Nos Tribunais

CJF e TRF5 inauguram exposição fotográfica em alusão aos 35 anos da Constituição da República

13/06/2023 14:01 | Fonte: CJF

A mostra está sediada no hall do edifício-sede do TRF5, em Recife, e é aberta ao público das 9h às 17h.

A+ A-

Número de acessos:

O Conselho da Justiça Federal (CJF), em parceria com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), inaugurou, nesta segunda-feira (12), a exposição fotográfica “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República”, um trabalho colaborativo entre os órgãos. A mostra está sediada no hall do edifício-sede do TRF5, em Recife, até o dia 14 de julho e é aberta ao público, com visitação das 9h às 17h.

O vice-presidente do CJF e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes, visitou a exibição e elogiou o trabalho realizado. “A exposição é um elemento para a história do Judiciário e, em especial, do TRF5. A história da Justiça Federal do Nordeste pode ser contada, passo a passo, a partir desse material. O Tribunal faz algo extremamente importante para a cultura brasileira: guardar a sua história”, avaliou o magistrado.

Da mesma forma, o presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, descreveu a mostra como um registro da história da Justiça Federal: “Eu sou um entusiasta da memória, eu gosto de história. Para termos noção da importância, basta pensar que, daqui a 200 anos, vamos conseguir compreender bem como funcionava a Justiça hoje.”

Exposição

A mostra reúne cerca de 200 fotografias, incluindo imagens de todos os TRFs e, sobretudo, cenas que retratam a história do TRF5: desembargadores, equipes de trabalho, jurisdicionados, antigas instalações do Tribunal, eventos, além de outros momentos que marcaram os últimos 35 anos.

A exposição se estrutura a partir de dois pontos: “Casas da Justiça” e “Quem é o Jurisdicionado”. O objetivo é dar uma noção da diversidade das unidades de trabalho, de quem são as pessoas – magistrados, servidores, estagiários e terceirizados – e de perfis dos cidadãos que recorrem à Justiça Federal, que se fundem com a própria identidade nacional.

O projeto

Organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça Federal, o projeto “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República” foi lançado no dia 24 de abril, no CJF, em alusão às três décadas e meia da Carta Magna de 1988, que serão comemoradas no dia 5 de outubro deste ano.

O conjunto de celebrações tem a colaboração dos seis Tribunais Regionais Federais (TRFs) e das Seções Judiciárias e visa registrar as contribuições da Justiça Federal para a consolidação do Estado Democrático de Direito, para o combate às desigualdades e para a paz social, bem como para promover reflexões sobre as conquistas alcançadas e os desafios futuros.

Número de acessos: