Consultoria da ANAJUSTRA Federal explica como declarar sua antecipação de precatórios

Operação não gera imposto a pagar e servidores devem apenas registrar o recebimento do crédito. Confira.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O prazo para declarar o Imposto de Renda (ano-base 2022) termina em pouco mais de um mês e o atendimento da consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal já recebeu mais de três mil perguntas dos associados, a maior parte delas pelo e-mail: financas@anajustrafederal.org.br.

O plantão tira-dúvidas também atende via chat e WhatsApp, de segunda a sexta, das 9h às 15h (horário de Brasília), e quem comanda a equipe é o consultor José Carlos Dorte.

O plantão tira-dúvidas da consultoria financeira tende via chat, WhatsApp e e-mail, de segunda a sexta, das 9h às 15h (horário de Brasília). Para falar pelo chat e Whats, encontre o ícone dos canais no rodapé do site.

O plantão tira-dúvidas da consultoria financeira atende via chat, WhatsApp e e-mail, de segunda a sexta, das 9h às 15h (horário de Brasília). Para falar pelo chat e Whats, encontre o ícone dos canais no rodapé do site. – ANAJUSTRA Federal

Neste ano, entre as dúvidas mais frequentes está a forma correta de declarar a antecipação de precatório ou direito creditório. Desde o segundo semestre do ano passado, a associação, em parceria com o banco BTG Pactual, passou a ofertar esse serviço com grandes vantagens para o servidor associado que precisa ou quer receber esses valores rapidamente.

A antecipação, como explica Dorte, é uma operação de crédito chamada de “Escritura pública de cessão e aquisição de direitos creditórios e outras avenças”. Ainda de acordo com o consultor da entidade, trata-se de uma operação financeira “auto liquidável”. “Ela não é uma dívida propriamente dita porque não demanda pagamentos mensais ou anuais e será auto liquidada no vencimento do precatório. Portanto é uma operação sem nenhum imposto de renda para o servidor”, ressalta.

Neste contexto, a orientação da consultoria financeira para declaração dos valores é a seguinte:

A orientação é lançar a antecipação como uma operação de crédito bancário em

A orientação é lançar a antecipação como uma operação de crédito bancário em “Dívidas e ônus reais”, no código 12. Também se pode lançá-la como “Rendimentos isentos e não tributáveis”, no código 99. – ANAJUSTRA Federal

Pautada pelo conservadorismo clássico, a operação deve ser lançada como uma operação de crédito bancário em “Dívidas e ônus reais”, no código 12. Isso porque há uma escritura pública feita com um banco que deu origem ao crédito.

No campo descrição, pode-se copiar: “Valor referente a escritura pública de cessão de direitos creditórios e outras avenças, feita com BTG PACTUAL SERVIÇOS FINANCEIROS S/A DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIARIOS CNPJ 59.281.253/0001-23 no valor de R$ XX, proveniente da sentença judicial transitada e julgada de número 0022862-96.2011.4.01.3400.

No entanto, o servidor pode também declarar o valor como “Rendimentos isentos e não tributáveis”, no código 99, informando como fonte pagadora o Banco BTG

“Em nenhuma das duas opções o servidor pagará imposto de renda, pois ele está apenas registrando a entrada do crédito”, afirma Dorte.

Agiliza Precatórios

Com o objetivo de acelerar o pagamento de precatórios, requisições de pequeno valor (RPVs) e direitos creditórios devidos pela União Federal aos servidores do Poder Judiciário da União (PJU), a ANAJUSTRA Federal criou o Agiliza Precatórios.

A iniciativa é uma parceria com o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, o que garante mais agilidade, credibilidade e transparência na negociação dos valores.

A demora no recebimento desses créditos por parte dos servidores públicos federais é um problema recorrente, especialmente após a edição das Emendas Constitucionais 113 e 114 de 2021. Com o Agiliza Precatório, a associação espera encurtar prazos e possibilitar o efetivo recebimento desses direitos.

Para o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, a iniciativa é uma conquista para os associados e uma demonstração de comprometimento com a defesa dos direitos dos servidores públicos federais. “O Agiliza Precatório oferece segurança, agilidade e transparência na negociação desses créditos”, afirmou.

Para evitar fraudes, a associação entra em contato diretamente com aqueles que possuem esses créditos por meio do WhatsApp e pelo e-mail: precatorio@anajustrafederal.org.br. O servidor interessado também pode falar com a entidade nestes canais.

Acessos: 19838

A servidora aposentada do TRT-SC e associada da ANAJUSTRA Federal Stella Maris Kutney lança, no próximo 21 de março, o livro Era outra vez... as fadas! – voo-lume 1.

A obra reúne poemas encantados que convidam o leitor a mergulhar em um universo de fantasia, povoado por fadas, bruxas, duendes, elfos, magos e guardiões da natureza. Com linguagem lúdica e sensível, os textos exploram o poder da imaginação e o encanto das palavras.

Natural de Blumenau (SC) e moradora de Florianópolis há cerca de 30 anos, Stella encontrou inspiração nas lendas e no imaginário da chamada “Ilha da Magia”, cenário que dialoga com o universo fantástico presente na obra.

Apaixonada pela escrita desde a infância, a autora já publicou textos em jornais, revistas culturais e antologias poéticas. Agora, reúne parte dessa produção literária no novo livro.

📅 Lançamento: 21 de março

Parabéns à associada Stella Maris Kutney por compartilhar sua criatividade e sensibilidade com os leitores. ✨

Interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Stella Maris Kutney podem acompanhar suas publicações nas redes sociais ou entrar em contato diretamente com a autora:
📧 E-mail: mensageira.das.fadas@gmail.com
📷 Instagram: @‌stella.maris.kutne
📘 Facebook: Stella Maris Kutney

#EspaçoCultural #Literatura #Poesia #ANAJUSTRAFederal
31 5
Aracaju celebra hoje mais um ano de história, beleza e qualidade de vida 💙

Conhecida pelo seu planejamento urbano, pela tranquilidade e pelo acolhimento do seu povo, a capital sergipana encanta em cada detalhe. Do encontro do rio Sergipe com o mar às paisagens da Orla de Atalaia, dos mercados cheios de cultura ao sabor marcante do caranguejo, Aracaju é um convite ao bem viver.

A “cidade do caju” completa 171 anos sendo esse pequeno grande tesouro do Nordeste, onde cada visita vira memória afetiva.

E para quem vive, nasceu ou já passou por lá, tem mais um motivo para aproveitar: no Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal, você encontra descontos em produtos e serviços para curtir ainda mais o melhor da cidade.

#anajustrafederal #aracaju #sergipe
16 3