Dinheiro extra

Consultor orienta como usar bem a restituição do IR

Pagar dívida ou investir são alternativas que devem ser bem analisadas.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A restituição pode auxiliar a melhorar a vida financeira.

No próximo dia 28, será pago pela Receita Federal mais um lote de restituição do imposto de renda aos contribuintes. E o que fazer com esse dinheiro extra é uma dúvida comum a muitas pessoas. 
Para ajudar nessa decisão, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, dá algumas dicas para que cada associado possa encontrar a melhor resposta. “Tudo depende da situação financeira atual de cada um. Não é uma escolha única, porque há os que estão com o limite no vermelho e outros que estão mais confortáveis”, explica. 

Quando o melhor é pagar dívidas

Dorte recomenda priorizar o pagamento de dívidas quando elas são “caras” como  aquelas com juros altos, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito. “Com taxas de juros estratosféricas e facilidade de acesso a esse tipo de crédito, muitos recorrem e utilizam essas modalidades sem ter condições reais de quitar o valor total da fatura. E isso é a fórmula certa para se enrolar em uma ‘bola de neve’ que cresce rapidamente”.

Para fugir disso, o consultor aconselha usar o valor da restituição para quitar ou, ao menos, amortizar o que for possível. “Caso ainda falte dinheiro, uma boa alternativa é solicitar crédito consignado, que tem taxas de juros menores”. Ou seja, uma dívida “mais barata”.

Quando é melhor investir

É preciso analisar de forma racional a atual situação financeira para não desperdiçar dinheiro.

Se o contribuinte está em uma situação financeira confortável, sem dívidas comprometedoras, investir pode ser uma boa opção. Essa decisão pode ajudar a formar uma reserva de emergência ou acumular para projetos futuros.

“Para quem não é familiarizado e prefere não correr riscos, as aplicações de baixo risco como o Tesouro Selic, são recomendadas, pois oferecem segurança e rentabilidade”, avalia. 

Dorte orienta sempre anotar receitas e despesas, e construir um orçamento para tomar a melhor decisão. Ainda tem dúvidas, fale com o consultor.

Calendário das restituições 

Em 2024, as restituições serão pagas em cinco lotes. Veja o calendário abaixo:

1º lote: pago em 31 de maio 

2º lote: pago em 28 de junho 

3º lote: 31 de julho

4º lote: 30 de agosto

5º lote: 30 de setembro

Status da declaração

É possível verificar o status da declaração pelo site ou aplicativo da Receita Federal.

Acessos: 794

⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
393 38
Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
24 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
50 2