Reajuste finalmente aprovado. É pra comemorar?

Na última coluna “De olho em Brasília” de 2022, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal analisa os reflexos da tão aguardada recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na última semana, o Congresso Nacional aprovou o reajuste dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU) em 19,25%, escalonado em três parcelas cumulativas. Serão 6% em fevereiro de 2023, mais 6% em fevereiro de 2024 e, por fim, mais 6,13% em fevereiro de 2025. Os servidores devem ficar radiantes? Claro que não!

Uma categoria que está há seis anos sem reajuste e fica, anos após ano, acumulando perda atrás de perda não tem muito o que comemorar. Ao contrário do que parte da imprensa noticiou, o que foi aprovado não foi um aumento salarial. Os 19,25% repõem apenas parte dos 35% que foram perdidos com a inflação dos últimos anos. Ressalto, devolve um percentual do que foi corroído pela inflação. Essa reposição nem mesmo se iguala ao poder de compra que se tinha em 2016 – data do último reajuste.

Se analisarmos apenas a primeira parcela de 6%, que será paga a partir de 01 de fevereiro do próximo ano, vamos constatar que ela irá cobrir, tão somente, a inflação deste ano de 2022. Mas não se esqueça, o fantasma da inflação no Brasil, anualmente, assusta a todos de forma implacável. Ou seja, além de não aliviar o saldo total acumulado dos últimos seis anos, os servidores vão ver parte dessas parcelas futuras do reajuste diminuírem pela inflação que, certamente, há de vir.

Assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar. - ANAJUSTRA Federal

Assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar. – ANAJUSTRA Federal

Antes da aprovação do PL 2441/22 no Congresso Nacional, na semana passada, a ANAJUSTRA Federal realizou uma enquete sobre o tema em uma newsletter especial da revista “Em pauta”, que abordava o andamento deste e de outros projetos de interesse da categoria.

Você acredita na aprovação do reajuste salarial em 2023? O percentual do reajuste é suficiente ou insuficiente? Essas foram as perguntas feitas e mais de 1600 associados participaram. Não houve surpresa nas respostas. Eles se dividiram entre acreditar ou não não aprovação do reajuste, mas a maioria esmagadora apontou que o percentual era insuficiente, o que foi reconhecido pela diretoria da ANAJUSTRA Federal.

“Apesar de não recompor efetivamente as perdas inflacionárias dos servidores, já representa um alívio. A partir disso, vamos reforçar a atuação em prol da revisão efetiva e da reestruturação do plano de cargos e salários dos servidores do PJU. Esse é e sempre será o objetivo central da associação: valorizá-los, melhorar as condições de trabalho e lutar pelo reconhecimento dos servidores ativos, inativos e pensionistas”, afirmou o vice-presidente da entidade, Aureo Pedroso.

Como bem disse o nosso vice-presidente, apesar de minguado, o reajuste não deixa de ser um alento para a categoria. Mas a verdade é que os servidores colhem frustrações de governo a governo… Expectativas são criadas, mas nada acontece à altura do que eles merecem.

Sinceramente, não dá para acreditar que houve verdadeiro empenho dos parlamentares para reconhecer o mérito de quem trabalha, de fato, pelo Brasil. Com exceção de alguns, o que acompanhamos foi uma encenação de um acordo firmado previamente.

Apesar disso, temos que enaltecer a força, dedicação e afinco com que os servidores batalharam para garantir o que é de direito. Agora, é aguardar o comportamento da nossa categoria no decorrer do próximo ano, especialmente com o novo governo.

Uma das mais altas expectativas é a volta dos concursos públicos para suprir a lacuna de déficit de pessoal, que só aumenta desde 2018. E antes que falem, refresco a memória de todos com a conclusão do estudo de 2020 da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), que aponta o Brasil abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em relação ao percentual de servidores públicos em comparação à população empregada.

Com o congelamento salarial o que vemos é o servidor desmotivado e sentindo-se desvalorizado. A consequência também já é percebida com a perda acentuada de servidores para a iniciativa privada. O servidor público merece respeito, e isso inclui uma remuneração realmente justa. Que 2023 seja melhor!

De Olho em Brasília

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.


Leia também

Congresso aprova reajuste de 19,25% em três anos para os servidores do Poder Judiciário da União
Aprovação do reajuste dos servidores depende de sprint final no Congresso
Reajuste salarial vem mesmo em 2023?


 

 

Acessos: 123565

🆕 A ANAJUSTRA Federal agora é parceira da Nissan @nissanbrasil e associados têm até 15% de desconto na compra de veículos! 

 O Frontier ATTACK 4X4 190 CV Automática, por exemplo, está com R$ 43.487,28 de desconto até 4/12.  

🚘 Confira a tabela com todos os modelos e descontos em anajustrabeneficios.com.br na página da Nissan.

Aproveite as vantagens de ser nosso associado! 

#nissan #desconto #veiculos #anajustrafederal
O associado Edson Firmino, servidor do TRT9, lança nesta sexta-feira (22) o terceiro livro ‘Margaridas para Antônios’.

Inspirado por Drummond, Vinícius e Caetano, o livro é uma homenagem aos pais do autor e aos grandes poetas populares brasileiros.

”Meu pai Antônio, falecido recentemente, me trouxe o gosto pela melodia. Minha mãe, Margarida, me deu o ‘amos’ pelas letras, escrita, cultura e os livros.  O título ‘Margaridas para Antônios’ vem daí.”

O livro já está disponível na Amazon e em breve chegará às principais livrarias.

Lançamento:

🗓️ Data: 22/11 (sexta-feira)
🕓 Horário: 16h às 19h
📍 Local: Biblioteca do TRT-9 – Av. Vicente Machado, 147, térreo. Curitiba - PR.

Confira mais no nosso blog Espaço Cultural. 😉

#lançamentodelivro #margaridasparaantônio #poesia #literaturabrasileira #espaçocultural #associadoanajustra #anajustrafederal
Estamos em novembro, e aqui vai um lembrete importante: cuidar da saúde também é coisa de homem!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que ele tem até 90% de chance de cura se detectado precocemente.

💡 Prevenir é o melhor remédio:

- Faça exames de rotina regularmente.
- Converse com seu médico sobre seus fatores de risco.
- Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro.

💬 Agora é a hora de quebrar preconceitos e priorizar a sua saúde!

Cuide-se. Quem te ama agradece. 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado
Quem não vê a hora de planejar 2025?

A distribuição da nossa agenda e calendário já começou! A agenda traz novamente ferramentas de planejamento para um ano mais produtivo e organizado. E o calendário está recheado de “Memórias do Judiciário”.
😉📒

Em breve, na sua casa 🏘️✨🙌🏽
O Thermas de São Pedro é um parque aquático localizado no interior do estado de São Paulo, considerado um dos mais visitados da América Latina, reconhecido pela Themed Entertainment Association (TEA) and the Economics practice at AECOM e conta com oito milhões de m³ de águas distribuídas em suas mais de 20 atrações.  #thermasdesaopedro 

A melhor parte? Garante aos associados 10% de desconto! 

Aproveite o benefícios e reserve o passaporte de toda a família para essas férias. 

#parqueaquatico  #interiordesp #desconto