Mesa Nacional de Negociação com servidores públicos é reaberta

Dweck destacou a importância da reabertura da mesa como um compromisso com a democracia brasileira e com o respeito aos servidores públicos.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O governo federal reabriu a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com entidades representativas dos servidores públicos. A mesa, que foi instalada em 2003, havia sido fechada durante o governo Michel Temer em 2016. A retomada, que ocorreu no último dia 7, é uma promessa de retornar a liderar a construção de canais participativos para tratar conflitos e demandas decorrentes das relações de trabalho no setor público federal.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck,destacou que a iniciativa busca soluções negociadas entre as partes, melhorar a qualidade dos serviços prestados e debater questões de democracia e cidadania. “A reabertura, este ano, é um compromisso com a democracia brasileira e com o respeito a quem presta o serviço público”, afirmou. Durante o ato, a ministra assinou a minuta de um decreto que permite a inclusão de dirigentes sindicais na folha salarial.

Participaram da solenidade os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, da Previdência Social, Carlos Lupi, da Educação, Camilo Santana e dirigentes de entidades representativas de servidores públicos federais.

A Mesa

A Mesa Nacional de Negociação Permanente foi criada em 2003 durante o mandato do Presidente Lula como uma forma de melhorar as relações de trabalho e democratizar o Estado. 20 anos depois, o Governo Federal retomou a proposta com o objetivo de construir canais participativos para solucionar conflitos e demandas relacionadas ao trabalho na administração pública federal, autárquica e fundacional.

A mesa é formada por duas bancadas: uma governamental, composta por ministérios como Planejamento, Fazenda, Casa Civil, Trabalho, Previdência, Educação e Saúde, e outra sindical, formada pelas entidades representativas dos servidores públicos federais. O objetivo é encontrar soluções negociadas por meio do diálogo e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, além de discutir questões relacionadas à democratização do Estado e à cidadania.

A iniciativa envolve o funcionamento da Mesa Central e de Mesas Setoriais, ambas com caráter deliberativo. A Mesa Central conta com as entidades assinantes do Protocolo da MNNP e os ministérios da Bancada Ministerial. Já nas Mesas Setoriais participam o ministério ou órgão específico e as entidades sindicais específicas, de âmbito nacional.

 

Acessos: 1339

Já faz parte do nosso canal no WhatsApp?

Se ainda não, aproveite a oportunidade de receber conteúdos exclusivos todos os dias sobre tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal!

Fique por dentro de novidades, convênios, eventos, ações jurídicas e muito mais, direto no seu celular.

🔗 Clique no link e entre para o nosso canal no WhatsApp agora mesmo!

#anajustrafederal #whatsapp #comunicaçãocomassociado #informaçãoemtempo #servidorfederal #canalexclusivo
8 0
Você escolhe como quer se manter informado!

Na ANAJUSTRA Federal, a comunicação é do seu jeito: WhatsApp, e-mail ou SMS. 📱📧📩

Na área restrita do nosso site, você pode selecionar os canais pelos quais deseja receber nossas mensagens e os temas do seu interesse, como:
🔹Ações jurídicas
🔹ANAJUSTRA Corretora
🔹Convênios e serviços
🔹Saúde e bem-estar

Assim, garantimos que você receba apenas conteúdos relevantes para o seu dia a dia. 💡

Acesse a área restrita, vá em “Minha conta” e depois em “Preferências de comunicação” para personalizar suas escolhas.

#anajustrafederal #comunicacao #pju #preferenciasdeemail #associados
8 0