Dinheiro extra

Consultor orienta como usar bem a restituição do IR

Pagar dívida ou investir são alternativas que devem ser bem analisadas.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A restituição pode auxiliar a melhorar a vida financeira.

No próximo dia 28, será pago pela Receita Federal mais um lote de restituição do imposto de renda aos contribuintes. E o que fazer com esse dinheiro extra é uma dúvida comum a muitas pessoas. 
Para ajudar nessa decisão, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, dá algumas dicas para que cada associado possa encontrar a melhor resposta. “Tudo depende da situação financeira atual de cada um. Não é uma escolha única, porque há os que estão com o limite no vermelho e outros que estão mais confortáveis”, explica. 

Quando o melhor é pagar dívidas

Dorte recomenda priorizar o pagamento de dívidas quando elas são “caras” como  aquelas com juros altos, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito. “Com taxas de juros estratosféricas e facilidade de acesso a esse tipo de crédito, muitos recorrem e utilizam essas modalidades sem ter condições reais de quitar o valor total da fatura. E isso é a fórmula certa para se enrolar em uma ‘bola de neve’ que cresce rapidamente”.

Para fugir disso, o consultor aconselha usar o valor da restituição para quitar ou, ao menos, amortizar o que for possível. “Caso ainda falte dinheiro, uma boa alternativa é solicitar crédito consignado, que tem taxas de juros menores”. Ou seja, uma dívida “mais barata”.

Quando é melhor investir

É preciso analisar de forma racional a atual situação financeira para não desperdiçar dinheiro.

Se o contribuinte está em uma situação financeira confortável, sem dívidas comprometedoras, investir pode ser uma boa opção. Essa decisão pode ajudar a formar uma reserva de emergência ou acumular para projetos futuros.

“Para quem não é familiarizado e prefere não correr riscos, as aplicações de baixo risco como o Tesouro Selic, são recomendadas, pois oferecem segurança e rentabilidade”, avalia. 

Dorte orienta sempre anotar receitas e despesas, e construir um orçamento para tomar a melhor decisão. Ainda tem dúvidas, fale com o consultor.

Calendário das restituições 

Em 2024, as restituições serão pagas em cinco lotes. Veja o calendário abaixo:

1º lote: pago em 31 de maio 

2º lote: pago em 28 de junho 

3º lote: 31 de julho

4º lote: 30 de agosto

5º lote: 30 de setembro

Status da declaração

É possível verificar o status da declaração pelo site ou aplicativo da Receita Federal.

Acessos: 815

✈️ ATENÇÃO | ASSOCIADO ANAJUSTRA FEDERAL
A SulAmérica acaba de desembarcar no TRT3 com planos de saúde acessíveis e de abrangência nacional — agora com a qualidade da rede Mater Dei, Einstein, Sírio Libanês e muito mais.

🩺 É saúde com alto padrão e benefícios exclusivos para você, associado.
Chegou a hora de cuidar do que importa com a confiança da JUSaúde.

#sulamerica #jusaude #planodesaude #trt3 #anajustrafederal #saudecomqualidade #rededeexcelencia #servidorpublico #soumaisjustiça
25 2
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes têm condições especiais para cuidar da saúde de forma segura e personalizada.
 Na Homeostase, você encontra:
 ✔️ Acompanhamento individualizado
 ✔️ Treinos adaptados às suas necessidades
 ✔️ Descontos na mensalidade e na matrícula
 Tudo isso com a qualidade e o cuidado que você merece!
Quer saber mais? Acesse o site da ANAJUSTRA Federal e descubra no Clube de Vantagens.
#VemComANAJUSTRA #Homeostase #TreinoSeguro #QualidadeDeVida #ANAJUSTRA
11 0
CICLO DE PALESTRAS | ANAJUSTRA FEDERAL E FUNPRESP-JUD

A palestra “Superendividamento e Educação Financeira”, com o especialista Jurandir Sell (@jurandirsell), movimentou o TRT15, em Campinas, e foi marcada por forte adesão e muito engajamento dos servidores e magistrados presentes.

A ação integra o projeto-piloto de conscientização financeira e previdenciária da ANAJUSTRA Federal com a Funpresp-Jud, e trouxe informação de qualidade, falas inspiradoras e orientações práticas.

🗣️ “Foi fantástica, ele foi muito esclarecedor”, disse a servidora Renata Trevisan sobre a palestra.

Também participaram os presidentes Antônio Carlos Parente (ANAJUSTRA Federal) e Amarildo Vieira de Oliveira (Funpresp-Jud), além da presidente do TRT15, Ana Paula Lockmann.

Assista ao vídeo e confira os melhores momentos desse encontro!

#anajustrafederal #educacaofinanceira #previdenciacomplementar #trt15 #funprespjud #servidorvalorizado #jurandirsell #circuitoanajustrafunpresp
34 4
💡 CASA CHEIA | ELOGIOS | EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A palestra “Superendividamento e Educação Financeira”, realizada nesta quinta (26), no TRT15, em Campinas, reuniu mais de 100 magistrados e servidores, superando as expectativas!

O evento faz parte do projeto-piloto de conscientização financeira e previdenciária da ANAJUSTRA Federal e da Funpresp-Jud e contou com a participação do especialista Jurandir Sell (@jurandirsell), além de atendimentos presenciais, simulações e informações sobre os benefícios oferecidos por ambas as instituições.
 
A abertura oficial do evento foi prestigiada pela presidente do Tribunal, Ana Paula Pellegrina Lockmann, o diretor-presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira de Oliveira, e o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente.

🗣️ A palestra “foi fantástica, ele foi muito esclarecedor”, disse a servidora Renata Trevisan, ao elogiar o palestrante.

📍Os atendimentos continuam nesta sexta (27), na Escola Judicial do TRT15. 

Confira no nosso recap um pouco do sucesso do evento! 

#ANAJUSTRAFederal #EducaçãoFinanceira #PrevidênciaComplementar #TRT15 #FunprespJud #ServidorValorizado #JurandirSell #CircuitoANAJUSTRAFunpresp
17 1
LIVE | INSTITUTO PÉROLA 

Assista na íntegra nossa conversa com Sílvia Pérola, criadora do treinamento “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”.

🎁 O associado Plauto Domingos Spagnol ganhou uma bolsa integral no treinamento!*
* Prêmio não contempla aéreo nem hospedagem. 

👩‍⚖️ Conheça a mente por trás do Instituto Pérola
Sílvia Pérola Teixeira Costa tem mais de quatro décadas de experiência no Direito do Trabalho. Atuou por 30 anos no TST, em cargos estratégicos como assessora de ministros e chefe de gabinete, além de ser advogada sênior com atuação nos tribunais superiores.

Criadora do treinamento “O Caminho das Pedras”, Sílvia alia técnica refinada, prática forense e um olhar sensível para a formação de profissionais mais preparados e seguros na advocacia trabalhista.

#anajustrafederal #institutoperola #ocaminhodaspedras #recursosderevista
36 2