Comissão Mista de Orçamento define cronograma para LDO-2013

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Comissão Mista de Orçamento divulgou nesta terça-feira o cronograma de tramitação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013 (PLN 3/12). Se os prazos forem respeitados, a votação final no colegiado acontecerá até o dia 1º de julho, bem antes do prazo final dos trabalhos legislativos no primeiro semestre (17 de julho).

Os parlamentares ainda estão tomando conhecimento da proposta, que possui quase 500 páginas, entre mensagem presidencial, texto da lei e anexos. Mas alguns dispositivos já despontam como os mais polêmicos.

Pelo texto do Executivo, caberá a um “ato conjunto” dos ministérios do Planejamento e da Fazenda e da Controladoria-Geral da União (CGU) definir as regras para os custos de obras e serviços executados por estados e municípios por meio de convênios assinados com o governo federal.

Atualmente, a LDO disciplina essa questão de forma detalhada. Entre os pontos que devem ser atendidos pelos entes federados nos repasses voluntários está o respeito às tabelas oficiais de custos nas licitações de obras de engenharia (Sinapi) e rodoviárias (Sicro). Também há exigência de identificar o responsável técnico pelo projeto básico ou aditivo ao contrato.

Essas regras foram incluídas na LDO para evitar irregularidades nas licitações, como o “jogo de planilha”, em que os editais sofrem tantas alterações por meio de aditivos, que a obra acaba superfaturada.

Despesas sem bloqueio

Outro ponto polêmico é a supressão de parte de um anexo da lei onde constam 16 tipos de despesas que não podem ser contingenciadas. É o segundo ano consecutivo que o projeto da LDO chega ao Congresso sem a seção.

Esse dispositivo foi construído pelo Congresso ao longo da última década como forma de preservar gastos considerados relevantes em determinados momentos. Por exemplo, após a crise aérea de 2006 e 2007, que ficou conhecida como “apagão aéreo”, os congressistas decidiram livrar as despesas com segurança de voo e controle do espaço aéreo do contingenciamento.

O Executivo alega que a seção cria mais um tipo de despesa obrigatória, engessando a execução orçamentária. No ano passado, o Congresso rejeitou esse argumento e recriou o anexo, aumentando-o. Este ano o assunto deverá ser novamente discutido.

Metas e prioridades

Os deputados e senadores também deverão discutir a criação do anexo de metas e prioridades da administração pública. A existência desse trecho da norma, confeccionado a partir de emendas parlamentares, é prevista na Constituição.

O texto enviado pelo Executivo informa apenas que a prioridade de 2013 serão as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa Minha Casa, Minha Vida, além do Plano Brasil sem Miséria. Mas não há detalhamento das obras.

Outro ponto polêmico é a regra de antevigência. O governo quer que os investimentos do PAC e das estatais sejam executados em 2013, mesmo que a lei orçamentária não seja sancionada até 31 de dezembro.

Lei Kandir

A última polêmica virá da Lei Kandir (Lei Complementar 87/96). O projeto abre a possibilidade de inclusão de recursos, na lei orçamentária, para atender os estados exportadores, mas não se compromete com valores. O assunto é especialmente delicado para os parlamentares oposicionistas de estados exportadores, como Pará, São Paulo e Minas Gerais. Na Câmara, a atuação é sempre no sentido de já incluir um valor específico, na LDO, para a Lei Kandir.

Todos esses pontos deverão ser debatidos pelos parlamentares durante a tramitação da proposta na Comissão de Orçamento. Pelo cronograma divulgado hoje, o relator, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), deverá entregar o parecer preliminar até o dia 8 de maio. O parecer traz as regras para a apresentação de emendas ao projeto.

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomai want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spousemy boyfriend thinks i cheated click i cheated on my boyfriend with a black guy

Acessos: 0

Quem não vê a hora de planejar 2025? 

Nossa agenda traz ferramentas que são um show para você se preparar para ter um ano mais produtivo e organizado!

#agenda2025 #anajustrafederal #associadoanajustra
O projeto literário “Conte-me um Conto”, idealizado pelo nosso associado e servidor do TRT15 Pedro Bueno, deu origem a um livro de contos criados por estudantes da escola Professor Hildebrando Martins Sodero, de Silveiras (SP).

A obra, produzida sem recursos públicos e custeada pelo próprio Pedro, terá a renda revertida para os estudantes.

“Espero que os leitores sejam tocados pela mesma inspiração que permeou nossos encontros e que reconheçam, assim como eu, o imenso potencial que reside em cada uma dessas jovens mentes criativas”, finaliza.

📖 O livro já está disponível por R$ 25,00.
📲 Adquira o seu pelo telefone: (12) 98171-5306

Vamos apoiar esses jovens escritores e reconhecer o poder da criatividade. 

Confira a história completa no nosso blog Espaço Cultural.

#espacocultural #anajustrafederal #projetoliterário #cultura
Novembro é mês de conscientização! É Novembro Azul! 💙🙋🏻‍♂️

O PSA, ou Antígeno Prostático Específico, é um exame de sangue que serve para detectar e monitorar o câncer de próstata, além de outras condições prostáticas:

🩺Rastreamento: Identifica homens com risco aumentado de câncer de próstata.

🏥Diagnóstico: Ajuda a diagnosticar o câncer de próstata em estágios iniciais.

🩻Monitoramento: Acompanha a eficácia do tratamento e a detecção de recorrências.

👨‍⚕️Avaliação de outras condições: Pode ser usado para avaliar outras condições da próstata, como hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite.

Faça o seu com desconto nas farmácias Pague Menos e Extrafarma. @paguemenos @extrafarma 

#anajustrafederal #saude #instasaude #pju #exames #convenios #paguemenos #extrafarma
Quer ter um 2025 melhor? 

Comece elegendo quais novos hábitos você quer ter na sua vida e utilize a ferramenta "Mudando hábitos" da nossa agenda para marcar os dias e acompanhar seu processo. Junto, defina também uma recompensa para se dar quando um novo hábito se consolidar na sua vida. 

E tem mais, acompanhe sua evolução a cada dia, todos os meses. 

#ANAJUSTRAFederal #agenda2025 #agendaanajustrafederal #associadonaanajustra
Após o período eleitoral, o Congresso volta com promessas de avanço em pautas importantes para o funcionalismo público. Em meio às disputas políticas e decisões críticas, temas como a isenção de IR para doenças graves e a reforma da previdência ganham espaço.

”Essa pauta é uma questão de dignidade e respeito aos direitos humanos. Por isso, estamos diretamente atuando na defesa dessa aprovação", destaca assessor parlamentar Roberto Bucar sobre o PL 722/23. 

Leia o artigo completo em nosso site e acompanhe os bastidores dessa movimentação no Congresso com a coluna "De Olho em Brasília".

#PLs #defesadeinteresse #ANAJUSTRAFederal