Minimalismo em 10 passos, por José Carlos Dorte

Leia artigo do consultor financeiro para a revista “Em pauta”.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


 

 

A crise sanitária instalada no mundo, em decorrência do novo coronavírus, afetou todas as atividades econômicas e, principalmente, nossos hábitos de consumo. Entender o comportamento do consumidor é um grande desafio para marcas e empresas, em qualquer período. Existem diversas formas, conceitos, técnicas e ferramentas para ajudar os profissionais nessa difícil tarefa. E, talvez, a mais primordial delas seja a “Pirâmide de Maslow”.

Conhecida também como Teoria das Necessidades Humanas, a “Pirâmide de Maslow” foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970). Nela, Maslow separa, de forma hierárquica, as diferentes necessidades que os seres humanos têm. Na base da pirâmide estão as mais urgentes, relacionadas às nossas necessidades fisiológicas e primordiais para a sobrevivência que são: água, comida, abrigo e sono.

Em determinadas regiões do planeta, as pessoas sobrevivem expostas a fatores climáticos extremos como terremotos, vulcões, furacões, geleiras e desertos. Nestas condições, elas desenvolvem o comportamento de consumo chamado minimalismo, que é sobreviver apenas com o necessário. Neste caso, são os fatores climáticos e geográficos que impõem as condições e as pessoas se adaptam, buscando viver de maneira mais simples.

Minimalismo como filosofia de vida

Cansados do consumismo desenfreado, mesmo vivendo em condições climáticas “normais”, os minimalistas do século XX prestam mais atenção em coisas que o dinheiro não pode comprar, como a satisfação com a vida e a felicidade.

Para ser minimalista não existe regra, mas é fundamental refletir para se livrar de tudo o que é desnecessário na sua vida. Saber o que é importante para si mesmo é muito subjetivo, por isso, esta mudança está diretamente ligada ao que cada um entende como felicidade.

É errado querer ter um carro confortável, roupas bacanas ou uma bela casa? Se essas coisas são importantes para você e fazem a sua vida feliz, não. O problema está no significado real que essas coisas têm e no sacrifício que, às vezes, fazemos para possuí-las, sem perceber o quanto elas arruínam nosso bem-estar, relacionamentos e até mesmo a saúde.

Caso você esteja interessado em começar essa jornada, conheça dez dicas para incorporar o minimalismo:

Este artigo foi originalmente publicado na primeira edição on-line da revista Em pauta.
 


Acessos: 110

A ANAJUSTRA Federal deseja um Dia dos Pais repleto de orgulho, amor e momentos especiais ao lado de quem mais importa.

#diadospais #felizdiadospais #anajustrafederal 💙
21 2
Confira o resultado do sorteio de 65 prêmios de dia dos pais! 🧑‍🧒

Concorreram todos os associados homens adimplentes, sem a necessidade de inscrição prévia. 

Parabéns aos ganhadores e feliz dia dos pais 💙

#anajustrafederal #diadospais #sorteiodepremios #pju #clubedevantagens
48 3
Você tem uma amizade que nasceu no Judiciário e ultrapassou as portas do trabalho? Então esta é a sua chance de eternizar essa história! 💛
O prazo para participar da campanha Calendário 2026 foi prorrogado até 15/8.
O tema deste ano é: “Amizade: do trabalho para a vida” uma homenagem aos laços que se transformam em parceria, apoio e até família.
📊 Pesquisas mostram que amizades no trabalho aumentam a satisfação, melhoram o trabalho em equipe e até reduzem o estresse. No serviço público, esses vínculos ganham ainda mais força pela convivência e pelos desafios compartilhados.
📸 Participe!
Acesse o hotsite🔗 anajustrafederal.org.br e envie sua participação até 15/8.
#amizade #judiciariofederal #calendario2026 #anajustrafederal #doTrabalhoParaAVida
13 2