REFORMA ADMINISTRATIVA

Expectativas e desafios com o novo grupo de trabalho 

Assessor parlamentar analisa trabalhos do GT. 

Você ainda pode ler 3 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O debate sobre a reforma administrativa voltou a ganhar força na Câmara dos Deputados, com a criação, no dia 27 de maio de 2025, de um grupo de trabalho destinado a apresentar propostas que visem melhorar a eficiência do Estado e reduzir os gastos públicos.  

O prazo estipulado para a entrega do texto ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é 14 de julho. Apesar das intenções declaradas pelo governo e pelo Congresso de aprimorar a máquina pública, os servidores continuam céticos e em alerta, temendo que, mais uma vez, a medida sirva para reduzir direitos e aumentar as desigualdades. 

O coordenador do grupo de trabalho, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), assegurou que a proposta não afetará os direitos adquiridos dos servidores públicos, destacando que o projeto tem como principal objetivo aumentar a qualidade dos serviços públicos, sem prejudicar os servidores já em exercício. “Não vamos mexer na estabilidade do servidor, nem reduzir seus direitos. Servidor não é o vilão da reforma administrativa, ele é o agente da transformação”, afirmou. 

Entretanto, as declarações de membros do grupo de trabalho não têm sido suficientes para dissipar as preocupações das entidades representativas dos servidores. Essas organizações, em encontros do GT, manifestaram desconfiança, citando que a reforma, ao longo das últimas décadas, sempre esteve ligada à redução do Estado e aos cortes ou enfraquecimento de direitos do funcionalismo.  

Convergências x divergências 

Enquanto os representantes dos servidores defendem que a reforma deve assegurar a estabilidade no serviço público e regulamentar a negociação coletiva, entre outros pontos, representantes do setor privado têm sugerido que ela também deve simplificar a estrutura do Estado e aumentar a flexibilidade para melhorar a eficiência na prestação de serviços essenciais.  

Entre convergências e divergências, o desafio é promover melhorias sem comprometer a missão social do Estado e os direitos dos servidores. 

A visão de Motta 

Hugo Motta tem defendido a reforma administrativa como uma medida essencial para melhorar a qualidade dos serviços públicos e garantir o equilíbrio fiscal do país.  

Para ele, a matéria visa organizar melhor os gastos do governo, sem precisar aumentar impostos, e sem comprometer os direitos dos servidores. “O país precisa de uma reforma estrutural para melhorar a qualidade dos serviços públicos e evitar medidas pontuais, como aumento de impostos”, declarou. O governo federal, por sua vez, enfrenta resistência no Congresso quanto ao aumento de tributos e busca alternativas. 

O futuro  

O que se desenha para o futuro da reforma administrativa é um cenário de intensos debates e disputas políticas. O grupo de trabalho tem o desafio de apresentar uma proposta equilibrada, que não apenas atenda às demandas de eficiência, mas também preserve os direitos conquistados pelos servidores ao longo dos anos.  

A data limite para a entrega do texto se aproxima e a luta por uma reforma que não se traduza em perdas para os servidores segue sendo uma prioridade para as entidades representativas, que já se preparam para pressionar o Congresso e garantir que suas demandas sejam ouvidas, antes que qualquer proposta de mudança avance. 

De olho em Brasília 

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. 

O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas. 

Acessos: 492

🏥 Seu plano cobre o Mater Dei?

A Carolina é uma personagem fictícia, mas pode ser que você se identifique com essa história. Está pensando em complementar sua assistência com o plano hospitalar com obstetrícia SulAmérica, via JUSaúde da ANAJUSTRA Federal?

✅ Atendimento no Hospital Mater Dei
✅ Internação com conforto
✅ Cirurgia com cobertura completa
✅ Coparticipação justa e transparente

Você pode ter acesso a esse benefício. Fale com a gente no WhatsApp (6133226864) e saiba mais!

#anajustrafederal #jusáude #trt3 #sulamerica #planodesaúde #materdei #benefício #qualidadedevida #servidorpúblico
6 0
Você conhece a Telemedicina?
Ela é prática, segura e pode evitar deslocamentos desnecessários, inclusive em situações simples.
📲 Dores leves, dúvidas sobre medicamentos e resultados de exames podem ser resolvidos pelo atendimento remoto.
Além disso, a Telemedicina ajuda a evitar a superlotação de prontos atendimentos.

▶️ Acesse o app ou o site da operadora e confira como utilizar.
#anajustrafederal  #telemedicina
8 0
📸 Teve cuidado, teve bem-estar e teve novidade boa na Semana Bem-Viver no TRT3! @trt_mg_oficial

Durante o evento promovido pela ANAJUSTRA Federal em parceria com a SulAmérica, os servidores aproveitaram serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose e massagem — com o apoio da @paguemenos — além de conhecer de perto o novo plano de saúde com cobertura nacional.

🏥 Quer um plano que atende no Mater Dei? A ANAJUSTRA Federal tem essa opção, com condições exclusivas para associados.

▶️ Confira o que disse quem passou por lá!

#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
20 0
JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS

Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.

📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.

A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.

#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude
18 0