Falta de quórum impede mais uma vez votação na CFT

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Retomando nesta quarta-feira, 08, os trabalhos após o recesso parlamentar, a sessão da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara foi cancelada por falta de quórum. O PL 6613/09 era o 43º item da votação e ainda encontra barreiras para ser apreciado, de acordo com o relator da matéria, deputado João Dado, que concedeu entrevista à ANAJUSTRA na semana passada.

“É possível que o governo pressione para que o projeto não seja votado e até acredito que isso vai acontecer. Infelizmente é má notícia, mas o governo vai continuar retirando o quórum da CFT porque o relatório é defensável e correto, o que causaria um embaraço à base aliada do governo ao votar contra”, revela o deputado.

O assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, lembra também que o acordo com o Supremo e o executivo ainda não foi fechado e a votação do projeto poderia até ser prejudicial, uma vez que sem a dotação orçamentária, não é possível a aprovação. “Devemos encontrar caminhos para que a proposta seja respaldada orçamentariamente e pressionar para que o acordo ocorra o quanto antes”, acrescenta.

Alternativa

O relator do projeto revelou que existem alternativas para que a matéria encontre a dotação orçamentária e o apoio para a apreciação. Dado lembrou que está tramitando no Supremo a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) nº18, contida no relatório apresentado na CFT, que trata da omissão do Executivo em satisfazer os  projetos do Judiciário.

“De repente o Supremo poderia dizer que vai criar uma lei, já que o Legislativo não criou e o Executivo descumpre a Constituição ao impor a sua vontade. O Supremo pode dar um prazo determinado para que o Legislativo crie a regulamentação na LDO e então a matéria seja aprovada”, explicou o parlamentar.

Segundo João Dado, a ação funciona como um mandado de injunção para determinar que os Poderes cumpram a Constituição. O que significa a mudança da LDO para que ela regulamente os mandamentos constitucionais dos artigos 51, 52, 99, 127 já que o Supremo tem esse poder interventor quando algo não funciona como deveria.
 

abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuum

Acessos: 0

Hoje celebramos o berço do samba e da bossa nova, cenário onde natureza e cidade se encontram em um abraço harmonioso entre o mar e a montanha.

Celebramos a terra do Cristo Redentor de braços abertos, do imponente Pão de Açúcar e das calçadas de pedras portuguesas que guardam tantas histórias. Celebramos a alma carioca, que carrega no sorriso a leveza de quem vive sob a proteção de São Sebastião.

O Rio de Janeiro completa hoje 461 anos de beleza, cultura vibrante e charme incomparável.

Quem vive, nasceu ou já esteve na capital fluminense sabe:
o Rio é inspiração permanente.

#anajustrafederal #riodejaneiro #aniversario
9 0
A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.

A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também

🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
135 73
🔎 Informação clara faz toda a diferença.

A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.

Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙

📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.

#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
28 2
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora

A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO). 

A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.

É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.

📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março

A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.

#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
50 14
💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.

Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.

🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.

📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.

#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal
72 3
🌿📖 A poesia também pode ser um ato de cuidado com o planeta!!

O Blog Espaço Cultural destaca o lançamento do livro S.O.S. Bichos Brasil, assinado pelos servidores do TRT da 7ª Região Frederico Brito e Thais Evangelista, com ilustrações de Luci Sacaleira.

Figura carimbada por aqui, o casal retorna ao Espaço Cultural com uma obra sensível e necessária, que dialoga com leitores de todas as idades. Mais do que um livro infantil, S.O.S. Bichos Brasil é um verdadeiro chamado à consciência ambiental.

Por meio de poemas delicados e acessíveis, o livro apresenta a realidade de animais brasileiros ameaçados de extinção e convida o leitor a refletir sobre a urgência da preservação da fauna e dos ecossistemas. 🐆🦜🌳

✨ Uma leitura que propõe não apenas informação, mas empatia, cuidado e responsabilidade coletiva pelo futuro do planeta.

📚 O livro já está disponível no site da Editora Cepe. Busque para comprar!

#anajustrafederal #espacocultural #trt7
14 4