Parlamentar

Governo promete 5% de reajuste aos servidores federais

14/04/2022 10:18 | Fonte: Da assessoria

Serão beneficiadas carreiras do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria.

A+ A-

A pressão do funcionalismo federal surtiu efeito neste ano de eleições e o governo Jair Bolsonaro (PL) decidiu conceder um reajuste de 5% para os servidores públicos federais do Executivo, do Legislativo, do Judiciário e também do Ministério Público e da Defensoria.

A decisão pelo formato linear, adiantada pelo assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, na coluna " De Olho em Brasília", de março, foi tomada porque a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impede aumentos de salário a menos de 180 dias do fim de um mandato presidencial. Como o aumento geral de 5% seria abaixo da inflação, não haveria impedimento.

Bucar lembra que o reajuste pedido pelos servidores do Judiciário e de outras categorias do funcionalismo era de 19,9%, percentual para recomposição das perdas salariais dos últimos anos. "Mesmo pequena, essa conquista mostra a força dos servidores e que mais pode ser alcançado", diz o assessor.

Em sua última publicação no site da ANAJUSTRA Federal, ele enfatizou a importância da mobilização do funcionalismo, apontando que o desgaste do governo seria imensurável.




Inicialmente, a intenção do presidente Jair Bolsonaro era reajustar o pagamento apenas dos servidores da área de segurança. Essa posição fez crescer as reivindicações e paralisações de outras categorias, entre elas, a do Judiciário que teve o último reajuste em 2016.