TRF1 altera normas sobre licença-paternidade para magistrados e servidores
A alta hospitalar do bebê ou da mãe é o novo marco temporal.
Em seus primeiros meses na gestão do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Cezar Peluso tem dado ênfase a projetos voltados ao atendimento ao público e à informatização, para uma melhor prestação jurisdicional. Um exemplo disso é a Central do Cidadão, criada em 2008 pela gestão anterior, mas que a partir de maio deste ano foi reestruturada e passou a ser a Central do Cidadão e Atendimento (CCA), vinculada à Secretaria Geral da Presidência.
Com instalações originais ampliadas e adaptadas às novas atribuições, a área reúne serviços como protocolo e atendimento presencial e não presencial em um mesmo espaço, de 1.700m². Lá há também salas para advogados e Defensoria Pública da União. Assim, os usuários dos serviços não precisam ficar transitando desnecessariamente pelo Tribunal, uma vez que encontram tudo o que precisam em um só lugar – no térreo do Anexo II.
Atualmente, a equipe de servidores, funcionários terceirizados e estagiários que trabalha no atendimento do STF recebe dezenas de manifestações diárias que, ao final do mês, somam mais de mil demandas atendidas. Por meio da Central, qualquer pessoa pode encaminhar solicitações, sugestões, críticas, dúvidas ou elogios relacionados às atividades do Supremo.
Na página do Supremo na internet, há formulário específico para a manifestação do público. A expansão dos serviços é pioneira em Cortes superiores e tem o objetivo de racionalizar os serviços oferecidos, de forma a torná-los mais simples, rápidos e eficientes.
O STF trabalha com duas formas de atendimento aos operadores do Direito e sociedade em geral: uma é o atendimento presencial, prestado no balcão da Central, com serviços que podem ser, inclusive, agendados como é o caso da “carga programada”, que permite a consulta ou retirada de processos. Mas há também o atendimento não presencial, que dispensa a vinda da pessoa ao balcão do Tribunal.
A implantação dos processos eletrônicos trouxe segurança, conforto e celeridade aos jurisdicionados atendidos pelo Supremo Tribunal Federal. Daí a necessidade de adequação dos demais serviços, levando à criação da Seção de Atendimento Não Presencial. Nessa nova unidade, os serviços são prestados a distância, pela internet, e-mail, Correios ou telefone.
Novidades
Com o aumento da procura de serviços também por telefone, o STF já estuda a possibilidade de criação de um call center para atender à demanda, sem a necessidade de que as pessoas se desloquem até o Tribunal.
O projeto abrange a aquisição de equipamentos e de um software que permitirá verificar o volume de chamadas atendidas, o tempo médio de atendimento, o número de ligações em espera etc. Com o programa de dados, a Corte terá como medir a eficácia do serviço e a satisfação dos usuários.
Também está em estudo a implantação do serviço de emissão de certidões on line e a criação de um portal da Central do Cidadão e Atendimento do STF na internet, de forma a reunir num mesmo endereço eletrônico as informações de interesse do cidadão e do advogado, no contexto do atendimento presencial ou não presencial.
Confira a lista de atribuições do Atendimento STF:
* Transmitir informações sobre o funcionamento do STF, os serviços prestados pela Corte e a tramitação de processos;
* Orientar os usuários, receber sugestões, reclamações, críticas e elogios acerca das atividades do Tribunal;
* Receber cartas do cidadão e respondê-las;
* Receber cartas que reclamem providências jurisdicionais, garantidoras do direito de ir e vir (habeas corpus) e dar seguimento aos pedidos;
* Protocolar e encaminhar à unidade competente as petições iniciais e as destinadas à instrução de processos judiciais em trâmite;
* Receber e providenciar a carga de processos em tramitação no Tribunal;
* Possibilitar a vista e a obtenção de cópias de processos;
*Providenciar a expedição de certidões;
* Promover ações que visem à melhoria contínua do atendimento ao público, no âmbito do STF.
Fonte: STF
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2025 foi um ano de crescimento, consolidação digital e, principalmente, mais tranquilidade financeira para os nossos associados.
A oferta de crédito consignado da ANAJUSTRA Federal se fortaleceu, garantindo taxas competitivas, segurança e praticidade em cada atendimento e contratação.
💰 R$ 3,7 milhões economizados nos contratos de portabilidade
🔹 Quase 70 mil simulações realizadas
👥 + de 2 mil associados beneficiados
🔹 Parcerias fortes com a Financeira BRB e o Sicoob Credijustra, ampliando ofertas para diversos tribunais do PJU
Seguimos trabalhando para ampliar possibilidades, mantendo nosso compromisso de cuidado financeiro com você, associado!
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Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.
E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.
Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.
E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.
Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.
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Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙
Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.
Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨
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RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA
2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.
A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.
No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.
Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.
Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.
E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.
#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
2025 termina com cinco importantes decisões judiciais para os nossos associados e cada conquista reforça nosso compromisso com valorização da carreira e melhores remunerações!
Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL
💼 Presença que faz diferença.
Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.
Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.
De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.
E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.
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