Finanças

Saúde financeira das famílias: mais um desafio feminino

08/03/2023 16:39 | Fonte: José Carlos Dorte - Consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal

Como resistir ao impulso de sucumbir às campanhas publicitárias?

A+ A-

Número de acessos:

Autocontrole é a chave para resistir às campanhas publicitárias e manter as contas e sonhos em dia. Autocontrole é a chave para resistir às campanhas publicitárias e manter as contas e sonhos em dia. - ANAJUSTRA Federal
O que muitos sabem de forma empírica foi confirmado por um estudo – as mulheres são responsáveis sim pelas contas domésticas na maioria dos lares no país. De acordo com um estudo de 2021, muitas mulheres no Brasil pagam sozinhas as despesas de casa (28,6%), mesmo não morando sozinhas (apenas 15,5% das entrevistadas). Algumas dividem igualmente as despesas com os respectivos companheiros (24,3%) e outras repartem os custos de acordo com o que ganham (33%).

A pesquisa, feita pelas pesquisadoras Renata Piacentini Rodriguez (UNIFAL) e Mariana Ribeiro (IEB-USP) em parceria com a ONU Mulheres, infelizmente mostrou também que poucas mulheres investem seu dinheiro adequadamente, mesmo sabendo que é importante para o futuro.

Como consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal há vários anos, eu já notei essa realidade, embora não seja uma condição exclusiva delas. Entretanto, como são responsáveis pela saúde financeira da maioria das famílias, é importante repensar essa conduta. E posso afirmar que muitas já estão atentas a isso, tanto que a grande maioria dos pedidos de orientação financeira que recebo parte delas.

Boa parcela das mulheres são conservadoras quando se trata de dinheiro e não sabem como economizar para realizar sonhos ou se preparar para a aposentadoria. Ainda conforme o levantamento, muitas acreditam que precisam de valores altos para investir em produtos financeiros mais arriscados, como ações e fundos imobiliários, e tendem a permanecer investindo na poupança e produtos de renda fixa como CDBs, LCIs, LCs e LCAs.

Outro entrave nesse caminho são as compras por impulsos realizadas, segundo um estudo antigo, por causa de interferência emocional como baixa autoestima e até tensão pré-menstrual. Condição que leva muitas mulheres a se endividarem e não conseguirem controlar os gastos mensais. E a indústria publicitária sabe bem como se utilizar dessa fragilidade e investem verdadeiras fortunas em campanhas voltadas ao público feminino.

Certamente, todos podemos enfrentar dificuldades financeiras em algum momento da vida. Seja por questões emocionais ou, até mesmo, cármicas, é imprescindível saber resistir e se voltar à razão para evitar momentos mais críticos ao longo da vida. Afinal, nossas escolhas individuais afetam nosso futuro financeiro e o de nossas famílias.

O psicólogo Walter Mischel, da Universidade de Stanford, realizou na década de 60 o "experimento do marshmallow". A criança recebia um doce, mas se resistisse à vontade imediata de comê-lo seria recompensada com uma quantidade maior da guloseima. O resultado demonstrou que, no futuro, as que tinham mais autocontrole tendiam a ter melhores desempenhos acadêmicos e mais autoestima na vida adulta.

Portanto, para alcançar um bem-estar financeiro duradouro, precisamos focar no futuro e não apenas em gratificações imediatas. E, para isso, o autocontrole é a chave.

Número de acessos: