
Comissão debate impactos das contribuições sobre aposentadoria de servidores
O debate será realizado nesta terça, 27, a partir das 13 horas, no plenário…
GT terá um prazo de 45 dias para apresentar uma proposta sobre o tema.
Na terça-feira, 27/5, foi oficialmente instalado na Câmara dos Deputados o Grupo de Trabalho (GT) destinado a discutir a reforma administrativa. O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) foi designado como coordenador do GT, que terá um prazo de 45 dias para apresentar uma proposta sobre o tema.
O grupo contará com a participação de representantes de todos os partidos com assento na Câmara, incluindo nomes como Arthur Maia (União/BA), André Figueiredo (PDT/CE), Pedro Campos (PSB/PE), Gilberto Abramo (Republicanos/MG), Doutor Luizinho (PP/RJ), Adriana Ventura (Novo/SP) e Túlio Gadêlha (Rede/PE).
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), expressou a intenção de votar o texto da matéria ainda no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar de julho. Segundo Motta, o objetivo é buscar mais eficiência na máquina pública, sem retirar direitos de nenhuma categoria, e promover uma gestão mais transparente e meritocrática.
A instalação do GT, no entanto, não foi recebida com entusiasmo por sindicatos e associações representativas dos servidores públicos. Entidades expressaram preocupação com a falta de transparência e a exclusão da sociedade civil e dos servidores das discussões.
Observa-se que a criação do GT representa uma mudança significativa na tramitação do debate, pois ele não segue as regras regimentais tradicionais de um projeto de lei, como prazos, possibilidade de emendas, audiências públicas obrigatórias ou veto presidencial. Na prática, o GT pode deliberar sem qualquer participação efetiva da sociedade, das entidades sindicais/associações ou mesmo de setores do governo, se assim decidir sua coordenação.
Diante desse cenário, as entidades permanecem em alerta máximo e têm articulado ações para garantir a participação efetiva dos servidores nas discussões e impedir que propostas prejudiciais avancem sem o devido debate público.
A mobilização inclui encontros com parlamentares, audiências públicas e campanhas de conscientização para sensibilizar a sociedade e os legisladores sobre a importância de preservar os direitos dos servidores públicos e a qualidade dos serviços prestados à população.
O desfecho desse processo legislativo será determinante para o futuro do serviço público no Brasil. Os próximos dias exigem atenção redobrada e engajamento contínuo de todas as partes envolvidas para assegurar que a reforma administrativa, se necessária, seja conduzida de forma transparente, democrática e respeitosa aos direitos do funcionalismo e à qualidade dos serviços públicos.
De olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 90
CLUBE DE VANTAGENS | COLÉGIO MACKENZIE
🎓 Você sabia? A ANAJUSTRA Federal tem convênio com o Colégio Presbiteriano Mackenzie nas unidades de Brasília, São Paulo e Palmas!
Servidores associados garantem condições especiais para a educação dos seus filhos em uma das instituições de ensino mais renomadas do país.
▶️ Assista ao vídeo e confira nossa visita à unidade de Brasília.
Acesse o Clube de Vantagens e saiba mais:
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #conveniocombenefícios #educação #colégiomackenzie #servidoresfederais
APOSENTADORIA | MAIOR DESAFIO FINANCEIRO DOS SERVIDORES
Qual o maior desafio financeiro dos servidores?
O gerente de investimentos da Funpresp-Jud, Rodrigo Almeida, respondeu essa pergunta na live “Perfis de investimentos e planejamento financeiro”.
Trouxemos esse trecho como um convite para você pensar a sua aposentadoria desde já!
Assista a live completa no nosso perfil e veja dicas práticas para o seu futuro financeiro e previdenciário.
#anajustrafederal #servidorpublico #aposentadoria
VOCÊ SABIA | MURAL DE PERMUTA E REDISTRIBUIÇÃO
📌 A ANAJUSTRA Federal oferece um espaço exclusivo para quem busca permuta ou redistribuição no Judiciário Federal.
No nosso Mural de Permutas, você encontra oportunidades em todo o país e pode divulgar sua intenção com praticidade e segurança.
🔄 Quer mudar de cidade ou voltar para perto da família?
🤝 Nosso mural pode ser o primeiro passo.
👉 Acesse anajustrafederal.org.br e publique seu anúncio!
👉 Associados têm como vantagem o recebimento de alertas de perfis compatíveis, excluindo a necessidade de acesso constante ao mural.
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorpúblico #judiciáriofederal #permuta #mobilidadefuncional #direitosdoservidor
A gente sabe: o celular apita o dia inteiro.
Mas tem uma notificação que vale a pena abrir!
👉 O Canal da ANAJUSTRA Federal no WhatsApp te mantém bem informado, com tudo que interessa aos servidores do Judiciário Federal:
📢 Benefícios, promoções, convênios, conteúdos exclusivos e mais, direto no seu WhatsApp.
🗓️ Sem grupo, sem conversa paralela. Só o que importa.
🔗 Clique no link da bio e entre agora mesmo!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #anajustra #beneficios #judiciariofederal #convênios #direitosdoservidores #servidorpúblico
Nosso giro regional pelos convênios presenciais mais perto de você continua!
Agora é a vez de quem vive ou passa pela Bahia. 🌞🌊
Selecionamos parcerias do nosso Clube de Vantagens que ajudam você a economizar em lazer, educação, saúde e até na hora de trocar de carro.
Deslize pro lado e confira! 🚗💊🎓
💡 Sentiu falta de alguma loja ou serviço? Conta pra gente! Mande sua sugestão pelo e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou pelo WhatsApp (61) 3322-6864.
#anajustrafederal #anajustra #convenio #clubedevantagens #associados #bahia #salvador
👀 ESTÁ PERTO DE APOSENTAR? JÁ APOSENTOU?
Isso influencia no seu perfil de investimento e gerente de investimentos da Funpresp-Jud, Rodrigo Almeida, explica o por que neste trecho da live “Perfis de investimentos e planejamento financeiro”.
Na transmissão, ele falou muito mais sobre o assunto, até tirou dúvidas de servidores ao vivo! Assista a live completa no nosso perfil.
Quer saber mais sobre os perfis de investimento da @funprespjud? COMENTE “PERFIS” e te enviaremos um guia.