
Comissão aprova maior liberdade para servidor decidir como compor margem consignável
Reservas pré-definidas para produtos específicos podem ser extintas.
Assessor parlamentar analisa trabalhos do GT.
O debate sobre a reforma administrativa voltou a ganhar força na Câmara dos Deputados, com a criação, no dia 27 de maio de 2025, de um grupo de trabalho destinado a apresentar propostas que visem melhorar a eficiência do Estado e reduzir os gastos públicos.
O prazo estipulado para a entrega do texto ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é 14 de julho. Apesar das intenções declaradas pelo governo e pelo Congresso de aprimorar a máquina pública, os servidores continuam céticos e em alerta, temendo que, mais uma vez, a medida sirva para reduzir direitos e aumentar as desigualdades.
O coordenador do grupo de trabalho, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), assegurou que a proposta não afetará os direitos adquiridos dos servidores públicos, destacando que o projeto tem como principal objetivo aumentar a qualidade dos serviços públicos, sem prejudicar os servidores já em exercício. “Não vamos mexer na estabilidade do servidor, nem reduzir seus direitos. Servidor não é o vilão da reforma administrativa, ele é o agente da transformação”, afirmou.
Entretanto, as declarações de membros do grupo de trabalho não têm sido suficientes para dissipar as preocupações das entidades representativas dos servidores. Essas organizações, em encontros do GT, manifestaram desconfiança, citando que a reforma, ao longo das últimas décadas, sempre esteve ligada à redução do Estado e aos cortes ou enfraquecimento de direitos do funcionalismo.
Enquanto os representantes dos servidores defendem que a reforma deve assegurar a estabilidade no serviço público e regulamentar a negociação coletiva, entre outros pontos, representantes do setor privado têm sugerido que ela também deve simplificar a estrutura do Estado e aumentar a flexibilidade para melhorar a eficiência na prestação de serviços essenciais.
Entre convergências e divergências, o desafio é promover melhorias sem comprometer a missão social do Estado e os direitos dos servidores.
Hugo Motta tem defendido a reforma administrativa como uma medida essencial para melhorar a qualidade dos serviços públicos e garantir o equilíbrio fiscal do país.
Para ele, a matéria visa organizar melhor os gastos do governo, sem precisar aumentar impostos, e sem comprometer os direitos dos servidores. “O país precisa de uma reforma estrutural para melhorar a qualidade dos serviços públicos e evitar medidas pontuais, como aumento de impostos”, declarou. O governo federal, por sua vez, enfrenta resistência no Congresso quanto ao aumento de tributos e busca alternativas.
O que se desenha para o futuro da reforma administrativa é um cenário de intensos debates e disputas políticas. O grupo de trabalho tem o desafio de apresentar uma proposta equilibrada, que não apenas atenda às demandas de eficiência, mas também preserve os direitos conquistados pelos servidores ao longo dos anos.
A data limite para a entrega do texto se aproxima e a luta por uma reforma que não se traduza em perdas para os servidores segue sendo uma prioridade para as entidades representativas, que já se preparam para pressionar o Congresso e garantir que suas demandas sejam ouvidas, antes que qualquer proposta de mudança avance.
De olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 511
Fique atento à realização correta das sessões de terapias como fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia.
🔍 Confira se todas as sessões registradas foram realmente realizadas.
Evite autorizar sessões em branco ou assinaturas sem conferência.
Fraudes impactam diretamente os custos do plano, e quem paga a conta são todos os beneficiários.
⚠️ Segurança e responsabilidade também fazem parte do cuidado com a saúde.
A amizade que nasceu no plantão, cresceu no cafezinho, sobreviveu às audiências corridas e continua firme na vida?
A gente quer contar essa história 💙
A campanha do **Calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal** está nos últimos dias — e ainda dá tempo de participar!
Com o tema **“Do trabalho para a vida”**, vamos celebrar os laços verdadeiros que surgiram no Judiciário Federal e seguem sendo fonte de afeto, apoio e parceria.
📸 Envie sua história + uma foto marcante com seu amigo ou amiga.
📍 Até 8/8 no hotsite da campanha.
\#anajustrafederal #calendarioanajustra2026 #amizade #judiciáriofederal #servidorespublicos #dotrabalhoparaavida
📍 Quer trocar de cidade, de tribunal ou de ramo no Judiciário?
O seu caminho pode começar no Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal, um dos serviços mais acessados do nosso site!
🔎 Milhares de acessos mostram o quanto essa ferramenta facilita conexões entre servidores de todo o Brasil.
📌 Quase 400 cadastros ativos.
📌 Alertas automáticos para associados.
📌 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade.
📌 Totalmente gratuito e válido por 1 ano.
💬 Acesse o site, cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que você deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional #novosoportunidades
CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida
Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.
Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰
Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!
🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira.
Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇
#calendario2026 #calendarioanajustrafederal #amizade #dotrabalhoparaavida
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!
Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.
🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.
🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.
🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.
📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
“Este livro é para quem quer proclamar sua mensagem ao mundo e com urgência”, explica @eusouluizgonzaga servidor do TRT 14 e autor da obra, que é um passo a passo para o desenvolvimento da comunicação em público.
Além do título “40 dias de Oratória”, que pode ser adquirido pelo link que está nos stories, Luiz Gonzaga também publicou um livro digital intitulado “Guia Prático de Como Fazer Hoje uma Boa Apresentação em Público Saindo do Zero”, que está à venda na Amazon.