SOLENIDADE

CNJ realiza cerimônia solene em comemoração aos seus 20 anos

O CNJ realiza o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Foto: Rômulo Serpa/Ag. CNJ

Os 20 anos do Conselho Nacional de Justiça (CN) serão comemorados nesta terça-feira (10/6), em cerimônia solene, a partir das 14h. Instalado em 14 de junho de 2005, o CNJ realiza o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais da magistratura. 

Durante a solenidade, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, fará uma palestra sobre as políticas judiciárias ao longo dos 20 anos do CNJ. Também será realizado um ato em homenagem a algumas autoridades, como o ministro aposentado do STF Nelson Jobim, que foi o primeiro presidente do órgão, e o ministro do STF Flávio Dino, que foi o primeiro secretário-geral. 

O CNJ também vai homenagear o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, além da cantora Daniela Mercury, que participa do Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário (ODH). 

Na oportunidade, serão lançados o Selo Institucional dos Correios, em alusão aos 20 anos do CNJ; o painel comemorativo do artista plástico Toninho Euzébio; e um livro produzido pela Revista Justiça & Cidadania.

Histórico 

Ao longo de seus 20 anos, o CNJ tem prestado serviços relevantes à sociedade e ao Judiciário brasileiro, por meio de políticas públicas inovadoras e por sua atuação em prol da transparência e do correto funcionamento da Justiça. Desde sua criação, o CNJ coordena diferentes ações para que os tribunais brasileiros, em todos os ramos da Justiça, ofereçam estrutura eficiente, fluxos padronizados e metas concretas para a prestação dos serviços judiciários.  

A garantia dos direitos de todas as pessoas inclui esforços para otimizar recursos e agilizar serviços por meio da inovação e da aplicação de tecnologia. Isso possibilita maior acesso à Justiça e o uso de ferramentas úteis à prestação jurisdicional desenvolvidas pelo CNJ, tais como sistemas de busca de bens, perícias e adoção.  

Atualmente, pelo menos 39 políticas judiciárias nacionais instituídas pelo CNJ estão vigentes e impulsionam ações em todo país para o atendimento à sociedade. Além das políticas abrangentes, o CNJ também desenvolve medidas direcionadas a: mulheres; pessoas LGBTQIA+; negras e negros; indígenas e ribeirinhos; crianças; adolescentes; idosos e idosas; pessoas com deficiência; aquelas em situação de rua; estrangeiros e estrangeiras; além de pessoas jurídicas, com impacto sobre a economia brasileira.  

Acessos: 60

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
17 1
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
5 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
8 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
28 0