O que é o Open Banking e como ele afeta sua vida

Cliente passa a ser o centro do mercado financeiro. Competitividade entre instituições financeiras tende a aumentar.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Ilustração - Reprodução Infomoney

Ilustração – Reprodução Infomoney

Imagine que você frequenta um restaurante há anos e ele tem um histórico da quantidade de pedidos que você fez, como pagou e o que comeu. Agora imagine que ele fosse obrigado a disponibilizar essas informações para os restaurantes concorrentes para que eles pudessem ter acesso às suas preferências e fizessem ofertas de pratos para você com preços melhores. Troque os pratos por produtos financeiros, como empréstimos e investimentos. De forma simplista é assim que funciona o Open Banking.

Para você entender essa revolução no mercado financeiro, preparamos uma matéria especial sobre o tema. Como o Open Banking irá impactar a sua vida, quais seus benefícios e implicações são alguns pontos importantes a serem explorados.

Mas afinal, o que é Open Banking?

De acordo com o Banco Central do Brasil, “o Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente”.

O Open Banking não é um aplicativo ou um produto específico, ele é um conjunto de regras de tecnologia que vai permitir o compartilhamento de seus dados como cliente de um banco com outras instituições financeiras mediante sua autorização. Ou seja, o cliente passa a ser o centro do mercado financeiro, dono dos seus próprios dados. Apenas as instituições reguladas pelo Banco Central podem participar do compartilhamento.

O compartilhamento de dados estimula a concorrência entre as instituições financeiras. Ficará mais fácil adquirir produtos e serviços financeiros com taxas mais atrativas em diferentes instituições a partir do histórico que você possui atualmente no seu banco.

Ilustração - Banco Central do Brasil

Ilustração – Banco Central do Brasil

Na prática

Os usuários poderão compartilhar alguns tipos de dados cadastrais como nome, CPF, CNPJ, telefone, dados transacionais como informações sobre o faturamento no caso das empresas, produtos e serviços que o cliente usa como empréstimos pessoais e financiamentos.

Esse compartilhamento será feito por meio de APIs (Application Programming Interface), que são responsáveis pela integração dos sistemas com segurança, permitindo o intercâmbio dessas informações.
O cliente terá que solicitar seu histórico de crédito para compartilhar com outra instituição financeira. A partir disso, o banco enviará uma comunicação para o cliente para confirmar o compartilhamento dos dados.

Somente após a confirmação o banco poderá fazer o compartilhamento. A expectativa do Banco Central é que esse processo aconteça em segundos.

Os dados do cliente podem ser acessados por uma empresa autorizada por ele pelo prazo máximo de 12 meses. O cliente poderá cancelar qualquer compartilhamento de dados quando quiser.

Ilustração - Banco Central do Brasil

Ilustração – Banco Central do Brasil

Fases de implementação do Open Banking

A integração de todos os meios de pagamento ao Open Banking será feita de forma escalonada até 30 de setembro de 2022. No sites do Banco Central do Brasil e do Open Banking é possível acompanhando o calendário de implementação, que será composto por quatro fases.

A implementação é composta por quatro fases e teve início no Brasil em novembro de 2020, na qual todas as instituições disponibilizaram as informações sobre canais de atendimento, além de produtos e serviços que oferecem. Com isso, é possível que terceiros consultem as informações e possam compará-las.

A segunda fase, prevista para entrar em vigor em 15 de julho, foi adiada para agosto. Essa etapa envolve a troca de informações cadastrais e de transações financeiras. Dessa forma, os clientes poderão autorizar o compartilhamento e fazer a portabilidade de seus dados com outras instituições financeiras, como bancos e fintechs.

A terceira fase prevê o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamentos entre instituições participantes, com encaminhamento de propostas de operações de crédito. Já na quarta e última fase, será estabelecido por completo o Open Banking que abrangerá a acessibilidade dos dados ao público e as informações de transações compartilhados entre as instituições financeiras autorizadas.

Ilustração - Banco Central do Brasil

Ilustração - Banco Central do Brasil

Ilustração - Banco Central do Brasil

Ilustração - Banco Central do Brasil

Ilustração – Banco Central do Brasil

Ficou ainda com dúvida? Entre em contato com a consultoria de finanças da ANAJUSTRA Federal pelo e-mail financas@anajustrafederal.org.br.

Acessos: 33

📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude
As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju