Dinheiro extra

Consultor orienta como usar bem a restituição do IR

Pagar dívida ou investir são alternativas que devem ser bem analisadas.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A restituição pode auxiliar a melhorar a vida financeira.

No próximo dia 28, será pago pela Receita Federal mais um lote de restituição do imposto de renda aos contribuintes. E o que fazer com esse dinheiro extra é uma dúvida comum a muitas pessoas. 
Para ajudar nessa decisão, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, dá algumas dicas para que cada associado possa encontrar a melhor resposta. “Tudo depende da situação financeira atual de cada um. Não é uma escolha única, porque há os que estão com o limite no vermelho e outros que estão mais confortáveis”, explica. 

Quando o melhor é pagar dívidas

Dorte recomenda priorizar o pagamento de dívidas quando elas são “caras” como  aquelas com juros altos, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito. “Com taxas de juros estratosféricas e facilidade de acesso a esse tipo de crédito, muitos recorrem e utilizam essas modalidades sem ter condições reais de quitar o valor total da fatura. E isso é a fórmula certa para se enrolar em uma ‘bola de neve’ que cresce rapidamente”.

Para fugir disso, o consultor aconselha usar o valor da restituição para quitar ou, ao menos, amortizar o que for possível. “Caso ainda falte dinheiro, uma boa alternativa é solicitar crédito consignado, que tem taxas de juros menores”. Ou seja, uma dívida “mais barata”.

Quando é melhor investir

É preciso analisar de forma racional a atual situação financeira para não desperdiçar dinheiro.

Se o contribuinte está em uma situação financeira confortável, sem dívidas comprometedoras, investir pode ser uma boa opção. Essa decisão pode ajudar a formar uma reserva de emergência ou acumular para projetos futuros.

“Para quem não é familiarizado e prefere não correr riscos, as aplicações de baixo risco como o Tesouro Selic, são recomendadas, pois oferecem segurança e rentabilidade”, avalia. 

Dorte orienta sempre anotar receitas e despesas, e construir um orçamento para tomar a melhor decisão. Ainda tem dúvidas, fale com o consultor.

Calendário das restituições 

Em 2024, as restituições serão pagas em cinco lotes. Veja o calendário abaixo:

1º lote: pago em 31 de maio 

2º lote: pago em 28 de junho 

3º lote: 31 de julho

4º lote: 30 de agosto

5º lote: 30 de setembro

Status da declaração

É possível verificar o status da declaração pelo site ou aplicativo da Receita Federal.

Acessos: 103

Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes de Alagoas têm 91 formas de economizar.

Restaurantes, aluguel de veículos, concessionárias, farmácias, escolas, academia, salão de beleza e muito mais.
Acesse anajustrabeneficios.com.br, faça login, filtre o seu estado e clique em “uso presencial”. Depois, aproveite os descontos e condições.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o setor pelo e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou por WhatsApp 6133226864.

🔷 Em Alagoas, a @anajustra representa os associados do
@trtalagoas 
@tre.alagoas 
7ª CJM
@trf5_oficial 

#anajustrafederal #alagoas #podejudiciário #justiçadotrabalho #justicaeleitoral #justicamilitardauniao #justiçafederal
📣A gente sempre guarda na memória uma experiência marcante ou alguma realização especial que vivenciamos no nosso trabalho.

Se você tem algum registro de um acontecimento marcante no Judiciário que participou ou testemunhou, divida com a gente e eternize esse momento no calendário ANAJUSTRA Federal 2025!

Acesse o hotsite em anajustrafederal.org.br 

#anajustrafederal #memoriasdojudiciário #calendario2025
A partir desta quinta-feira, 18/7, o Congresso Nacional entra em recesso parlamentar, que se estenderá até o final do mês. Durante este período, as atividades legislativas ficam suspensas, incluindo a tramitação de projetos importantes para os servidores públicos.

O recesso parlamentar é um período previsto na Constituição Federal, destinado ao descanso dos parlamentares, mas representa um momento de pausa nas discussões e votações de matérias que impactam diretamente a vida dos servidores públicos e da população em geral. Seguimos atentos e comprometidos com a defesa dos direitos dos servidores.

Qual projeto você está ansioso para ver a tramitação concluída? Conte nos comentários.

#RecessoParlamentar #CongressoNacional #ServidoresPúblicos #AnajustraFederal
Saúde é a coisa mais importante da vida! Nós acreditamos nisso.

E o conceito de estar saudável vai além da ausência de doenças. Trata-se de um estado de pleno equilíbrio, em que o ser humano apresenta bem-estar físico, mental e social.

Qualidade de vida é saúde!

#saúde #JUSaúde #anajustrafederal #planodesaude #confiança #qualidadedevida