Desafios da articulação política e paralisação dos interesses dos servidores

A coluna De Olho em Brasília traz um balanço das atividades legislativas na primeira metade do ano.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Durante o primeiro semestre de 2023, o Congresso Nacional revelou uma preocupante falta de articulação política do poder Executivo, o que resultou em um cenário de lentidão e ineficiência nas atividades legislativas nesses primeiros meses do ano. A ausência de um diálogo efetivo entre os poderes tem prejudicado a governabilidade e a capacidade de resposta do Legislativo aos desafios enfrentados pela nação.

Outro ponto presente no Congresso Nacional é a polarização política que, por vezes, impediu consensos e atrasou a tramitação de projetos importantes. Além disso, a necessidade de ajustes e negociações constantes entre as diferentes bancadas partidárias também influenciou o ritmo dos trabalhos.

Nesse contexto, é imprescindível destacar a paralisação de matérias de interesses dos servidores federais. Enquanto temas de grande relevância para a sociedade são negligenciados, a pauta relacionada às demandas dos servidores, como aposentadoria e melhorias nas condições de trabalho, também tem sido sistematicamente postergada. Essa falta de priorização reflete uma desconexão entre os parlamentares e a população.

Para que o Legislativo cumpra sua função de forma eficiente e representativa, é necessário um esforço conjunto de todos os atores políticos, buscando o diálogo, a negociação e a busca por soluções que beneficiem o país como um todo. Somente dessa forma será possível construir um sistema político mais ágil, responsivo e capaz de atender às necessidades e aspirações dos cidadãos, incluindo os servidores federais, que desempenham um papel crucial na construção de uma nação mais justa e próspera.

O arcabouço fiscal e a polêmica reforma administrativa são assuntos que devem ser discutidos no segundo semestre nas Casas. Os temas possuem grande relevância e potencial impacto na carreira dos servidores. E, embora sejam amenizados pelo presidente da Câmara dos Deputados, vamos acompanhar bem de perto para proteger os direitos dos servidores federais.

De Olho em Brasília

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.

Acessos: 3542

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
25 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
118 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
40 0