REFORMA ADMINISTRATIVA

Expectativas e desafios com o novo grupo de trabalho 

Assessor parlamentar analisa trabalhos do GT. 

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O debate sobre a reforma administrativa voltou a ganhar força na Câmara dos Deputados, com a criação, no dia 27 de maio de 2025, de um grupo de trabalho destinado a apresentar propostas que visem melhorar a eficiência do Estado e reduzir os gastos públicos.  

O prazo estipulado para a entrega do texto ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é 14 de julho. Apesar das intenções declaradas pelo governo e pelo Congresso de aprimorar a máquina pública, os servidores continuam céticos e em alerta, temendo que, mais uma vez, a medida sirva para reduzir direitos e aumentar as desigualdades. 

O coordenador do grupo de trabalho, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), assegurou que a proposta não afetará os direitos adquiridos dos servidores públicos, destacando que o projeto tem como principal objetivo aumentar a qualidade dos serviços públicos, sem prejudicar os servidores já em exercício. “Não vamos mexer na estabilidade do servidor, nem reduzir seus direitos. Servidor não é o vilão da reforma administrativa, ele é o agente da transformação”, afirmou. 

Entretanto, as declarações de membros do grupo de trabalho não têm sido suficientes para dissipar as preocupações das entidades representativas dos servidores. Essas organizações, em encontros do GT, manifestaram desconfiança, citando que a reforma, ao longo das últimas décadas, sempre esteve ligada à redução do Estado e aos cortes ou enfraquecimento de direitos do funcionalismo.  

Convergências x divergências 

Enquanto os representantes dos servidores defendem que a reforma deve assegurar a estabilidade no serviço público e regulamentar a negociação coletiva, entre outros pontos, representantes do setor privado têm sugerido que ela também deve simplificar a estrutura do Estado e aumentar a flexibilidade para melhorar a eficiência na prestação de serviços essenciais.  

Entre convergências e divergências, o desafio é promover melhorias sem comprometer a missão social do Estado e os direitos dos servidores. 

A visão de Motta 

Hugo Motta tem defendido a reforma administrativa como uma medida essencial para melhorar a qualidade dos serviços públicos e garantir o equilíbrio fiscal do país.  

Para ele, a matéria visa organizar melhor os gastos do governo, sem precisar aumentar impostos, e sem comprometer os direitos dos servidores. “O país precisa de uma reforma estrutural para melhorar a qualidade dos serviços públicos e evitar medidas pontuais, como aumento de impostos”, declarou. O governo federal, por sua vez, enfrenta resistência no Congresso quanto ao aumento de tributos e busca alternativas. 

O futuro  

O que se desenha para o futuro da reforma administrativa é um cenário de intensos debates e disputas políticas. O grupo de trabalho tem o desafio de apresentar uma proposta equilibrada, que não apenas atenda às demandas de eficiência, mas também preserve os direitos conquistados pelos servidores ao longo dos anos.  

A data limite para a entrega do texto se aproxima e a luta por uma reforma que não se traduza em perdas para os servidores segue sendo uma prioridade para as entidades representativas, que já se preparam para pressionar o Congresso e garantir que suas demandas sejam ouvidas, antes que qualquer proposta de mudança avance. 

De olho em Brasília 

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. 

O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas. 

Acessos: 524

Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
20 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
8 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
14 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
16 0