
Comissão aprova maior liberdade para servidor decidir como compor margem consignável
Reservas pré-definidas para produtos específicos podem ser extintas.
Deputado que coordena os debates defende manutenção de direitos dos servidores e estabilidade no emprego.
Carlos Ari Sundfeld sugeriu mudanças no arcabouço jurídico. Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre a reforma administrativa reuniu nesta terça-feira (1º), em debate, um grupo de especialistas acadêmicos. Entre outros pontos, eles sugeriram melhorias nos concursos públicos e na capacitação e avaliação de desempenho dos servidores públicos.
Houve críticas aos supersalários nas carreiras jurídicas, assunto que será debatido pelo grupo de trabalho com entidades da magistratura, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas em audiência pública nesta tarde, e recomendações para ajustes na quantidade de carreiras em geral e na evolução salarial dentro delas.
O professor Carlos Ari Sundfeld, da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP), defendeu mudanças no arcabouço jurídico, com a retirada da Constituição de temas relacionados à gestão pública, que passariam a ser tratados em leis ordinárias, mais passíveis de alteração ao longo do tempo.
“Existe competência para o Congresso Nacional, por meio de lei, impactar toda a administração pública, inclusive no âmbito municipal e estadual? Sim. No ano passado, o Congresso Nacional, pela primeira vez na história do Brasil, aprovou uma lei nacional sobre concursos públicos”, destacou Carlos Ari Sundfeld.
Para a professora Cláudia Souza Passador, da Universidade de São Paulo (USP), a discussão de uma reforma administrativa exige bom senso, e alguns mitos devem ser deixados de lado, como a ideia de que a terceirização ajudaria no combate à corrupção. “Muitas vezes fragilizar as carreiras é aumentar os riscos”, disse.
“Vocês acham um trabalhador sem carreira, que é precarizado, ele não vai ceder às pressões políticas, que são históricas do processo da administração pública brasileira? O Estado que temos hoje, apesar dos problemas, é a estrutura mínima que mantém o chamado processo civilizatório”, comentou Cláudia Passador.
Pedro Paulo: grupo não vai trabalhar para reduzir direitos. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O grupo de trabalho é coordenado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ). Segundo ele, o colegiado produzirá propostas para mudanças na administração pública visando a qualidade dos serviços à população. “O grupo não vai trabalhar para reduzir direitos de servidores, nem tocar no tema da estabilidade”, ressaltou.
O debate desta terça foi presidido pelos deputados Pedro Campos (PSB-PE) e Luiz Carlos Hauly (Pode-PR). “Estamos na expectativa de que o coordenador apresente, na próxima semana, uma versão para discussão”, disse Campos. “Foi uma manhã muito produtiva, com um material farto”, avaliou Hauly.
Também participaram da audiência pública os professores Rafael Rodrigues Viegas e Nelson Marconi, ambos da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), Humberto Falcão Martins, da Fundação Dom Cabral; Sergio Pinheiro Firpo, do Insper; e Carlos Vainer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Acessos: 197
🎉 Experiências únicas te esperam com a Fever + ANAJUSTRA Federal! 🎉
Você sabia que agora, como associado ANAJUSTRA Federal, você tem 10% de desconto para curtir os melhores eventos em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e até em Miami? ✈️✨
Seja um show inesquecível, uma festa exclusiva, uma exposição cultural ou um evento pop-up cheio de surpresas, a Fever é sua curadora oficial de experiências ao vivo que vão transformar seu lazer.
💥 Como aproveitar?
1️⃣ Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal
2️⃣ Use seu desconto Fever em eventos selecionados
3️⃣ Vibre, dance, curta e crie memórias que valem a pena!
O melhor da vida está nas experiências que vivemos — e com a Fever, você tem acesso VIP e economia garantida. Não fique de fora!
#anajustrafederal #fever #eventos #plataformafever
Boas-vindas aos novos servidores do TRE-SC! 💙
De 4 a 8 de agosto, estivemos presentes na posse e ambientação para apresentar a ANAJUSTRA Federal e desejar sucesso nessa nova jornada.
Os novos colegas também receberam mimos especiais como forma de acolhimento. 🤝✨
#anajustrafederal #tresc #boasvindas #servidorespublicos #justicaeleitoral #judiciariofederal #associação
Vem participar da campanha do calendário 2026 você também!
As participações podem ser enviadas até sexta, 15/8.
Confira no card quem já contou sua história de amizade no Judiciário!
#anajustra #calendario #amizade
PARLAMENTAR | PL 2447/2022 adiado de novo!
A proposta que cria a Polícia Judicial no Judiciário da União ficou fora da pauta na CCJ. O que isso mostra? Falta de prioridade do Congresso para o serviço público. Enquanto isso, servidores seguem mobilizados.
⠀
📍 Saiba mais na coluna De Olho em Brasília, por Roberto Bucar.
#deolhoembrasília #policiajudicial #serviçopúblico #anajustrafederal
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!
Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.
🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.
🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site, assine a autorização digital e anexe cópia do seu contracheque.
🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.
📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
#acoesjudiciais #acoesdaanajustrafederal #anajustrafederal #associadoanajustrafederal #beneficioespecial #impostoderenda
Ainda no clima do tema do calendário 2026, listamos 10 músicas que marcaram uma ou duas gerações de amigos!
Veja nos cards e nos diga nos comentários qual dessas é a trilha sonora da sua amizade?
Marca aquele(a) amigo(a) que merece ouvir isso hoje e ser homenageado no nosso calendário. Pra isso, você precisa enviar sua participação até sexta, 15/8. Corre pro site!
#anajustra #amizade #calendario