DIA DAS MÃES

Mural on-line traz homenagem às mães

Acesse, responda e ajude a construí-lo.  

Cuidar sem esperar nada em troca. Sentir saudade antes mesmo de se despedir. Dizer “leva um casaco” mesmo com 30 graus lá fora. Traduzir qualquer choro ou resmungo como se tivesse um dicionário próprio. Essas são algumas especialidades comuns entre muitas mães, mas “Nenhuma mãe é igual, e todas elas são incríveis”.  

Com esse mote, a ANAJUSTRA Federal lança nesta sexta-feira, 2/5, um hotsite especial do Dia das Mães com uma novidade: a homenagem será construída pelos servidores, que vão registrar em um mural on-line a unicidade da maternidade nas suas vidas.  

Para participar, é preciso apenas acessar a página, informar seu nome, e-mail, cidade ou lotação e responder à pergunta: “Ser mãe é?”. A comunidade em geral também pode enviar respostas.  

Nas redes 

As respostas também serão publicadas nas redes sociais da entidade, Instagram e Facebook. Nelas, também serão postados conteúdos extras sobre a data, com convênios para dar (ou se dar) de presente e muito mais! 

Data afetiva 

Neste ano, o Dia das Mães será comemorado em 11 de maio, segundo domingo do mês. A data é uma das mais afetivas e celebradas do calendário brasileiro. Criada oficialmente no país em 1932, a comemoração valoriza o papel fundamental da maternidade na sociedade e se tornou sinônimo de amor, cuidado e reconhecimento. 

Maternidade no Brasil e no mundo 

  • No Brasil, mais de 45 milhões de mulheres são mães, segundo dados da Pnad Contínua (IBGE, 2022). Isso representa cerca de 61% das mulheres com 25 anos ou mais. Estima-se que existam mais de 2,2 bilhões de mães em todo o planeta. 
  • Mais de 11 milhões de mulheres são mães solo no país, ou seja, chefes de família que criam seus filhos sem a presença do companheiro, de acordo com estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 
  • A média de filhos por mulher no Brasil vem caindo nas últimas décadas. Em 2000, era de 2,39 filhos por mulher; em 2022, chegou a 1,67. A taxa média de fecundidade global é de 2,3 filhos por mulher.  
  • Cerca de 3 em cada 10 mulheres brasileiras tornam-se mães antes dos 20 anos, conforme dados do Ministério da Saúde. Em países como Itália e Espanha, a idade média da mulher ao ter o primeiro filho é de cerca de 31 anos. 

Acessos: 573

A aposentadoria não encerrou a trajetória de Jorge Roberto Cunha de Oliveira. Abriu espaço para novos capítulos. 📚

Depois de quase 30 anos de atuação no @trt_rs onde chegou aos cargos de secretário-geral da Presidência e diretor-geral, o associado da ANAJUSTRA Federal mantém uma intensa produção literária. Entre obras próprias, antologias, compilações e artigos, já são mais de 20 trabalhos publicados. 

A literatura se tornou também uma forma de preservar memórias, compartilhar conhecimento e dar novos sentidos às experiências construídas ao longo da vida.

No Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal, conheça a trajetória de Jorge Roberto e algumas de suas obras.

🔗 Leia a matéria completa no site.

#anajustrafederal #espaçocultural #literatura
93 18
Ainda dá tempo de começar uma graduação em 2026! 🎓

@descomplica 
Durante o Mês do Cliente, associados da ANAJUSTRA Federal contam com 45% de desconto nos cursos de graduação da Descomplica.

Para aproveitar, acesse a página da Descomplica no Clube de Vantagens e consulte o cupom da promoção. A condição é válida até 30/9 e pode ser acumulada com outras promoções.

#anajustrafederal #benefícios #graduação
6 0
A ANAJUSTRA Federal é a maior entidade associativa do Poder Judiciário Federal. Reúne servidores de diferentes ramos da Justiça e atua na defesa de seus direitos, além de oferecer serviços e benefícios aos associados.

ANAJUSTRA Federal. Uma associação para todo o Judiciário Federal.

#anajustrafederal #judiciáriofederal
7 0
Aprimore o inglês aplicado à interpretação, negociação e elaboração de contratos internacionais. ⚖️📚

@institutodeinglesjuridico 

Em parceria com o Instituto de Inglês Jurídico, a ANAJUSTRA Federal oferece uma condição exclusiva na Especialização em Inglês Jurídico – Contratos Internacionais.

Os 5 primeiros associados inscritos terão 50% de desconto na mensalidade: de R$ 430 por R$ 215 mensais.

O curso será 100% on-line e ao vivo, com início em 29 de setembro, aulas das 18h30 às 20h, duração de 10 meses e carga horária de 60 horas. É necessário possuir nível intermediário de inglês.

O material didático deverá ser adquirido separadamente.
Acesse a página do convênio em anajustrabeneficios.com.br e confira detalhes.

#anajustrafederal #inglêsjurídico #benefícios
10 0
Até 30/9, nossos associados podem aproveitar uma campanha especial da Pague Menos e garantir até 25% de desconto em todas as vacinas da rede.

@paguemenos 

💙 Mais cuidado com a saúde.
💰 E economia para o seu bolso.

Consulte a disponibilidade do serviço na loja mais próxima. É só até 30/9!!

Ah, dependentes também têm o desconto! Aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #paguemenos #desconto
7 0