deforma”. Fiquemos atentos, servidores!
Acessos: 15
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼
O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.
#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
Essa conquista é da ANAJUSTRA Federal e nós a celebramos com todos os servidores da JF!
Mas e nos outros ramos, tribunais superiores e conselhos?
A ANAJUSTRA Federal, assim como outras entidades, também atuou pelo pagamento das parcelas de VPI nestes ramos. Inclusive, o TST reconheceu esse direito depois de um pedido da entidade, no qual era destacado o entendimento inaugurado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na JT, JE, STJ, STF, STM e conselhos, os valores já foram pagos. Agora, é a vez da JF.
#anajustrafederal #vpi #justicafederal #justicatrabalhista #justicaeleitoral #tribunaissuperiores #conselhos
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!
Hoje, trazemos a primeira dica 🤩
Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).
📌 @palaciotangara
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.
E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!
#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.
Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.
“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.
Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/
#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:
✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.
🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!
#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
O calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal, “Memórias do Judiciário”, foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Em fevereiro, foi a vez do Severino Artur da Silva, do TRT13, contar uma de suas memórias.
→ Arrasta pro lado e confira.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal