Reforma administrativa: principais notícias da semana (21 a 25/2)
Mobilização do funcionalismo público contra a proposta continua em todo o…

As mobilizações de servidores públicos contra a reforma administrativa continuam em todo o país. A semana foi marcada por críticas de opositores da PEC 32/2020 no dia do servidor, comemorado ontem, 28 de outubro.
De acordo com o presidente da República Jair Messias Bolsonaro, a proposta só deve ser votada em 2023 caso não haja avanço nas negociações este ano. Nos bastidores, Arthur Lira (PP-AL) teria dito que a proposta continua “no radar” e deve ser colocada em votação nas próximas semanas.
Reforma administrativa: principais notícias da semana (4/10 a 8/10)
Painel do Poder: reforma administrativa pode avançar na Câmara. Mas como será no Senado?
A implosão da reforma administrativa
Reforma administrativa: mobilização permanente contra a PEC do desmonte do serviço público
Na coluna deste mês, Roberto Bucar, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, fala sobre o desgaste do governo e a tentativa de aprovação da reforma administrativa.
A ANAJUSTRA Federal é contra a reforma administrativa e mantém o posicionamento de repúdio contra a proposta por entender que sua aprovação poderá acarretar sérios prejuízos para o serviço público e para a população brasileira. E, por isso, atua com diversas ações para barrar a aprovação do texto: envio de carta aberta a todos os deputados federais na qual aponta as ilegalidades da PEC 32/2020, publicação de Estudo Técnico realizado pela diretora de Assuntos Legislativos da entidade, Glauce de Oliveira Barros, no qual a ANAJUSTRA Federal manifesta sua posição contundente contra a proposta, disponibilização, na página especial “Abaixo à PEC 32”, do artigo técnico para todos os servidores encaminharem para os parlamentares do seu estado a partir do site da associação, envio de abaixo assinado contra a reforma administrativa aos parlamentares, em especial da comissão especial, produção de vídeo que mostra os impactos negativos da PEC 32/2020, campanha virtual nas redes sociais com publicações de anúncios, lives e participação ativa da entidade na Frente Parlamentar Mista em defesa do Serviço Público.
Confira as principais notícias da semana:
CNN Brasil
Reforma administrativa barraria taxa de juros no nível atual, diz associação
Jornal Jurid
Olhar feminino e crítico lançado sobre a PEC da reforma administrativa, no canal TVIAB
Brasil de Fato
“Estamos sob severa ameaça”, afirma deputado sobre votação da reforma administrativa
G1
Folha Dirigida
Dia do Servidor e Reforma Administrativa: os riscos da proposta para o país
Agência Senado
Zenaide Maia homenageia servidores públicos e critica PEC da reforma administrativa
Folha de São Paulo
Reformas administrativa e tributária ficam para 2023 se não avançarem neste ano, diz Bolsonaro
Folha de São Paulo
76% acreditam que servidor chega à chefia por indicação política, diz Datafolha
Brasil de Fato
Reforma Administrativa ameaça serviço público e traz prejuízos para a sociedade brasileira
Rede Brasil Atual
Servidores denunciam parlamentares favoráveis à ‘reforma’ administrativa
CNN Brasil
Guedes diz que reforma administrativa vai pagar Auxílio Brasil
Congresso em Foco
Lira promete pôr reforma administrativa em votação
Correio Braziliense
Impactos da reforma administrativa para o servidor público e para a sociedade
Congresso em Foco
Dia do Servidor Público: contra a reforma administrativa que oficializa a precarização do trabalho
Agência Brasil
Ministro diz confiar na aprovação das reformas administrativa e do IR
Conjur
Reforma abre caminho para o fisiologismo e o domínio do público pelo privado
*Esta coletânea de notícias objetiva reunir o que foi divulgado na imprensa nacional sobre o tema durante a semana, e não reflete, necessariamente, a posição da ANAJUSTRA Federal sobre o assunto.
Acessos: 86
Por que costumamos adiar decisões sobre previdência e proteção financeira?
O professor Jurandir Sell Macedo, doutor em Finanças Comportamentais, vai responder essa e outras perguntas sobre o futuro financeiro dos servidores.
Neste vídeo, ele te convida a participar do encontro que também terá a presença do Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, que falará as regras que estão vigentes desde a EC 103/20219.
É na quinta, 6 de agosto, às 19h.
Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram
☯️ Nem todo movimento precisa ser acelerado.
Para Adrienne Ramos Garcia (TRT7), o Tai Chi Chuan é um compromisso diário com a saúde, o equilíbrio e a qualidade de vida.
Todos os dias, às cinco da manhã, ela reserva um tempo para cuidar do corpo e da mente. O resultado? Mais disposição, concentração, serenidade e energia para enfrentar a rotina.
Histórias como a dela mostram que cada atividade física tem um jeito único de transformar vidas.
💙 E a sua? Ela também pode inspirar outros servidores.
📅 Participe do Calendário 2027 até 7/8.
O Congresso Nacional retomou os trabalhos, mas o calendário eleitoral já começa a influenciar o ritmo das votações.
O que isso significa para as pautas de interesse dos servidores públicos? Quais temas têm mais chances de avançar neste segundo semestre?
Na coluna De Olho em Brasília, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, analisa o cenário político e explica como esse contexto pode impactar a agenda legislativa nos próximos meses.
Acesse o conteúdo completo em anajustrafederal.org.br
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Em agosto, conhecemos a história do grupo Sete Estrelas, compartilhada por Marley Aparecida de Souza Almeida, do TRT-2.
Formado por sete amigos que celebram 25 anos de parceria, o grupo encontrou na estrela de sete pontas um símbolo para representar valores como prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, esperança e amor.
Uma história que mostra como os laços construídos no serviço público podem atravessar o tempo e permanecer por toda a vida.
Aprimore sua atuação na advocacia trabalhista com um benefício exclusivo para associados da ANAJUSTRA Federal.
De 10 a 12 de agosto, acontece o treinamento “Recursos para o TST: o Caminho das Pedras”, conduzido pela professora Sílvia Pérola, com quase 40 anos de experiência no Tribunal Superior do Trabalho.
Além do conteúdo prático sobre Recurso de Revista, a programação inclui experiências exclusivas, como sessão da Turma do TST, audiência com o ministro Maurício Godinho Delgado e Aula Magna sobre Sustentação Oral com Cezar Britto.
🎓 Associados da ANAJUSTRA Federal têm 50% de desconto na inscrição (benefício exclusivo para titulares).
➡️ Acesse o Clube de Vantagens e saiba como garantir o seu benefício.
No Dia do Vira-Lata, o Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal traz uma homenagem especial, assinada por um de seus associados, aos cães sem raça definida.
O associado João da Cruz Ramos Filho, servidor aposentado do TRT da 12ª Região (SC), compartilha a emocionante história de Barão, um vira-lata que marcou sua vida e relembra como amor, lealdade e companheirismo não têm raça.
Uma leitura sensível que também convida à reflexão sobre o cuidado e o respeito aos animais.
Acesse o Espaço Cultural e confira a homenagem completa. 🐾
#espaçocultural #diadoviralata #anajustrafederal