O voto é um direito e um dever cívico
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, ontem, a criação de cargos e varas da Justiça do Trabalho em Minas Gerais e no Paraná. Os projetos foram enviados para exame do Plenário do Senado com pedido para tramitação em regime de urgência.
O projeto de lei da Câmara (PLC 4/2012) aumenta de 36 para 49 o número de juízes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região, com sede em Belo Horizonte (MG), além de instituir 21 varas, sendo oito na capital e outras 13 no interior.
A proposição cria ainda 21 cargos de juiz, 329 de analista judiciário, 51 de analista (especialidade execução de mandados), 164 de técnico judiciário e 59 cargos em comissão.
O relator, senador Clésio Andrade (PMDB-MG), considerou o projeto “adequado e relevante, diante da necessidade de incremento nos quadros de magistrados e de servidores, bem como de maior capilarização das varas pelo interior do estado”.
Paraná
O projeto que beneficia o Paraná (PLC 6/12) prevê 11 novas varas para o TRT da 9ª Região e mais 11 cargos de juiz, 88 de analista judiciário, 44 de técnico judiciário, 11 cargos em comissão e 99 funções comissionadas.
Em seu parecer, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ressalta que o Paraná tem 399 municípios que abrigam a sétima maior população jurisdicionada do país. Segundo pontuou, no entanto, “somente 41 contam com varas trabalhistas”.
Ministério Público Militar
Também nesta quarta-feira, a CCJ aprovou parecer de Pedro Taques ao projeto de lei da Câmara (PLC 1/2012), que cria cargos no quadro do Ministério Público Militar.
A proposição cria um cargo de procurador da Justiça Militar e dois de promotor da Justiça Militar para atender a necessidade do MPM. A matéria segue agora para análise do Plenário do Senado.
Tribunal Regional Federal
A pedido do senador Aécio Neves (PSDB-MG), o presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE), incluiu na pauta desta quarta-feira (4) a proposta de emenda à Constituição (PEC 65/11), que cria o Tribunal Regional Federal (TRF) da 6º Região, com sede em Belo Horizonte. A intenção é de que a nova corte atenda o estado de Minas Gerais, que hoje é abarcado pelo TRF da 1º Região, em Brasília.
Aécio Neves destacou que a PEC corrigirá uma distorção histórica e vai dar mais agilidade aos andamentos do processo da Justiça Federal, que está sobrecarregada:
– Minas é o segundo estado mais populoso do país, responsável por 42% dos processos que tramitam no TRF da 1ª Região, o que justifica seu desmembramento. Trata-se de uma demanda antiga. Na verdade, o TRF Seis vai beneficiar não só Minas Gerais, mas os outros 12 estados e o Distrito Federal que atualmente são atendidos pelo TRF Um – defendeu.
Em razão de um pedido de vista coletivo liderado pelo senador Pedro Taques (PDT-MT), a matéria não foi votada. O senador disse concordar inteiramente com o mérito da proposta, mas pediu mais tempo para analisar uma questão formal referente à competência privativa prevista na Constituição para criação de novos tribunais.
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat why do men have affairs why married men cheathow to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomai want to cheat on my wife i cheated on my wife now what cheat on your spousewhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband
Acessos: 87
💚 Seu próximo treino pode vir com muito mais vantagens!
Com o convênio entre a ANAJUSTRA Federal e a TotalPass, você tem taxa de adesão gratuita e pode incluir até 5 dependentes. É mais facilidade para cuidar da saúde e do bem-estar de toda a família!
E tem mais: a TotalPass está oferecendo descontos adicionais no primeiro mês dos planos TP1+ e TP2. São 50% OFF no TP1+ e 30% OFF no TP2. 🔥
📲 Passe para o lado, confira os valores e veja como ativar o benefício.
⏳ As condições especiais de lançamento são válidas até 31 de dezembro de 2026 e o prazo da promoção dos planos é limitado!
#ANAJUSTRAFederal #TotalPass #convênios #descontosevantagens
🏋️♀️ Seu treino também pode ter a marca da economia!
Os convênios da ANAJUSTRA Federal estão presentes em vários momentos da sua rotina — inclusive na hora de cuidar da saúde, escolher um tênis novo ou renovar o look de treino! 💚
Com TotalPass, Mizuno e Netshoes, você tem mais oportunidades para se movimentar, se equipar e aproveitar vantagens exclusivas.
Mais benefícios no seu dia a dia. Mais motivos para aproveitar! 😉
Acesse www.anajustrabeneficios.com.br e confira todas as nossas parcerias!
#clubedevantagens #convenios #descontosparaassociados
📢 Tem novidade no Mural de Permuta e Redistribuição!
Novos anúncios chegaram à plataforma! Se você está pensando em se aproximar da família, mudar de cidade ou encontrar novas possibilidades para sua carreira, vale a pena conferir!
📲 Acesse o app ou o site da ANAJUSTRA Federal, consulte os anúncios de permuta e redistribuição e veja se alguma oportunidade combina com o que você procura.
#permuta #redistribuicao #anajustrafederal
A TotalPass já está disponível para associados da ANAJUSTRA Federal! 💙
Até 31/12/2026, a taxa administrativa é gratuita. A partir de janeiro de 2027, ela será de R$ 49,90 por ano, além da mensalidade do plano escolhido. Há um plano gratuito, o TP Free, e planos pagos a partir de R$ 49,90/mês.
Para aderir, acesse a área do associado, localize o menu “TotalPass” e aceite o termo de adesão. Depois, baixe o app TotalPass, complete seu cadastro e escolha seu plano.
#anajustrafederal #totalpass #desconto
Aqui, escolher o favorito é difícil. Torcer é fácil! 😄🎁
Tem tecnologia, esporte, bem-estar e presentes para acompanhar sua rotina. Ao todo, são 50 prêmios no sorteio do Mês do Servidor da ANAJUSTRA Federal.
Deslize, confira e conte: qual deles você gostaria de ganhar?
Todos os associados adimplentes participam. O sorteio será em 28/10, durante a live no Instagram e no YouTube. 💙
#anajustrafederal #sorteiomesdoservidor
🍀 UMA CHANCE A MAIS DE GANHAR!
O Mês do Servidor ficou ainda melhor! A partir desta sexta-feira 16/10, quem baixar o app da ANAJUSTRA Federal e fizer login até 28/10 ganha um número da sorte extra para concorrer aos 50 prêmios da nossa campanha.
📲 Já tem o app e já fez login? Seu número extra está garantido!
Ainda não? Baixe, acesse sua conta e aproveite. Depois, confira seus números da sorte no aplicativo ou na área do associado, no site.
📅 O sorteio é dia 28/10, com transmissão pelo YouTube e retransmissão pelo Instagram da ANAJUSTRA Federal.
iPhone 17, Apple Watch, vouchers, vales-compras e muito mais esperam por você!
Baixe o app. Faça login. E boa sorte!
#anajustrafederal #appanajustrafederal #mesdoservidor #sorteextra