TRF1 realiza encontro sobre teletrabalho e discute desafios e pontos de atenção para gestão integrada do trabalho

O evento contou com a participação de mais de uma centena de servidores do TRF1 e das Seções Judiciárias da 1ª Região, muitos deles já em regime de teletrabalho ordinário.

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Atualizar os servidores e gestores sobre técnicas e ferramentas para a gestão integrada do teletrabalho foi o principal objetivo do “Encontro sobre o Teletrabalho”, ação educacional promovida dia 15 de junho pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) por meio do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores da 1ª Região (Cedap). O evento contou com a participação de mais de uma centena de servidores do TRF1 e das Seções Judiciárias da 1ª Região, muitos deles já em regime de teletrabalho ordinário.

A palestrante convidada para a formação foi a secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ana Cláudia Braga Mendonça, que participou da implantação do teletrabalho em órgãos como o Ministério Público Federal (MPF) e o próprio TSE. A secretária é também mestranda em Administração Pública, com MBA em gestão estratégica de pessoas e graduada em Psicologia.

Já é pelo menos a segunda vez que a palestrante participa de encontro semelhante no TRF1, o primeiro deles tendo ocorrido ainda em 2020, considerando todo o cenário de incertezas do período mais inicial da pandemia. Ela agradeceu ao TRF1 essa nova oportunidade, especialmente a ocasião de tratar o tema já considerando as evoluções do órgão a respeito dessa modalidade de trabalho com o passar do tempo e as experiências e amadurecimentos adquiridos até então.

No evento, com proposta mais dialogal e informal, a secretária de Gestão de Pessoas do TSE buscou apresentar desafios e pontos de atenção para a gestão integrada do trabalho. “O contexto atual do teletrabalho é muito diferente daquele de dois anos atrás, começando a pandemia”, pontuou no encontro. Para Ana Cláudia, hoje vivemos um período de transição para um pós-pandemia e certamente caminhamos para um novo mundo, podendo considerar o coronavírus como um acelerador de futuros. “A questão do teletrabalho já vinha antes da pandemia de forma tímida, desconfiada, e o coronavírus acelerou esse futuro que é o nosso presente e com outras mudanças”, ressaltou.

Entender o “Espírito do Tempo” 

Para se pensar a gestão integrada do teletrabalho, a palestrante destacou a importância de se compreender e pensar o espírito do tempo que estamos vivendo, apresentando o termo alemão “Zeitgeist” para representar esse aspecto, significando mudanças que existem numa sociedade, e cultura, de acordo com os impactos dos acontecimentos sofridos por essa comunidade. Segundo Ana Cláudia, acreditava-se que antes da pandemia vivíamos em um mundo VUCA, acrônimo de termos em inglês que trazem as ideias de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. E que, agora, o espírito do nosso tempo, considerando a visão do antropólogo Jamais Cascio, relaciona-se com o termo BANI (cunhado por ele), acrônimo em inglês para Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível.

Assim, refletindo a partir do espírito do tempo atual, a palestrante salientou que os gestores necessitam considerar o contexto de fragilidade, ansiedade, não linearidade e incompreensibilidade para atuarem juntamente com as equipes. Para a fragilidade, ela destacou a importância de se perceberem as novas exigências quanto às competências em que muitas vezes não é possível se fiar em habilidades antigas ou interesses únicos; antes, se mostra necessário perceber a todo tempo que se pode precisar de novas competências para se lidar com as questões que vão surgindo rapidamente. Já em relação à ansiedade, a secretária de Gestão de Pessoas do TSE reforçou a importância de se tomar cuidado com o senso de urgência em que as decisões podem ser tomadas sem amadurecimento. Quanto ao aspecto da não linearidade, um dos principais pontos é a percepção de que os antigos planejamentos, longos, não são mais os ideais, pois a incerteza do mundo atual é grande e prioriza, principalmente, planejamento em ciclos curtos. Por fim, a respeito do incompreensível do espírito do tempo atual, os gestores devem valorizar a experimentação e aprendizagem, cientes de que eles não detêm todo conhecimento e compreensão e que o excesso de controle não resolverá as incompreensões atuais.

Ana Cláudia chamou a atenção para o fato de que se o mundo muda, os nossos hábitos também mudam, e é importante verificar quais são as necessidades atuais profissionais da equipe e do cliente e como essas necessidades podem ser atendidas. “Uma das novas necessidades que mais percebo atualmente é por mais qualidade de vida e flexibilidade”, afirmou a palestrante.

Outros desafios e pontos de atenção

Entre os temas trabalhados na palestra, a secretária de Gestão de Pessoas do TSE apresentou, ainda, a necessidade de se trazer as pessoas para o centro dessa gestão integrada, pois a transformação tecnológica eficiente não se dá sem as pessoas. “É importante trazer as pessoas ao centro e trabalhar com duas vertentes muito importantes para esses processos dessa gestão integrada: confiança e colaboração”, elencou. Também foi enfoque da ação educativa o papel da liderança nesse processo, considerando todas as mudanças provocadas e que envolvem várias modalidades de trabalho, requerendo do líder mais competência para liderar com abertura, comunicação, feedbacks, entre outros pontos.

Uma vez que é necessário entregar ao jurisdicionado um valor público para se cumprir a missão na instituição, Ana Cláudia salientou a relevância de o gestor saber acompanhar o desempenho da equipe, o que se dá no gerenciamento principalmente das entregas e resultados.

Feedbacks, feedforwards, comunicação não violenta, segurança psicológica, comunicação distribuída e centralizada, segurança da informação, saúde e bem-estar, culturas, valores, estratégia e engajamento, indicadores humanos, gestão do tempo – esses e outros pontos também foram abordados pela palestrante no encontro sobre o teletrabalho, avaliado positivamente pelos participantes ainda durante a ação.

A íntegra do encontro será disponibilizada, posteriormente, em ambiente virtual (ainda a ser definido) para acesso dos interessados.

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CICLO DE PALESTRAS | ANAJUSTRA FEDERAL E FUNPRESP-JUD

A palestra “Superendividamento e Educação Financeira”, com o especialista Jurandir Sell (@jurandirsell), movimentou o TRT15, em Campinas, e foi marcada por forte adesão e muito engajamento dos servidores e magistrados presentes.

A ação integra o projeto-piloto de conscientização financeira e previdenciária da ANAJUSTRA Federal com a Funpresp-Jud, e trouxe informação de qualidade, falas inspiradoras e orientações práticas.

🗣️ “Foi fantástica, ele foi muito esclarecedor”, disse a servidora Renata Trevisan sobre a palestra.

Também participaram os presidentes Antônio Carlos Parente (ANAJUSTRA Federal) e Amarildo Vieira de Oliveira (Funpresp-Jud), além da presidente do TRT15, Ana Paula Lockmann.

Assista ao vídeo e confira os melhores momentos desse encontro!

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💡 CASA CHEIA | ELOGIOS | EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A palestra “Superendividamento e Educação Financeira”, realizada nesta quinta (26), no TRT15, em Campinas, reuniu mais de 100 magistrados e servidores, superando as expectativas!

O evento faz parte do projeto-piloto de conscientização financeira e previdenciária da ANAJUSTRA Federal e da Funpresp-Jud e contou com a participação do especialista Jurandir Sell (@jurandirsell), além de atendimentos presenciais, simulações e informações sobre os benefícios oferecidos por ambas as instituições.
 
A abertura oficial do evento foi prestigiada pela presidente do Tribunal, Ana Paula Pellegrina Lockmann, o diretor-presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira de Oliveira, e o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente.

🗣️ A palestra “foi fantástica, ele foi muito esclarecedor”, disse a servidora Renata Trevisan, ao elogiar o palestrante.

📍Os atendimentos continuam nesta sexta (27), na Escola Judicial do TRT15. 

Confira no nosso recap um pouco do sucesso do evento! 

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LIVE | INSTITUTO PÉROLA 

Assista na íntegra nossa conversa com Sílvia Pérola, criadora do treinamento “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”.

🎁 O associado Plauto Domingos Spagnol ganhou uma bolsa integral no treinamento!*
* Prêmio não contempla aéreo nem hospedagem. 

👩‍⚖️ Conheça a mente por trás do Instituto Pérola
Sílvia Pérola Teixeira Costa tem mais de quatro décadas de experiência no Direito do Trabalho. Atuou por 30 anos no TST, em cargos estratégicos como assessora de ministros e chefe de gabinete, além de ser advogada sênior com atuação nos tribunais superiores.

Criadora do treinamento “O Caminho das Pedras”, Sílvia alia técnica refinada, prática forense e um olhar sensível para a formação de profissionais mais preparados e seguros na advocacia trabalhista.

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