Mesa Nacional de Negociação com servidores públicos é reaberta

Dweck destacou a importância da reabertura da mesa como um compromisso com a democracia brasileira e com o respeito aos servidores públicos.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O governo federal reabriu a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com entidades representativas dos servidores públicos. A mesa, que foi instalada em 2003, havia sido fechada durante o governo Michel Temer em 2016. A retomada, que ocorreu no último dia 7, é uma promessa de retornar a liderar a construção de canais participativos para tratar conflitos e demandas decorrentes das relações de trabalho no setor público federal.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck,destacou que a iniciativa busca soluções negociadas entre as partes, melhorar a qualidade dos serviços prestados e debater questões de democracia e cidadania. “A reabertura, este ano, é um compromisso com a democracia brasileira e com o respeito a quem presta o serviço público”, afirmou. Durante o ato, a ministra assinou a minuta de um decreto que permite a inclusão de dirigentes sindicais na folha salarial.

Participaram da solenidade os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, da Previdência Social, Carlos Lupi, da Educação, Camilo Santana e dirigentes de entidades representativas de servidores públicos federais.

A Mesa

A Mesa Nacional de Negociação Permanente foi criada em 2003 durante o mandato do Presidente Lula como uma forma de melhorar as relações de trabalho e democratizar o Estado. 20 anos depois, o Governo Federal retomou a proposta com o objetivo de construir canais participativos para solucionar conflitos e demandas relacionadas ao trabalho na administração pública federal, autárquica e fundacional.

A mesa é formada por duas bancadas: uma governamental, composta por ministérios como Planejamento, Fazenda, Casa Civil, Trabalho, Previdência, Educação e Saúde, e outra sindical, formada pelas entidades representativas dos servidores públicos federais. O objetivo é encontrar soluções negociadas por meio do diálogo e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, além de discutir questões relacionadas à democratização do Estado e à cidadania.

A iniciativa envolve o funcionamento da Mesa Central e de Mesas Setoriais, ambas com caráter deliberativo. A Mesa Central conta com as entidades assinantes do Protocolo da MNNP e os ministérios da Bancada Ministerial. Já nas Mesas Setoriais participam o ministério ou órgão específico e as entidades sindicais específicas, de âmbito nacional.

 

Acessos: 1339

Fique atento à realização correta das sessões de terapias como fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia.
🔍 Confira se todas as sessões registradas foram realmente realizadas.
Evite autorizar sessões em branco ou assinaturas sem conferência.
Fraudes impactam diretamente os custos do plano, e quem paga a conta são todos os beneficiários.

⚠️ Segurança e responsabilidade também fazem parte do cuidado com a saúde.
3 0
📍 Quer trocar de cidade, de tribunal ou de ramo no Judiciário?
O seu caminho pode começar no Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal, um dos serviços mais acessados do nosso site!
🔎 Milhares de acessos mostram o quanto essa ferramenta facilita conexões entre servidores de todo o Brasil.
📌 Quase 400 cadastros ativos.
📌 Alertas automáticos para associados.
📌 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade.
📌 Totalmente gratuito e válido por 1 ano.
💬 Acesse o site, cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que você deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional #novosoportunidades
8 0
CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida

Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.

Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰

Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!

🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira. 

Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇

#calendario2026 #calendarioanajustrafederal #amizade #dotrabalhoparaavida
12 2
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!

Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.

🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.

🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.

🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.

📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
38 0