O voto é um direito e um dever cívico
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) foi eleito ontem, 27, presidente da Comissão Mista de Orçamento. Ele assume o cargo no lugar do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Caberá a Pimenta dirigir os trabalhos da comissão em um ano em que ela vai incorporar mais um trabalho: a análise dos pressupostos de urgência e relevância das medidas provisórias que abrem crédito extraordinário ao orçamento.
A avaliação preliminar dos pressupostos em uma comissão mista está prevista na Constituição, mas vinha sendo feita diretamente no Plenário. No início de março, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Congresso deve respeitar à risca o texto constitucional. No caso de MPs de crédito, a Comissão de Orçamento é a responsável pela análise dos pressupostos e da adequação financeira.
Paulo Pimenta disse que vai conversar com o Colégio de Líderes da comissão para definir a melhor forma de tratar o assunto. A reunião ainda depende da nomeação dos líderes pelos partidos. O governo Dilma Rousseff reduziu o número de MPs de crédito. Foram cinco em 2011, contra oito no último ano do governo Lula (2010).
Além de Pimenta tomaram posse os três vice-presidentes: o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o deputado Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e o senador Vicentinho Alves (PR-TO). A comissão possui 42 membros, sendo 31 deputados e 11 senadores.
Composição
O primeiro dia de encontro da Comissão de Orçamento foi marcado por um fato que pode alterar a composição do colegiado. O senador Wellington Dias (PT-PI) apresentou uma questão de ordem que pode inviabilizar a permanência dos dois senadores do PSD no colegiado – Kátia Abreu (TO), que está como titular, e Sérgio Petecão (AC), seu suplente.
Dias quer que a comissão cumpra a determinação da Resolução 1/06, do Congresso, que obriga a alternância anual dos membros da comissão. Os dois senadores estiveram presentes na composição de 2011, como suplentes. A questão de ordem teve a chancela do líder do bloco de apoio ao governo no Senado, senador Walter Pinheiro (PT-BA).
Paulo Pimenta decidiu encaminhar a questão de ordem para o presidente do Senado, José Sarney. Segundo ele, a indicação dos membros da comissão é uma prerrogativa dos líderes dos partidos na Câmara e no Senado, que encaminham os nomes para o presidente do Congresso, a quem cabe a designação. Portanto, seria de Sarney a palavra final para a questão. O senador não tem prazo para definir, mas caso concorde com o argumento de Wellington Dias, as duas vagas do PSD (titular e suplente) vão para o Psol, que só possui um senador – Randolfe Rodrigues (AP).
Conflito com resolução
O novo presidente do colegiado entende que a indicação dos senadores do PSD “conflita com a Resolução 1/06”. “O PSD indicou para dois parlamentares que já eram integrantes da comissão no ano anterior, sob a alegação de que são os dois únicos senadores do partido. A minha interpretação é que essa indicação entra em conflito com a resolução. Ela é clara ao não permitir a indicação de parlamentares que foram integrantes do exercício anterior”, disse Pimenta.
Durante a reunião desta terça, o deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR) fez um apelo para que o Congresso aprove uma resolução autorizando a participação de parlamentares do partido na comissão. A legenda não foi contemplada com vagas para deputados, cuja distribuição só leva em conta as bancadas existentes na posse da atual legislatura (fevereiro de 2011). O PSD recebeu o registro somente em setembro do ano passado. “O pluralismo nessa Casa é muito importante, e o número de deputados do PSD não pode deixar de ser reconhecido”, afirmou.
Relatores
Pimenta comunicou à comissão os nomes dos relatores dos projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do novo orçamento. Serão, respectivamente, os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Romero Jucá (PMDB-RR). O deputado Cláudio Puty (PT-PA) deverá ser o relator da receita, mas seu nome ainda não foi oficializado.
after an abortion site las vegas abortion clinicshow to cheat on my husband why men have affairs cheaters
Acessos: 76
Seu próximo login pode dar uma chance extra de ganhar! 📲🎁
Associados adimplentes que tiverem o app ANAJUSTRA Federal instalado e já tiverem feito login recebem um número extra para concorrer aos 50 prêmios do Mês do Servidor.
Já baixou? Entre na sua conta e garanta sua chance extra! 💙
📅 Sorteio em 28/10, durante a live no YouTube da ANAJUSTRA Federal.
Comente LIVE para receber o link e ativar o lembrete!
💚 Seu próximo treino pode vir com muito mais vantagens!
Com o convênio entre a ANAJUSTRA Federal e a TotalPass, você tem taxa de adesão gratuita e pode incluir até 5 dependentes. É mais facilidade para cuidar da saúde e do bem-estar de toda a família!
E tem mais: a TotalPass está oferecendo descontos adicionais no primeiro mês dos planos TP1+ e TP2. São 50% OFF no TP1+ e 30% OFF no TP2. 🔥
📲 Passe para o lado, confira os valores e veja como ativar o benefício.
⏳ As condições especiais de lançamento são válidas até 31 de dezembro de 2026 e o prazo da promoção dos planos é limitado!
#ANAJUSTRAFederal #TotalPass #convênios #descontosevantagens
🏋️♀️ Seu treino também pode ter a marca da economia!
Os convênios da ANAJUSTRA Federal estão presentes em vários momentos da sua rotina — inclusive na hora de cuidar da saúde, escolher um tênis novo ou renovar o look de treino! 💚
Com TotalPass, Mizuno e Netshoes, você tem mais oportunidades para se movimentar, se equipar e aproveitar vantagens exclusivas.
Mais benefícios no seu dia a dia. Mais motivos para aproveitar! 😉
Acesse www.anajustrabeneficios.com.br e confira todas as nossas parcerias!
#clubedevantagens #convenios #descontosparaassociados
📢 Tem novidade no Mural de Permuta e Redistribuição!
Novos anúncios chegaram à plataforma! Se você está pensando em se aproximar da família, mudar de cidade ou encontrar novas possibilidades para sua carreira, vale a pena conferir!
📲 Acesse o app ou o site da ANAJUSTRA Federal, consulte os anúncios de permuta e redistribuição e veja se alguma oportunidade combina com o que você procura.
#permuta #redistribuicao #anajustrafederal
A TotalPass já está disponível para associados da ANAJUSTRA Federal! 💙
Até 31/12/2026, a taxa administrativa é gratuita. A partir de janeiro de 2027, ela será de R$ 49,90 por ano, além da mensalidade do plano escolhido. Há um plano gratuito, o TP Free, e planos pagos a partir de R$ 49,90/mês.
Para aderir, acesse a área do associado, localize o menu “TotalPass” e aceite o termo de adesão. Depois, baixe o app TotalPass, complete seu cadastro e escolha seu plano.
#anajustrafederal #totalpass #desconto
Aqui, escolher o favorito é difícil. Torcer é fácil! 😄🎁
Tem tecnologia, esporte, bem-estar e presentes para acompanhar sua rotina. Ao todo, são 50 prêmios no sorteio do Mês do Servidor da ANAJUSTRA Federal.
Deslize, confira e conte: qual deles você gostaria de ganhar?
Todos os associados adimplentes participam. O sorteio será em 28/10, durante a live no Instagram e no YouTube. 💙
#anajustrafederal #sorteiomesdoservidor