“Se Renda à Infância”: doações podem ser feitas diretamente na declaração
É possível destinar até 3% do imposto devido, além de optar por fundos…
Pagar dívida ou investir são alternativas que devem ser bem analisadas.

No próximo dia 28, será pago pela Receita Federal mais um lote de restituição do imposto de renda aos contribuintes. E o que fazer com esse dinheiro extra é uma dúvida comum a muitas pessoas.
Para ajudar nessa decisão, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, dá algumas dicas para que cada associado possa encontrar a melhor resposta. “Tudo depende da situação financeira atual de cada um. Não é uma escolha única, porque há os que estão com o limite no vermelho e outros que estão mais confortáveis”, explica.
Quando o melhor é pagar dívidas
Dorte recomenda priorizar o pagamento de dívidas quando elas são “caras” como aquelas com juros altos, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito. “Com taxas de juros estratosféricas e facilidade de acesso a esse tipo de crédito, muitos recorrem e utilizam essas modalidades sem ter condições reais de quitar o valor total da fatura. E isso é a fórmula certa para se enrolar em uma ‘bola de neve’ que cresce rapidamente”.
Para fugir disso, o consultor aconselha usar o valor da restituição para quitar ou, ao menos, amortizar o que for possível. “Caso ainda falte dinheiro, uma boa alternativa é solicitar crédito consignado, que tem taxas de juros menores”. Ou seja, uma dívida “mais barata”.
Quando é melhor investir

Se o contribuinte está em uma situação financeira confortável, sem dívidas comprometedoras, investir pode ser uma boa opção. Essa decisão pode ajudar a formar uma reserva de emergência ou acumular para projetos futuros.
“Para quem não é familiarizado e prefere não correr riscos, as aplicações de baixo risco como o Tesouro Selic, são recomendadas, pois oferecem segurança e rentabilidade”, avalia.
Dorte orienta sempre anotar receitas e despesas, e construir um orçamento para tomar a melhor decisão. Ainda tem dúvidas, fale com o consultor.
Calendário das restituições
Em 2024, as restituições serão pagas em cinco lotes. Veja o calendário abaixo:
1º lote: pago em 31 de maio
2º lote: pago em 28 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 30 de agosto
5º lote: 30 de setembro
Status da declaração
É possível verificar o status da declaração pelo site ou aplicativo da Receita Federal.
Acessos: 818
Tecnologia com vantagens exclusivas para associados. 💻🖥️⌨️
A Dell Technologies, parceira da ANAJUSTRA Federal, está com ofertas especiais para quem deseja renovar o espaço de trabalho ou lazer.
Confira os benefícios:
• Cupons de até 10% OFF
• Descontos acumulativos com o site
• Parcelamento em até 12x sem juros
• Condições exclusivas para associados
Notebooks, monitores, acessórios e soluções em tecnologia.
#anajustrafederal #delltechnologies
A ANAJUSTRA Federal esteve presente no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), em ação especial em homenagem às mulheres, com a entrega de brindes no dia 7 de abril.
A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelas servidoras.
“Foi um sucesso absoluto. Todas amaram e agradeceram muito”, destacou a coordenadora de Desenvolvimento, Lena Mendes.
#anajustrafederal #diadamulher
💡 Mais praticidade no seu IR
A declaração pré-preenchida traz dados como rendimentos, despesas médicas e informações de instituições automaticamente — facilitando (e muito!) a sua vida na hora de declarar.
Neste novo episódio do Papo de Valor, o consultor José Carlos Dorte explica como acessar essa opção e por que ela é uma alternativa segura, já que utiliza dados oficiais integrados aos sistemas da Receita.
📲 Mais agilidade, menos risco de erro e um processo muito mais simples.
▶️ Dê o play e entenda como aproveitar esse recurso no seu Imposto de Renda!
Tem uma dúvida sobre o IR?
Fale com o consultor!! Acesse nosso site para enviar sua dúvida via e-mail, chat ou WhatsApp. Você também pode agendar uma ligação telefônica!!
#ir2026 #consultoriafinanceira #papodevalor #anajustrafederal
A ANAJUSTRA Federal participa da Semana da Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba, com ações voltadas ao bem-estar dos servidores.
A programação segue até hoje, dia 9, com serviços como aferição de pressão e glicemia.
Aproveite e participe.
📍 Local: Rua Vicente Machado, 147 — sobreloja — Centro — Curitiba/PR
* Aferição de pressão e glicemia (parceria com a Unimed Curitiba)
09/04: 10h30 às 12h30
#anajustrafederal #saude
Novas ofertas no Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal.
📺 Club Eletro: até 25% OFF
🍷 Evino: até R$30 OFF + frete grátis
💐 Giuliana Flores: presentes de Páscoa + 15% OFF
🍫 Luckau: 21% OFF no site
🧴 Natura: brinde em compras selecionadas
🪻O Boticário: brinde exclusivo
💺Travelex e Confidence: condições especiais em câmbio
Aproveite por tempo limitado.
Acesse o Clube em www.anajustrabeneficios.com.br e aproveite.
#anajustrafederal #ofertas #clubedevantagens
Já baixou o app da ANAJUSTRA Federal? 📲
Vantagens, serviços e benefícios estão na palma da sua mão, com mais praticidade no dia a dia.
➡️ Baixe e concorra automaticamente a prêmios em sorteios semanais.
Comente APP e receba o link para baixar o aplicativo agora mesmo!
#anajustrafederal #aplicativo #benefícios