Comissão aprova criação de Varas e novos cargos para TRT gaúcho

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, no dia 19, o Projeto de Lei 956/15, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que cria sete Varas do Trabalho na jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, com sede na cidade de Porto Alegre (RS). O texto recebeu emendas do relator, deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que apresentou parecer favorável à proposta.

Pelo texto, as Varas serão assim distribuídas: 1 na cidade de Capão da Canoa; 1 em Marau; 1 em Nova Prata; 1 em São Sebastião do Caí; 1 em Tramandaí; e 2 em Porto Alegre, sendo estas especializadas em acidente do trabalho.

Além disso, serão criados, para o TRT da 4ª Região, 7 cargos de juiz do Trabalho e 16 cargos de juiz do Trabalho Substituto; 250 cargos de provimento efetivo, sendo 215 de analista judiciário – área judiciária e 35 de analista judiciário com especialidade de oficial de Justiça avaliador federal.

Mudanças

A proposta também cria 7 cargos em comissão nível CJ-3; e 144 funções comissionadas nível FC-05. O texto original previa 165 funções comissionadas nível FC-05, mas o relator optou por cortar 21 funções. Busato entende que as 144 funções – 48 de chefe de gabinete e 96 de assistente de gabinete – serão suficientes para corrigir o déficit na composição dos gabinetes dos juízes do TRT.

A proposta também transforma 48 cargos em comissão de chefe de gabinete nível CJ-2, em 48 cargos em comissão de assessor nível CJ-3, no quadro de pessoal da Secretaria do TRT da 4ª Região. Em emenda, o relator deixa claro que estes últimos cargos serão de assessor de desembargador, vinculados aos gabinetes deles.

Acúmulo de processos

Para justificar o voto favorável à proposta, o relator cita dados do TST, segundo os quais, apenas nos últimos dez anos, o número de ações ajuizadas na Justiça Trabalhista de primeiro grau no Rio Grande do Sul cresceu 64%, alcançando, apenas em 2014, uma média de 1.313 processos distribuídos a cada uma das 132 Varas da Justiça do Trabalho do estado. Ainda segundo esses dados, o número de processos sem julgamento dobrou nos últimos dez anos, saltando de 55,1 mil em 2004 para 106,6 mil em 2014. “Isso demonstra, inequivocamente, a necessidade de se ampliar o quadro e a estrutura da Justiça Trabalhista gaúcha”, afirma Busato.

Segundo a proposta, os recursos financeiros decorrentes da execução da medida correrão à conta das dotações orçamentárias consignadas ao TRT da 4ª Região no Orçamento Geral da União. O texto já foi aprovado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e pelo Conselho Nacional de Justiça.

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo Plenário.

my boyfriend thinks i cheated allpaul.com i cheated on my boyfriend with a black guy

Acessos: 0

Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
21 0
No próximo dia 5 de setembro, o TRT-12 realiza o evento “Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”.

Com programação cultural e palestras conduzidas por pessoas com deficiência, o encontro será um espaço de representatividade, equidade e inclusão.

A ANAJUSTRA Federal apoia esta iniciativa e reforça seu compromisso com ações que promovem diversidade e acessibilidade no Judiciário.

📍 Plenário do TRT-SC
🕐 Das 13h30 às 18h
👩‍💻 Participação presencial e online

#inclusao #acessibilidade #diversidade #trt12 #anajustrafederal
13 0