REFORMA ADMINISTRATIVA

Expectativas e desafios com o novo grupo de trabalho 

Assessor parlamentar analisa trabalhos do GT. 

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O debate sobre a reforma administrativa voltou a ganhar força na Câmara dos Deputados, com a criação, no dia 27 de maio de 2025, de um grupo de trabalho destinado a apresentar propostas que visem melhorar a eficiência do Estado e reduzir os gastos públicos.  

O prazo estipulado para a entrega do texto ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é 14 de julho. Apesar das intenções declaradas pelo governo e pelo Congresso de aprimorar a máquina pública, os servidores continuam céticos e em alerta, temendo que, mais uma vez, a medida sirva para reduzir direitos e aumentar as desigualdades. 

O coordenador do grupo de trabalho, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), assegurou que a proposta não afetará os direitos adquiridos dos servidores públicos, destacando que o projeto tem como principal objetivo aumentar a qualidade dos serviços públicos, sem prejudicar os servidores já em exercício. “Não vamos mexer na estabilidade do servidor, nem reduzir seus direitos. Servidor não é o vilão da reforma administrativa, ele é o agente da transformação”, afirmou. 

Entretanto, as declarações de membros do grupo de trabalho não têm sido suficientes para dissipar as preocupações das entidades representativas dos servidores. Essas organizações, em encontros do GT, manifestaram desconfiança, citando que a reforma, ao longo das últimas décadas, sempre esteve ligada à redução do Estado e aos cortes ou enfraquecimento de direitos do funcionalismo.  

Convergências x divergências 

Enquanto os representantes dos servidores defendem que a reforma deve assegurar a estabilidade no serviço público e regulamentar a negociação coletiva, entre outros pontos, representantes do setor privado têm sugerido que ela também deve simplificar a estrutura do Estado e aumentar a flexibilidade para melhorar a eficiência na prestação de serviços essenciais.  

Entre convergências e divergências, o desafio é promover melhorias sem comprometer a missão social do Estado e os direitos dos servidores. 

A visão de Motta 

Hugo Motta tem defendido a reforma administrativa como uma medida essencial para melhorar a qualidade dos serviços públicos e garantir o equilíbrio fiscal do país.  

Para ele, a matéria visa organizar melhor os gastos do governo, sem precisar aumentar impostos, e sem comprometer os direitos dos servidores. “O país precisa de uma reforma estrutural para melhorar a qualidade dos serviços públicos e evitar medidas pontuais, como aumento de impostos”, declarou. O governo federal, por sua vez, enfrenta resistência no Congresso quanto ao aumento de tributos e busca alternativas. 

O futuro  

O que se desenha para o futuro da reforma administrativa é um cenário de intensos debates e disputas políticas. O grupo de trabalho tem o desafio de apresentar uma proposta equilibrada, que não apenas atenda às demandas de eficiência, mas também preserve os direitos conquistados pelos servidores ao longo dos anos.  

A data limite para a entrega do texto se aproxima e a luta por uma reforma que não se traduza em perdas para os servidores segue sendo uma prioridade para as entidades representativas, que já se preparam para pressionar o Congresso e garantir que suas demandas sejam ouvidas, antes que qualquer proposta de mudança avance. 

De olho em Brasília 

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. 

O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas. 

Acessos: 524

Tive minha aposentadoria negada pelo TCU. E agora? 😟 

A gente responde no vídeo — e explica o que muda com a decisão do STF!

Compartilhe com colegas que estão passando pela mesma situação. ⚖️💬
27 0
Cinco anos atrás, em 2020, nascia uma parceria pensada pra facilitar a sua vida financeira.
Hoje, ela continua firme, e cheia de bons motivos pra você aproveitar!

💙 ANAJUSTRA Federal + Financeira BRB:
Porque crédito consignado pode (e deve!) ser simples, seguro e justo.

👉 Taxas exclusivas
👉 Contratação descomplicada
👉 Liberação rápida
👉 E zero tarifas escondidas

5 anos de parceria que dá crédito a quem merece confiança.✨

#ANAJUSTRAFederal #BRBFinanceira #CréditoConsignado #ParceriaDeValor
10 0
Respondendo mais uma dúvida sobre os Quintos e o MS 39881 ⚖️💭📖🤔

O TCU já foi comunicado? Simmm! E agora precisa revisar seus atos! ✅👍🏽

📹🔴 Saiba como vamos garantir que isso aconteça no vídeo!
61 6
💚 Dia do Servidor Público 💚

Hoje, celebramos aqueles que constroem, com dedicação e compromisso, a Justiça que transforma vidas e fortalece o Brasil. ⚖️✨

A cada decisão, a cada atendimento, a cada gesto de serviço público, está o trabalho de quem faz a diferença — e é por isso que a ANAJUSTRA Federal tem tanto orgulho de representar e valorizar essa categoria.

👏 Parabéns a todos os servidores e servidoras que fazem a Justiça acontecer todos os dias!

#DiaDoServidor #ServidorPúblico #JustiçaFederal #ANAJUSTRAFederal #Valorização #OrgulhoDeSerServidor #ServidoresDoJudiciário #JustiçaQueTransforma
380 12
📸✨ Prêmio nas mãos!!

Ganhadora do iPhone 16, Adriana Chagas Leal recebeu o prêmio do Sorteio do Mês do Servidor nesta segunda, 27, na nossa sede. Ela é servidora do TRT10 😍📱

Que sorte, Adriana! 🎉 Parabéns!!

E a todos os servidores, nosso muito obrigado por fazerem a Justiça acontecer todos os dias. Vocês merecem toda a valorização! 💼⚖️

#DiaDoServidor #ANAJUSTRA #Sorteio #ServidoresQueFazemAJustiça #iPhoneNaMão #MomentoEspecial #Felicidade
80 5