7 dicas para se planejar para as festas de fim de ano
Fazer um bom planejamento financeiro é a chave para começar um novo ciclo sem…
![]() |
Passada a correria da entrega da declaração do Imposto de Renda, já é possível saber se você foi parar na malha fina. O sistema de processamento da Receita Federal é muito rápido e é possível verificar se houve alguma inconsistência dos dados declarados pelo contribuinte com aqueles que a Receita Federal recebeu, oriundo do cruzamento dos diversas programas que as entidades são obrigadas a encaminhar antes do início do período da declaração do contribuinte.
São aproximadamente quatorze programas de informação que são encaminhados por diversas entidades tais como: bancos, administradoras de cartões de crédito, clínicas, hospitais, imobiliárias, programas tributários das empresas, etc.
Todas essas informações são cruzadas entre o que foi informado com o que foi declarado, podendo haver algumas inconsistências. Neste sentido, o contribuinte deverá ficar atento para regularizar a situação através da declaração retificadora, evitando maiores transtornos.
A primeira coisa a fazer é não entrar em pânico. Acesse o site da Receita Federal através do portal eCAC – Central de Atendimento ao Contribuinte, e cadastre uma senha e tenha acesso ao processamento da sua declaração. O contribuinte também poderá acessar o serviço através do certificado digital, caso o possua.
O acesso ao extrato, por parte dos contribuintes, permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.
Se ao acessar a declaração for informado que ela está “Em Processamento”, é importante que o contribuinte confira todos os dados para certificar que não há erros e aguardar, pois, muitas vezes isso não é sinônimo de erro na declaração do contribuinte e sim, que informações estão sendo buscadas e análises sendo feitas pela Receita Federal nas fontes pagadoras.
Nem sempre a inconsistência dos dados é culpa do contribuinte. Ela poderá ocorrer por falhas de informação por algum daqueles programas de informações que citamos acima.
Quais fatos levam os contribuintes a caírem na malha fina?
1. Informar despesas médicas diferente dos recibos, principalmente em função da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED);
2. Informar incorretamente os dados do informe de rendimento, principalmente valores e CNPJ;
3. Deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano (às vezes é comum esquecer de empresas em que houve a rescisão do contrato);
4. Deixar de informar os rendimentos dos dependentes;
5. Informar dependentes sem ter a relação de dependência (por exemplo, um filho que declara a mãe como dependente e outro ou o marido também);
6. A empresa alterar o informe de rendimento e não comunicar o funcionário;
7. Deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano;
8. Informar os rendimentos diferentes dos declarados pelos administradores/imobiliárias.
Quando a empresa pode levar o contribuinte à malha fina?
1. Deixa de informar na DIRF ou declarar com CPF incorreto;
2. Deixa de repassar o IRRF retido do funcionário durante o ano;
3. Altera o informe de rendimento na DIRF sem informar o funcionário.
Seja qual for o seu caso, não fique esperando receber notificação da Receita. Se você acha que sua declaração tem algum desses erros, antecipe a regularização, evitando transtornos, além de pesadas multas.
José Carlos Dorte
Consultor financeiro da ANAJUSTRA
Acessos: 0
Tudo começa com um bom plano. 💡
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026 traz ferramentas para visualizar o ano inteiro, registrar metas e acompanhar hábitos.
Com o apoio da Financeira BRB, cada associado recebe em casa esse instrumento de planejamento e motivação para o novo ano.
#agenda2026 #financeirabrb #planejamento #hábitos #organização #soumaisjustiça
🖤 Black Friday no Clube de Vantagens
Novembro chegou com descontos imperdíveis para quem é associado da ANAJUSTRA Federal! 🎉
Tem 35% OFF na Domino’s, até 75% na Mash, R$80 de desconto na Evino, 50% em uma mensalidade da Localiza Meoo, 20% no kit Seara, vantagens em educação, tecnologia e muito mais. 💳✨
Aproveite para garantir seus presentes, planejar o novo ano e economizar com as ofertas exclusivas disponíveis no Clube de Vantagens.
👉 Acesse o link na bio e confira todas as oportunidades.
#anajustrafederal #clubedevantagens #blackfriday #ofertasexclusivas #beneficios #descontos #associadoanajustra #blacknovember #vantagens
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
Ainda não é associado? Filie-se agora e faça parte!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
📍Plantão Tira-dúvidas em Manaus
Associados do TRT11 já estão conferindo de perto os novos planos de saúde da ANAJUSTRA Federal em parceria com a Select. 💙
Confira alguns registros do plantão realizado no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano e saiba mais sobre as condições especiais de adesão no site da entidade.
#anajustrafederal #planodesaúde #trt11 #manaus #servidorpúblico #select
Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰
Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.
E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚
#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️
Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.
A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.
#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional