PEC 6/24

Câmara analisa fim de contribuição de servidores aposentados

Contribuição deverá chegar ao fim quando o beneficiário atingir 75 anos.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Está em análise na Câmara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/24) que acaba, gradativamente, com a contribuição previdenciária de servidores aposentados.

Segundo a proposta, a contribuição deverá ter seu valor reduzido em um décimo a cada ano, a partir da data em que o aposentado completar 66 anos de idade se for homem, e 63 se mulher. E chegará ao fim quando o beneficiário atingir 75 anos de idade.

A proposta também prevê que a contribuição não será exigida se a aposentadoria for decorrente de incapacidade permanente para o trabalho ou se o titular do benefício for portador de doença incapacitante.

O autor do texto, deputado Cleber Verde (MDB-MA), defende que a mudança vai injetar mais recursos na economia.

“Esse aposentado vai poder fazer o quê? Usar o seu recurso para movimentar o comércio, ampliar os serviços, vamos ter a perspectiva de aumento de emprego e renda e, ao mesmo tempo, o governo também vai arrecadar mais Imposto de Renda.”

A proposta que acaba, gradativamente, com a contribuição previdenciária de servidores aposentados, ainda aguarda decisão da Mesa Diretora da Câmara para que os deputados iniciem sua votação.

A princípio, ela precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, depois por uma comissão especial, para só então ir ao Plenário. Porém, Cleber Verde espera que a proposta possa ser apensada a outra (PEC 555/06) que trata do mesmo assunto e já passou pela CCJ e por uma comissão especial. O texto, assim, já poderia ir direto ao Plenário. Já foram apresentados vários requerimentos nesse sentido.

Acessos: 3400

Nosso comemoração ao mês da mulher sorteou 95 prêmios entre as associadas no dia 7 de março.

Lídia Serpa Barbosa, do TRT16, foi a ganhadora do Kindle. Parabéns!

#marcomulher #mesmulher #anajustrafederal
20 0
No dia 25 de março, celebramos o Dia Nacional do Oficial de Justiça, instituído pela Lei nº 13.157/2015 para reconhecer a importância desses profissionais.

Responsáveis por cumprir ordens judiciais e garantir a efetivação das decisões, os Oficiais de Justiça são fundamentais para o funcionamento do sistema jurídico, atuando como elo entre o Judiciário e a sociedade.

#diadajustiça #ordemjudicial #sociedade
37 1
MARÇO MULHER | AUTOCUIDADO

Para fechar o mês da mulher com reflexões e uma síntese sobre o autocuidado, receberemos a analista junguiana Claudia Lebie aqui no Instagram no dia 27/3, em uma transmissão ao vivo, com o tema “Autoamor é minha revolução”.

O autoamor é a capacidade de se acolher, se aceitar e se amar, respeitando as próprias necessidades e limites. Esse é um caminho de autocuidado e autotransformação que pode ajudar a melhorar a autoestima e a relação consigo mesmo.

Claudia é bacharel em Letras e mestre em International Education. Define-se como alguém interessada na vida e nos processos humanos. Ela leciona em cursos livres de autoria própria e escreve sobre autoconhecimento sem fórmulas mágicas em várias frentes digitais.

A live será transmitida ao vivo, às 19h (horário de Brasília).
Siga a nossa convidada @claudialebie 

#anajustrafederal #marcomulher #autoamor
16 4