
Restituição do IRPF 2025: próximo lote será pago em 31 de julho
A ordem dos reembolsos segue critérios legais de prioridade.
A venda de um imóvel poderá deixar de ser problema na hora de o contribuinte acertar as contas com a Receita Federal. Está pronta para ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) proposta que prevê novo índice de correção de preços para cálculo da valorização de um imóvel no momento da sua venda.
Essa conta é feita com o objetivo de diferenciar, no preço de venda do imóvel, o reajuste decorrente da inflação – sobre o qual não incide tributação – e o que, de fato, foi ganho de capital obtido pelo vendedor, pelo qual ele paga imposto.
Esse novo índice refletiria melhor a real inflação incidente entre a compra do imóvel e a sua venda – atualmente calculada com índice constante de aproximadamente 4%. A proposta (PLS 146/2010) permite que as pessoas físicas corrijam monetariamente o custo da compra de bens imóveis com base na variação acumulada, entre o mês da compra e o mês da venda, do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na ausência deste índice, poderá ser usado aquele oficialmente adotado para medição da inflação.
O autor da proposta, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), explica que desde 1995, a legislação do Imposto de Renda (Lei 9.249/95) proíbe a atualização do valor dos imóveis para fins de cálculo de ganho de capital; ou seja, sobre o lucro auferido no momento da sua venda. Com isso, segundo o parlamentar, os contribuintes passaram a ter que calcular o Imposto de Renda não somente sobre a valorização econômica do imóvel, mas, principalmente, sobre a parcela inflacionária nela contida.
Azeredo explica ainda que a própria União reconheceu o problema e, por intermédio da Lei 11.196/2005, introduziu uma maneira complexa de reduzir a base de cálculo, mediante a aplicação de uma fórmula matemática que pressupõe o índice inflacionário constante de pouco mais de 4%.Ao justificar o projeto de lei, Azeredo explica que, embora o cálculo de 4% já tenha representado um grande alívio para os contribuintes, ainda não seria a solução mais correta. Segundo ele, a melhor alternativa é “simplesmente permitir a aplicação de um índice de correção de preços que reflita a variação efetivamente ocorrida”.
Para o autor, a adoção do índice arbitrário “tanto pode prejudicar o contribuinte, se a inflação for maior; como prejudicar o erário, se ela for menor”.
O relator da matéria, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), concorda com Azeredo. Para Dornelles, a proposta é justa, “pois o Imposto de Renda não deve incidir sobre a simples modificação nominal de uma expressão numérica, mas, sim, sobre um real acréscimo patrimonial”.
O projeto será ainda examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativaÉ aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis.. Sendo aprovado e não havendo recurso para que seja votado no Plenário, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Senado
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuum
Acessos: 0
📍 Quer trocar de cidade, de tribunal ou de ramo no Judiciário?
O seu caminho pode começar no Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal, um dos serviços mais acessados do nosso site!
🔎 Milhares de acessos mostram o quanto essa ferramenta facilita conexões entre servidores de todo o Brasil.
📌 Quase 400 cadastros ativos.
📌 Alertas automáticos para associados.
📌 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade.
📌 Totalmente gratuito e válido por 1 ano.
💬 Acesse o site, cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que você deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional #novosoportunidades
CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida
Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.
Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰
Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!
🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira.
Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇
#calendario2026 #calendarioanajustrafederal #amizade #dotrabalhoparaavida
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!
Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.
🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.
🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.
🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.
📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
“Este livro é para quem quer proclamar sua mensagem ao mundo e com urgência”, explica @eusouluizgonzaga servidor do TRT 14 e autor da obra, que é um passo a passo para o desenvolvimento da comunicação em público.
Além do título “40 dias de Oratória”, que pode ser adquirido pelo link que está nos stories, Luiz Gonzaga também publicou um livro digital intitulado “Guia Prático de Como Fazer Hoje uma Boa Apresentação em Público Saindo do Zero”, que está à venda na Amazon.
Você sabia que 7 em cada 10 carros no Brasil não têm seguro?
E o pior: muitos motoristas nem imaginam o quanto uma apólice pode oferecer vantagens além da cobertura em caso de acidente ou roubo.
🛠 Pane elétrica ou mecânica
🔑 Perda ou esquecimento da chave
🔋 Bateria arriada
🚗 Reboque
🚨 Colisão ou furto
Esses são só alguns exemplos de como um bom seguro pode salvar o seu dia.
Na ANAJUSTRA Corretora, você tem planos com cobertura completa, preços especiais e atendimento consultivo para escolher a melhor opção para o seu perfil.
👉 Fale com a gente pelo WhatsApp
Ou acesse: anajustracorretora.com.br
#anajustracorretora #anajustra #seguros #segurodecarro #proteçãoveicular #associadosanajustra #carrosseguros
Sexta-feira, 1º de agosto e dia de conhecer a memória de Sandra Maria Bonilha Orsi, do TRT15, que está conosco no Calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal.
→ A edição deste ano do nosso calendário contribui com o registro histórico de muitos momentos do Judiciário Federal.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal