DIA DO SERVIDOR APOSENTADO

7 Práticas essenciais para ter saúde na aposentadoria

Quase 40% dos idosos brasileiros têm ao menos uma doença crônica.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Brasil envelheceu — e rápido. Segundo o Censo de 2022 do IBGE, a proporção de brasileiros com 65 anos ou mais saltou de 7,4% em 2010 para 10,9% em 2022 — índice recorde desde 1940. Isso representa cerca de 22 milhões de pessoas nessa faixa etária.

Esses números refletem uma realidade: a aposentadoria é, cada vez mais, uma fase longa da vida — e precisa ser vivida com qualidade. 

A realidade por aí é bem diferente, no entanto. Quase 40% dos idosos brasileiros têm ao menos uma doença crônica, e 29,8% apresentam duas ou mais, como diabetes, hipertensão e artrite — o que significa que cerca de 70% sofrem com doenças crônicas. 

Nesse cenário, crescem os gastos com planos e medicamentos e tudo isso indica que é urgente que a saúde física e também mental seja prioridade para quem está nesta fase da vida.

Com o Dia do Servidor Aposentado se aproximando, trouxemos 7 práticas de prevenção e promoção de saúde para você adotar no dia a dia e transformar essa fase em um ciclo de bem-estar.

 7 práticas simples para cuidar da saúde 

  1. Check‑ups periódicos
    Consultas com clínico-geral, cardiologista e exames como pressão, colesterol, glicemia e densitometria óssea ajudam a detectar riscos precocemente.
  2. Alimentação equilibrada
    Priorize frutas, verduras, fibras e gorduras saudáveis. O IBGE destaca que os gastos com medicamentos já superam os com planos de saúde — e boa dieta ajuda a reduzir esses custos .
  3. Exercício regular
    Caminhadas, pilates, natação e hidroginástica fortalecem ossos, músculos, equilíbrio e reduzem risco de quedas.
  4. Saúde mental e social
    Atividades em grupo, leitura, meditação, hobby ou terapia promovem bem-estar emocional e estimulam o estímulo cognitivo.
  5. Qualidade do sono
    Dormir bem restaura funções cognitivas e regula o humor. Mantenha como rotina: horário de dormir, ambiente confortável, limite de telas.
  6. Vacinação em dia
    Influenza, pneumococo, herpes zoster e reforço de tetano/dT são vacinas importantes na terceira idade. Mantenha a carteira vacinal atualizada.
  7. Uso consciente de medicamentos
    Evite automedicação. Acompanhe sempre com médico para ajustar dosagem e evitar efeitos adversos de remédios.

    Dica extra

Sabia que a ANAJUSTRA Federal, por meio da JUSaúde, oferece planos de saúde em quase todos os estados do país? Hoje, são parceiras da entidade as operadoras: Unimed Fesp, Unimed Goiânia, Unimed Ceará, Unimed Curitiba, Unimed Grande Florianópolis, SulAmérica, que está presente em 20 estados, e Amil. 

Mais de 20 mil associados e dependentes já aderiram a essa rede de saúde. 

Ficou interessado?

Simule seu plano

Acessos: 464

O Natal reacende em nós a verdade que fortalece a caminhada, renova a esperança e revela, mais uma vez, a grandeza do amor de Deus.

Que, na luz do Menino Jesus, esse amor eterno floresça em seu coração e no de sua família, trazendo paz, aconchego e bênçãos que iluminem cada passo e cada novo dia.

Com carinho, os votos de um santo e abençoado Natal da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #feliznatal #anajustra
16 2
🧡 Dezembro Laranja – Um lembrete essencial para a sua saúde

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, mas também é um dos mais fáceis de prevenir com cuidados simples no dia a dia.

🌞 Proteja-se:

✅Aplique protetor solar adequado ao seu tipo de pele.
✅Evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
✅Use acessórios que reforcem a proteção como chapéu e óculos escuros.
✅Observe a própria pele e fique atento a qualquer mudança.

🔎 Notou algo diferente? Procure um dermatologista.

Cuidar da pele é cuidar da sua saúde.

#anajustrafederal #dezembrolaranja #prevenção
8 0